Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

As diferentes culturas no mundo

No description
by

on 18 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of As diferentes culturas no mundo

África do Sul
A África do Sul é uma nação com muitas cores, línguas e tradições. A cultura do povo é altamente diversificada, muito devido à diversidade étnica.
Na África do Sul existem 11 idiomas oficiais, embora o inglês seja o mais usado.
São 49 milhões de habitantes, dos quais, apenas cerca de 14% da população acima de 15 anos é analfabeta.
ÁSIA
MÉXICO
As diferentes culturas no mundo
ÁFRICA
EUROPA
AMÉRICA DO SUL
OCEANIA
AMÉRICA DO NORTE
ÁRTICO
AMÉRICA CENTRAL
GRONELÂNDIA
A cultura é muito rica no México.
A riqueza cultural é também cultivada graças aos cerca de 52 povos indígenas sucessores das sociedades pré-hispânicas.
A riqueza natural do país, bem como a sua pluralidade e valores, proporcionam características muito próprias ao "mexicano".
Na maioria das aldeias, os usos e costumes dos seus antepassados são respeitados; no entanto, mais de 85% da população mexicana vive nas grandes cidades, como a do México, Guadalajara e Monterrey, e adaptou-se às mudanças que a modernidade trouxe consigo.

A pintura;
A arquitetura;
Gastronomia (Património Imaterial da Humanidade - UNESCO 16/11/2010)
A música;
PORTUGAL
A cultura portuguesa tem as suas raízes na cultura celta, ibérica, germânica e romana. A diferenciação cultural dos portugueses manifesta-se através dos tipos de habitação, das diferentes religiões, da gastronomia e do folclore, ou até das calçadas tipicamente portuguesas e da azulejaria.
Gastronomia Portuguesa
A culinária portuguesa, ainda que esteja restrita a um espaço geográfico relativamente pequeno, mostra influências mediterrânicas e também atlânticas, como é visível na quantidade de peixe consumida tradicionalmente.

Pratos típicos:
Trás os Montes e Alto Douro - Feijoada à Transmontana e Posta à Mirandesa;
Porto - Tripas à Moda do Porto e Francesinha;
Mealhada - Leitão à Bairrada;
Lisboa - Açorda de Marisco e Pastéis de Bacalhau;
Alentejo - Cozido à Portuguesa e Migas à Alentejana;
Algarve - Caracóis, Amêijoas , Polvo no forno.

Portugal é também conhecido pela sua doçaria.
Cada região do nosso país tem um doce característico, alguns deles reconhecidos internacionalmente.
Como o Folar de Trás os Montes, os famosos Pastéis de Belém, as Bolas de Berlim do Algarve.
Vinho do Porto
O vinho do Porto é um dos grandes vinhos clássicos europeus sendo a sua história tão longa como fascinante.
Produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da Região Demarcada do Douro, no Norte de Portugal a cerca de 100 km a leste da cidade do Porto.
Régua e Pinhão são os principais centros de produção, mas algumas das melhores vinhas ficam na zona mais a leste. O vinho do porto tem 16 marcas disponíveis.
Apesar de produzida com uvas do Douro e armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia, esta bebida alcoólica ficou conhecida como "Vinho do Porto".
Música
Portugal, berço de vários povos, apresenta uma grande diversidade das suas formas culturais e artísticas.
Conhecer as suas tradições musicais é conhecer um pouco da sua história.
A folia, a festança, a fé, a comemoração da vida, da morte, das colheitas… Tudo se manifesta através da música, espelho da alma de um povo.
Para além da voz, é de igual importância a variedade dos instrumentos musicais elaborados com materiais fornecidos pelo ambiente natural e que caracterizam a música de cada região.
Algumas tradições tendem a desaparecer com o decorrer do tempo, mas muitas ainda se encontram vivas na memória do povo.
Vamos, então, em busca de um Portugal esquecido, em busca da nossa identidade…

Definição de Cultura
Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenómenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc), estando em permanente processo de mudança.



Tradições
As romarias são festas religiosas que se realizam em honra de santos em muitas localidades portuguesas.
O Santo António é tradicionalmente conhecido como o "Casamenteiro".
No São João as pessoas festejavam a fertilidade, associada à alegria e abundância das colheitas. Trata-se de uma festa cheia de tradições, das quais se destacam os alhos-porros, o lançamento de balões de ar quente, os manjericos com versos populares, e partir dos anos 70, foram introduzidos os martelos de plástico, que desempenham o mesmo papel do alho-porro, temos ainda o fogo de artifício que é também tradição.
No São Pedro, os bairros e as janelas das casas são ornamentados, a população reúne-se em festa, dançando e comendo sardinhas assadas à luz das fogueiras. Os bairros tradicionais competem entre si nas «rusgas» e na criação dos tronos de São Pedro.
Uma das mais importantes tradições do México é no dia 12 de Dezembro, o dia da Virgem de Guadalupe.
Outra festividade é a do Dia dos Mortos, celebrado a 2 de Novembro, que coincide com as celebrações católicas do dia dos Fiéis Defuntos e de Todos os Santos.
A festa do Grito da Independência, que se realiza a 15 de Setembro nas praças públicas de todas as regiões do país, é animada por bailes, música, fogo-de-artifício e luzes de todas as cores, elementos que lhe emprestam um caráter festivo que fazem dela uma das mais destacadas.
Entre outras, destaca-se também a de 6 de Janeiro, Dia de Reis, ou a de 2 de Fevereiro, Dia das Velas.
Western Cape
Os vinhos sul-africanos são uma tradição do país e possuem excelente qualidade. As regiões vinícolas, em Western Cape, fazem parte dos roteiros turísticos mais populares da África do Sul.
Dança
A história da dança na África do Sul é marcada pelas guerras, caças, festejos de casamento, entre outros.

