Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Redes Sociais

No description
by

Mariana Costa

on 3 June 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Redes Sociais

O que é?
A rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conetadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura possibilitando relacionamentos não hierárquicos entre os participantes. As redes sociais têm adquirido uma importância crescente na sociedade moderna.
Qual o impacto das redes sociais no trabalho ? No marketing das empresas ?

Com as diversas redes sociais, os consumidores estão em contato constante com as marcas. Este fato resulta da revolução tecnológica que, com tablets e smartphones, coloca o mundo nas mãos do consumidor, e tem, como consequência, uma revolução ao nível do marketing e da forma como as empresas se comunicam com os consumidores.
A influência das redes sociais na sociedade
O século em que vivemos tem sido marcado pelo desenvolvimento das novas tecnologias. Este grande avanço permitiu a criação das chamadas redes sociais, que são utilizadas com uma frequência cada vez maior. Estas têm como alvo principal os jovens, que se têm revelado excessivamente “dependentes” deste tipo de rede electrónica. De facto, a frequência exagerada destas redes provoca uma dependência que se pode equiparar a um vício, como o alcoolismo ou a toxicodependência.
As redes sociais começaram por ser apenas um meio de comunicação entre duas pessoas, mas evoluíram de tal modo que, hoje em dia, podemos estar informados acerca dos acontecimentos nacionais e internacionais acedendo apenas ao Facebook, a rede social com maior sucesso a nível mundial. Deste modo, as redes sociais contribuem em grande parte para a predominância dos média digitais sobre os média tradicionais.
A utilização frequente das redes sociais tem-se expandido brutalmente, de modo que já existem empresas que contratam indivíduos com base no seu perfil do Facebook. Para além disso, têm surgido casos de pessoas que foram sujeitos a despedimentos ou a processos disciplinares porque difamaram os seus superiores através das redes sociais.

Facebook vs. Twitter
Emoção vs. Razão
A escolha de usar uma rede social não é ditada pela moda ou pelo acaso, mas revela uma filosofia de vida: uma é a emoção (Facebook), e a outra, a razão (Twitter).
Redes Sociais
Redes Sociais
Redes de relacionamento
Redes profissionais
Redes comunitárias
redes políticas, redes militares, entre outras...
Redes Sociais Públicas ou Privadas ?

Redes sociais
Horizontais
Verticais
As redes sociais horizontais e verticais no marketing
Para fins de aplicação no marketing nas mídias sociais, as
redes sociais horizontais
são mais indicadas quando temos um público muito abrangente e pouco segmentado.

A aplicação das
redes socias verticais
no marketing nas mídias sociais dá-se quando temos um público-alvo bem definido e em sintonia com essa determinada rede.

A tecnologia não é aberração, mas sim revelação: mostra à humanidade como ela é feita. Aristóteles disse que o homem é um animal político, e as tecnologias dos últimos 30 anos realizaram um gigantesco desenvolvimento das relações humanas nas redes sociais.
Ética nas redes sociais
O que é a Ética ?
Podemos conceituar “ética” como o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo o bem-estar social. As redes sociais, por ser um ambiente social, ou melhor, sócio virtual, devem envolver valores e regras de relacionamento com a devida ética e respeito.
Qual é a fronteira entre o privado e o público?
Qual o impacto das redes sociais na vida real ?

relacionamentos virtuais
vs
relacionamentos reais
O risco das redes sociais no trabalho
Como as redes sociais influenciam as nossas vidas?
Podemos ver jovens organizando-se politicamente em prol do bem comum, repassando informações úteis e aderindo a campanhas de solidariedade, como ocorreu nos acontecimentos políticos no Egito. Vem se evidenciando a quantidade crescente de pessoas que utilizam as redes sociais como fonte de network, resgatam contatos profissionais, atualizam e disponibilizam os currículos, recomendam e são recomendados, divulgam trabalhos e etc...
As redes sociais curam um pouco da nossa necessidade de atenção, temos espaço para falar o que pensamos, e, além disso, produz uma espécie de eco, que é o retorno daquilo que o outro pensou, percebeu ou sentiu quando recebeu a nossa comunicação, seja por escrita, foto ou vídeo. Além de alimentar uma reciprocidade, que subentende que quando você recebe algo precisa devolver e assim a comunicação estabelece-se e alimenta-se por algum tempo.
O acesso livre, gratuito e democrático encurta o caminho até as opiniões de especialistas das mais diversas áreas, opiniões que antes eram restritas a uma parcela muito reduzida da população.
Mas com a liberdade que temos pode provocar a perda da nossa privacidade. Dependendo principalmente do quanto nos expomos com fotos, comentários e informações.
Curiosidade
FREE!
Redes sociais na educação
A educação não consegue evitar as tecnologias. Educar é preparar para usar bem, com critério, ética e responsabilidade. Ferramentas como o twitter alteraram a concepção de audiência, já que os comentários podem tanto ser voltados aos contatos do autor quanto a todos os interessados em determinado tema. Esse é um caminho fantástico para a troca de informações em larga escala. Tudo indica que, no futuro, redes sociais e educação se encontrarão frequentemente.
A ampla dispersão entre as novas gerações do uso das novas tecnologias e, mais especificamente, das redes sociais na internet pode ser de grande valia para educação. O trabalho em rede pressupõe colaboração, cooperação, valores que só enriquecem o processo de aprendizado.

