Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Apresentação - WMS Expedição

No description
by

on 6 April 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Apresentação - WMS Expedição

Processo de
Recebimento

Entrada da NF na portaria
A NF é lançada nos sistemas antes do processo de descarga na área de recebimento.

Objetivo: Possibilitar o recebimento e apuração das mercadorias com base em dados do sistema em tempo real, gerar etiqueta via sistema e registrar os dados apurados (como falta ou sobra de produto).

Ganho: Aumento da acuracidade no estoque, rastreabilidade a partir da entrada da NF, definição do processo de recebimento.

INTERFACE DO ERP PARA WMS
Para eliminar o lançamento das NFs novamente em um segundo sistema, será feito a integração entre esses sistemas prevendo o envio de dados entre eles.

Na implantação mínima do WMS, o lançamento das NFs deve ocorrer no sistema ERP e os dados enviados ao WMS.

Ganho: Velocidade à informação, eliminar retrabalho, impedir divergência entre sistemas por erro de digitação.



RECEBIMENTO FÍSICO
Verificação da mercadoria recebida, quanto aos aspectos de quantidade e integridade, registrando no sistema o que de fato foi entregue.

Será possível alterar o vencimento quando a NF não trouxer essa informação ou estiver incorreta.
Ganhos:
- Identificar divergências no momento do recebimento elevando a acuracidade do estoque.
- Conhecer a produtividade do setor e a necessidade de recursos
- Padronização do processo de recebimento reduzindo a possibilidade de erros

LISTA DE ITENS A RECEBER
DETALHAMENTO DO RECEBIMENTO
FINALIZANDO A APURAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO DOS VOLUMES
Com esse processo podemos observar que...

Os produtos são conferidos e registrados no sistema marcando o início da rastreabilidade;

A NF estará lançada no sistema antes da conferência, permitindo avaliar diferença entre as quantidades informadas e as recebidas, mantendo registro destas divergências;

Ocorre a identificação de todos os produtos recebidos com etiqueta própria do WMS com dados adequados a todos os processos;


RELATÓRIOS DISPONÍVEIS
'
Organização
do Estoque

CADASTRO DE ZONAS
O WMS organiza os endereços disponíveis para um produto por zonas de armazenamento, sendo que uma zona pode ser do tipo PICKING ou do tipo ESTOQUE. Ao armazenar um produto o sistema irá sugerir o endereço conforme a(s) zona(s) que o item estiver vinculado.


Os pedidos serão comprados prioritariamente nas zonas do tipo PICKING, mas não havendo produto disponível nesse tipo de endereço o sistema informa o endereço na zona tipo ESTOQUE ao qual o produto possuir vínculo.
RESSUPRIMENTO DAS ÁREAS DE PICKING
Serão gerados solicitações de ressuprimento das áreas de Picking pelo cadastro Logístico do material, conforme o ESTOQUE MÍNIMO e o PONTO DE RESSUPRIMENTO do produto. Essas solicitações ficarão em fila aguardando o seu atendimento via coletor de dados.
REGIÕES PARA ITENS ABC
O cadastro de Regiões da curva ABC atua em conjunto com as zonas de endereçamento e contribui no processo de sugestão do endereço de forma a armazenar o produto em locais compatíveis com o seu giro, possibilitando assim uma velocidade maior no atendimento de pedidos.
ZONA DE ESTOQUE
As zonas de ESTOQUE ou PULMÃO, tem como finalidade o armazenamento da maior quantidade dos produtos. Após o recebimento de um produto o sistema irá sugerir o armazenamento do mesmo prioritariamente em uma zona de ESTOQUE, exceto se o produto somente possuir vinculo com uma zona do tipo PICKING.
ZONAS DE PICKING
Essa zona tem como finalidade o armazenamento de produtos a serem separados para a venda com uma maior velocidade de separação.
Formato de Endereçament
o
Processo de Armazenagem
SUGESTÃO DE ENDEREÇAMENTO
O processo de armazenagem inicia quando o produto ainda está na área de recebimento. O estoquista bipa o lote (etiqueta de recebimento) e o coletor fará a sugestão do endereço a ser armazenado, conforme a(s) zona(s) de estoque vinculada(s) ao produto e adequado a sua classificação ABC.
ANÁLISE VOLUMÉTRICA E PESO
Outra informação na análise de sugestão do endereçamento é o volume e peso das embalagens (SKUs). Através do cadastro logístico, que compõe informações como altura, largura, profundidade e capacidade o sistema pode calcular o espaço disponível nos locais de armazenamento e sugerir um local vazio ou com ocupação parcial que possa acomodar os volumes a serem estocados.
ENDEREÇOS E ZONAS MULTI-ITEM
No processo de análise de sugestão do endereço também é levado em conta se a zona ou o endereço permite o compartilhamento entre produtos diferentes.
Caso um produto específico não possa compartilhar espaço com outros, é possível configurar somente esse produto para não compartilhar.
Ganho: A configuração Multi-Item permitirá um maior aproveitamento do espaço físico.
RELATÓRIOS E CONSULTAS
Processo
de Picking

PEDIDO DE VENDAS
O processo do Picking inicia no momento da venda e geração de pedidos e esses deverão ser integrados ao WMS por meio de interface com o ERP (ou Portal).

