Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Chuva Ácida

No description
by

Roba Brisa

on 12 September 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Chuva Ácida

O ar poluído pode ser transportado?
Quando uma indústria emite gases e material particulado para a atmosfera, podemos ver que a fumaça "viaja" pelo ar. Desta forma, quando chover, esses contaminantes poderão ser depositados longe das fontes emissoras.
Exemplo
No Pólo Petroquímico de Cubatão (perto de Santos - SP), são emitidas toneladas de SO2 na atmosfera por ano, e a chuva que cai em cidades não industrializadas, a mais de 100 km de distância, muitas vezes é ácida por causa dessas indústrias. O SO2 produzido pela queima do carvão na Termoelétrica da Candiota no Rio Grande do Sul chega até o Uruguai, prejudicando o meio ambiente também daquele país. Esta é a chamada poluição trans-fronteiriça,isto é, ultrapassa as fronteiras de um país.Entre os transtornos gerados pela chuva ácida estão a destruição de lavouras e de florestas, modificação das propriedades do solo, alteração dos ecossistemas aquáticos, contaminação da água potável, danificação de edifícios, corrosão de veículos e monumentos históricos, etc. De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), cerca de 35% dos ecossistemas do continente europeu foram destruídos pelas chuvas ácidas.

Consequências
O que é?
É o Aumento da concentração de óxidos na atmosfera: óxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio, ácido carbônico, pH da água, centros urbanos altamente industrializados, poluentes da atmosfera, dióxido de enxofre, óxido de nitrogênio, combustíveis fósseis, usinas elétricas movidas a carvão e ácido sulfúrico diluído. Quando chegam à terra no formato de chuva ou neve, estes ácidos danificam o solo, as plantas, as construções históricas, os animais marinhos e terrestres, etc. A chuva ácida pode até mesmo causar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar algumas espécies de animais e vegetais. Causando a poluição de rios e fontes de água, a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças do sistema respiratório. Este fenômeno tem crescido significativamente nos países em processo de industrialização como, por exemplo, Brasil, Rússia China, México e Índia. A setor industrial destes países tem crescido muito, porém de forma descontrolada, afetando negativamente o meio ambiente.
Curiosidade
O termo chuva ácida foi usado pela primeira por Robert A Smith, na Inglaterra durante a Revolução Industrial (meados do século XIX).
Chuva Ácida
Consequências
Referências
USP (Org.). Poluição Atmosférica & Chuva ácida. Disponível em: <www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html>. Acesso em: 10 set. 2016.
UOL. Chuva Ácida. Disponível em: <mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/chuva-acida.htm>. Acesso em: 10 set. 2016.
TODA BIOLOGIA. Chuva Ácida. Disponível em: <http://www.todabiologia.com/ecologia/chuva_acida.htm>. Acesso em: 10 set. 2016.
Full transcript