São apresentadas através de sons e músicas regionais, que enriquecem os movimentos, dando maior entusiasmo aos ritmos.

A tradição das danças estão diretamente ligadas ao teatro, às misturas de sons e aos próprios movimentos.
Trajes Africanos
O continente africano possui uma grande variedade de línguas, costumes e religiões. Trajes, pinturas corporais, tecidos e adornos. São marcas da identidade de cada grupo.

Geralmente as pinturas são usadas em cerimónias, para enfeitar o corpo ou para exibir o estilo da sua tribo, todas as pinturas tem um significado diferente.

Egito
O Egito é um dos países mais populosos de África. A grande maioria da população (estimada em 81 milhões de habitantes) vive nas margens do rio Nilo.
Este país é conhecido pela sua antiga civilização e por alguns dos monumentos mais famosos do mundo, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge.
É também reconhecido como um país política e culturalmente importante do Médio Oriente e do Norte de África.
Deuses Egípcios
Os egípcios eram politeístas, assim sendo adoravam vários Deuses e prestavam-lhes culto diariamente.
Acreditavam que eles tinham criado o mundo e governado o Egipto no início dos tempos.

Rá:
Deus-Sol, criador dos Deuses e da ordem divina;
Anúbis:
Representante da morte e do submundo;
Hórus:
Deus do Céu.
(...)


A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsável por abrigar quase três quintos da população mundial.

Índia
A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história. Os indianos andam sobre camelos e elefantes, têm ratos como bicho de estimação e vacas como animais sagrados.

Dança Indiana

A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático.
Casamento
O casamento é um dos pontos mais interessantes da cultura indiana, em 90% dos casamentos os noivos não se conhecem, são os pais do noivo que escolhem a futura esposa do seu filho.
Os casamentos na Índia são realizados em espaços com grandes jardins e com muitos convidados, a taxa de divórcios é muito baixa, para este povo o amor é eterno.

China
Com um território de grande extensão, um passado historicamente rico e uma população de 1,3 biliões de habitantes, a China possui uma importante diversidade cultural. Por ser um país que apresenta um grande crescimento da economia, na atualidade, a China atrai olhares de pessoas do mundo todo, que procuram informações sobre seus aspectos culturais.

Música e Festas Tradicionais

A música chinesa é tocada com a utilização de vários instrumentos, sendo que os mais importantes são: flauta, instrumentos de corda, gongos, tímpanos e pratos.

A Festa da Primavera é o evento mais importante de todo o ano para os chineses. Consta que a Festa da Primavera da China já tem 4 milénios de história, dura três semanas, e começa no dia 23 de dezembro e termina no dia 15 de janeiro.

Gastronomia
A China possui uma das mais exóticas e conhecidas culinárias de todo o mundo.
Na maioria das grandes e médias cidades do planeta, é possível encontrarmos algum restaurante chinês, mesmo que seja um fast-food.
O arroz é a base da alimentação diária em toda a China. Isto apesar de, segundo o chefe Tam Kwok Fung, ser menos abundante na zona Oeste do país. A maior parte do arroz produzido na China provém da região do Sul.

A Tradição do Chá Chinês
Segundo a lenda, o chá foi descoberto pelo imperador e inventor chinês Shennong em 2737 aC. Diz-se que o imperador gostava de ter sua água potável fervida antes de beber. Um dia, numa viagem, ele e o seu exército pararam para descansar. Um servo começou a ferver a água para ele beber e uma folha caiu na água.
A água ficou com uma cor acastanhada, mas não deram importância serviram ao imperador. Ele bebeu e achou muito refrescante, e então o chá foi criado.
Foi assim que a China se tornou o país do chá. O chá chinês, junto com sua seda e porcelana, começaram a ser conhecidos no mundo inteiro há mais de mil anos e desde então tem sido importantes produtos de exportação.

Pirâmides
A religião do Egito Antigo era politeísta, pois os egípcios acreditavam em vários deuses. Acreditavam também na vida após a morte e, portanto, conservar o corpo e os pertences para a outra vida era uma preocupação. Mas somente os faraós e alguns sacerdotes tinham condições econômicas de criarem sistemas de preservação do corpo, através do processo de mumificação.

A pirâmide tinha a função abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences (jóias, objetos pessoais e outros bens materiais) dos saqueadores de túmulos. Logo, estas construções tinham de ser bem resistentes, protegidas e de difícil acesso. Os engenheiros, que deviam guardar os segredos de construção das pirâmides, planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das contruções. Tudo era pensado para que o corpo mumificado do faraó e seus pertences não fossem acessados.

Atividade Interativa
Sendo o chá um dos produtos mais exportados da China, decidimos partilhar convosco este costume chinês, e juntamente vamos entregar um flyer com algumas curiosidades...


Esperemos que gostem!
Tradições Mexicanas
Os aspetos culturais mais relevantes são:
Full transcript