A grande vantagem de um processo integrado é a redução de trabalho dispensando o lançamento dos pedidos nos dois sistemas.
GESTÃO DE REMESSAS
LISTA DE REMESSAS RECEBIDAS
FILTROS PARA A GESTÃO DAS REMESSAS
FICHA DE SEPARAÇÃO
REMESSA NÃO SEPARADA
PROCESSO DE SEPARAÇÃO NO COLETOR
REMESSA EM PROCESSO DE SEPARAÇÃO
REMESSA SEPARAD
A
CORTE DE LINHA NAS REMESSAS
O WMS-E permite solicitar corte de linha no momento da liberação, da separação e da conferência, por falta da mercadoria ou a não localização, no entanto é necessário a autorização do gestor.
CONTROLES SOBRE A AÇÃO DE CORTE DE LINHA
DIVISÃO DA REMESSA
O pedido deverá ser divido para que
a separação de produtos, como Perfumaria, Fralda e Medicamento ocorram de forma independente.


ROTA DE SEPARAÇÃO
O sistema elabora uma lista com os itens a serem separados e ordena de forma que o separador faça o menor percurso, passando uma só vez por cada endereço (sem zig-zag).
CRITÉRIO DE SEPARAÇÃO
Nos casos em que o Picking ocorrer na área de estoque o WMS irá indicar os produtos com o vencimento mais próximos à data da separação e em casos de mesmo vencimento em locais diferentes será apontado os endereços em níveis mais baixos primeiro.

Nos casos em que o produto estiver distribuido em áreas do tipo PICKING e do tipo ESTOQUE, a rotina de ressuprimento deverá enviar os vencimento mais próximos para a área de PICKING.
RELATÓRIOS E CONSULTAS
RELATÓRIOS E CONSULTAS
RELATÓRIOS E CONSULTA
S
RELATÓRIOS E CONSULTA
S
Processo de Conferência
PROCESSO DE CONFERÊNCIA
Este processo é bastante simples e fácil de ser executado, além de concentrar todas as ações e informações necessárias em uma única tela do WMS-E.

Por solicitação, a aplicação trabalhará com a leitura do código EAN13 e não o LOTE interno, o que impede que o sistema garanta a integridade na conferência. Por outro lado essa forma de operação irá eliminar o processo de embalagem e identificação individual com etiquetas de lotes, o que significa um ganho na velocidade do processo e redução de custos.
FLUXO DA CONFERÊNCI
A
FLUXO DA CONFERÊNCIA
A tela já abre posicionada no campo REMESSA e então o usuário faz a leitura do código de barras que fica no topo da FICHA DE SEPARAÇÃO.
O gestor pode cadastrar uma mensagem que será exibida para todas as remessas para o cliente.
Neste caso, quando o conferente abrir uma remessa deste cliente exibirá esta mensagem.
O próximo passo é informar qual será a embalagem usada para a expedição. Com isso é possível calcular a capacidade de carga da embalagem e orientar o conferente quando não é possível continuar com o volume.
A embalagem informada aparece no grid de embalagens e ai o conferente pode inciar a conferência de produtos adicionando-os à esta embalagem
A cada leitura no código de barras do EAN13 do produto, o sistema computará uma unidade lida e irá atualizando dados como peso bruto e líquido do volume e quantidade. Quando finalizar um item ele ficará na cor verde.
Ao final de um volume o WMS-E gera um relatório de Packing List para acompanhar o volume e uma etiqueta conferência.
Etiqueta de Conferência
Montagens de Kits
O WMS possui a funcionalidade para montagem de KITs pré-definidos. O Cadastro das Ordens de Produção e estutura dos KITs podem ser cadastrados no ERP ou no próprio WMS. Para cada Ordem de Produção é gerado uma LISTA de separação que permite a rastreabilidade dos produtos.
Para cada lista é gerado uma FICHA DE SEPARAÇÃO, que será utilizada pelo separador para bipar o código de barras e também para entregar juntamente com as peças ao final da separação.
O processo de separação ocorre no coletor com reflexo em tempo real no WMS.
O separador entra no menu de separação de KITs e bipa o número da lista para acessar os dados dos produtos a serem separados.
O coletor exibe um produto por vez com informações de quantidade e lote separar e também o local onde o lote está.
Após o separador bipar o LOTE do produto a ser comprado, o sistema informa a quantidade disponível naquele endereço e aguarda que ele informe a quantidade a ser comprada.
É possível visualizar que o saldo do produto é modificado e registrado na rastreabilidade das operações.
RASTREABILIDADE