A interação proporcionada pelas redes permite encontros, trocas, compartilhamento. A educação não é um processo solitário; é um processo coletivo. As pessoas aprendem com outras pessoas, olhando o que elas estão fazendo; aprendem com as impressões dos outros.

Além disso, o uso das redes com fins educativos permite que o processo do aprendizado extrapole os muros da escola, vencendo limitações impostas pela sala de aula. O tempo de encontros nas escolas é muito reduzido e não oferece oportunidades para que todos os alunos de uma turma possam expressar as suas dúvidas ou opiniões.

É claro que se deve reconhecer a importância do acompanhamento dos pais, no caso de crianças de menor, sobre o conteúdo que o filho está vindo a acessar, para evitar qualquer problema posterior e garantir a segurança.
As Redes Socias no mundo
As plataformas visuais têm vindo a ganhar predominância, com a maior penetração de smartphones a aumentar o volume de conteúdo gerado pelos utilizadores.
As Redes Sociais em Portugal
É um dos raros indicadores em que Portugal está muito à frente da União Europeia: 70% dos utilizadores de Internet em Portugal usavam no ano passado redes sociais, significativamente acima dos 57% que eram a média dos 28 Estados-membros.
Principais Redes Sociais
Facebook
Instagram
É uma rede social de fotos para usuários de Android e iPhone,pode ser baixado e a partir dele, é possível tirar fotos com o telemóvel, aplicar efeitos nas imagens e partilhar com os seus amigos. Há ainda a possibilidade de publicar essas imagens em outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
Uma das redes sociais com crescimento mais rápido foi o Instagram que regista mais de 60 milhões de fotos publicadas diariamente.
Twitter
Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos. Permite aos seus usuários escrever textos até 140 caracteres que podem ser lidos por qualquer um que tenha acesso à sua página. Utiliza-se para estar mais conectado aos amigos, relacionar-se com personagens públicas, estar a par das últimas notícias, comentar eventos ou notícias, procurar emprego e como ferramenta comercial.
FIM

Vantagens das redes sociais
Comunicação instantânea que elas oferecem

Possível participação em grupos, onde as pessoas possuem o mesmo interesse, com o objetivo de discutir ideias ou até mesmo vender produtos usados

Entretenimento ou até mesmo procurar emprego

Manter contacto com amigos ou familiares que estão longe
Vantagens das redes sociais
Usar as redes sociais para a promoção de produtos ou serviços de marketing

As redes sociais podem também servir de “faísca” quando se procura atrair atenção para um site, produto ou serviço

Podem ser utilizadas para fidelizar consumidores, criando relações de longo prazo, através da aproximação com os mesmos.
Desvantagens das redes sociais
Possibilidade dos dados pessoais serem utilizados por criminosos e serem hackeados, uma vez que nem mesmo a maior rede social do mundo garante total segurança de seus usuários

Excesso de uso

A circulação de vírus nas redes sociais

A utilização das suas fotos para sites mal-intencionados.
Desvantagens das redes sociais
Usadas de forma errada ou excessiva, as redes sociais podem prejudicar gravemente a saúde mental e até mesmo física dos indivíduos

. As redes sociais podem ter uma influência negativa na produtividade dos trabalhadores.

A utilização das redes sociais para campanhas de marketing e publicidade pode ter resultados mais demorados do que as empresas esperam.
Orientado para as vidas pessoais de seus usuários. Permite socializar e manter o usuário conectado com amigos, recuperar contatos perdidos, compartilhar informações como fotos ou vídeos, links a páginas web e preferências, conversar via chat, jogar e comparar suas vitórias com seus amigos, etc.

Este termo é composto por face (que significa cara em português) e book (que significa livro), o que indica que a tradução literal de facebook pode ser "livro de caras".
Tumblr
Tumblr pronuncia-se "tâmbler", que em inglês significa "vasto universo de um conjunto de inspiração, esperança e pessoas bonitas".
Tumblr é como se fosse um Twitter misturado com blog, que permite aos usuários publicarem de tudo: texto, imagem, vídeo, links, citações e áudio para inspirar outras pessoas, se expressar, compartilhar e replicar conteúdos da internet.

Youtube
YouTube é um site que permite que os seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. É o mais popular site do tipo devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright). Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos desenvolvidos pelo site.
Full transcript