Repete-se esse processo para cada produto que compõem o KIT até a finalização da separação.
Após a finalização da separação e montagem, o WMS aguarda que sejam impressas as etiquetas de identificação dos LOTES. Nesse momento o sistema comunica-se com o ERP para gerar a baixa contábil do saldo dos componentes e a entrada do saldo dos KITs.
Processo de Expedição
PROCESSO DE EXPEDIÇÃO
Este processo tem como finalidade assegurar que o embarque dos produtos ocorram corretamente e para isso é gerado uma etiqueta específica de expedição que servirá como uma contra-senha das etiquetas de conferência. Desta forma o expedidor agrupará as diferentes remessas de um mesmo pedido (perfumaria, fralda e medicamentos) para o embarque e poder mantê-los juntos para maior facilidade ao transportador no momento de entregar a mercadoria.
Para facilitar, a geração das etiquetas é feita por meio da leitura do código de barras da DANFE de transporte.
ETIQUETA DE EXPEDIÇÃO
CONFERÊNCIA DE VOLUMES
Processo de Inventário
INVENTÁRIO GERAL
Consiste em realizar a contagem física de todos os itens contidos no estoque, periodicamente, a fim de validar os registros contábeis.

Quando o WMSE é posto no modo de inventário todas as operações são bloqueadas para que não ocorram movimentações e as únicas ações que serão permitidas dizem respeito ao próprio inventário. Ações como iniciar leitura (1, 2, 3, n), finalizar estoque, gerar relatórios de acompanhamento.

Ao finalizar, o sistema baixa todo o estoque atual e o substitui pelo estoque contado, sendo que o gestor terá que optar por qual das leituras o sistema deverá assumir. Nessa operação é feito interface com o ERP para ajuste contábil dos saldos.

Eventuais divergências entre leituras deverão ser tratadas pelo inventário cíclico.
Relatórios e Consultas
Podemos consultar o status do inventário em andamento, bem como lotes inventariados nas leituras realizadas, relatório de lotes não localizados, divergências de leituras e resumo do inventário.
Tela do coletor para a operação de inventário.
Inventário Rotativo ou Cíclico
Este tipo de inventário permite a contagem de um único item por vez sem a necessidade de parar a operação.

São apresentados pontos de cortes de entrada e saída, locais cegos e histórico de endereços utilizados com versões para o inventariante e para o analista.

Outros Recursos
Cadastro de Grupos de Acesso
Controle de Acesso por Usuários
Para acessar qualquer operação ou consulta do sistema é necessário a identificação por usuário e senha.

O WMSE, também é um software multi-servidores, que possibilita criar ambientes diferentes tais como para desenvolvimento, homologação, treinamento, etc.
Atualizador de versão
Sempre que for necessário atualizar o sistema, é possível contar com o recurso de atualização automática na qual o novo executável é colocado em repositório padrão e o próprio sistema WMSE verifica a existência de nova versão. Esse recurso simplifica e facilita as atualizações diminuindo ou eliminando o tempo de parada.
Reimpressão de Etiqueta
Helpdesk
A M&B utilizará uma ferramenta para abertura e controle de suporte com acesso pelo próprio WMSE ou pelo site, possibilitando uma maior interatividade e agilidade nos atendimentos.
Controle de Validades
No WMSE é possível filtrar os produtos por data de vencimento e definir ações a serem tomadas.
Cadastro de Usuários
Recursos básicos necessários não contemplados nessa proposta.
1 coletor para cada estoquista das áreas de estoque (Fraldas, medicamentos, perfumarias);
1 para cada separador;
1 para cada usuário da expedição;

Obs1.: Caso um estoquista tiver que atender mais de uma área ele usará o mesmo coletor, precisando apenas informar que está locado na outra área.

Obs2.: Manter pelo menos dois coletores reservas como backup.

Os coletores não serão fornecidos pela M&B,
mas podemos indicar fornecedores ou
intermediar a aquisição.


Processador de 4 núcleos
Memória RAM (mínimo) 8GB
Versão do SQL: 2012 ou superior (não pode ser a versão express pela limitação de tamanho do banco)
HD de 500GB (mínimo)
Sendo 150GB para dados que equivalem a aproximadamente 3 milhões de lotes e 20 milhões de históricos.
Espaço restante será destinado a sistema operacional e espaço para geração de Backup.
Necessário de avaliação
técnica para avaliar a
cobertura de antena(s).
1 (ou 2) impressora Zebra ou Datamax
para a área de recebimento
1 PC para a gestão de remessas. Neste PC rodará o serviço de impressão das Fichas de separação (automático);
1 (ou 2) PCs para a área de recebimento;
O sistema operacional do servidor deverá ter habilitado serviço de TELNET e IIS
1 Impressora laser para fichas de separação
1 Impressora laser para Conferência imprimir
os packing lists;

Objetivo: Agilizar a separação do pedido
Full transcript