Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

FISIOLOGIA

No description
by

Igor Campos

on 8 April 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of FISIOLOGIA

Função Executiva
Uma análise do Córtex Pré-Frontal e o processo de tomada de Decisão
Função executiva
Você está em um voo de aproximadamente 5 horas de duração. Sai do ponto de partida as 9h da manhã. No meio do caminho o piloto anuncia que desviou da rota aproximadamente 150 Km e que está em sériasdificuldades. Em seguida o avião cai em um deserto e todos os tripulantes morrem. Somente os cem passageiros sobrevivem. Ao olhar do alto, o avião se confunde com a areia do deserto. Sua missão é salvar todos os passageiros.

No avião, todo quebrado, você encontra os seguintes utensílios:
3 bússolas 100 garrafas de água
100 óculos escuros 100 pacotes de sal
30 canivetes suíços 1 grande lona cor da areia
50 cobertores 1 espelho de maquiagem
2 mapas da região 100 latas de comida

Descreva em poucas palavras a sua estratégia de ação para salvar a todos. Enumere em ordem decrescente de prioridade os objetos acima relatados que serão utilizados nesta missão de salvamento, sento o nº 1 o mais importante e o nº 10 o menos importante.
Funçõe Executiva
Funções superiores ou executivas referem-se a um conjunto de funções mentais responsáveis pelo processamento humano da informação.
Integradas, dão as condições de interpretação, comportamento, comunicação e relacionamento com si mesmo, o mundo e com as outras pessoas. Podem ser definidas como as habilidades de solução de problemas cotidianos, de forma geral . Prejuízos nestas funções geram alterações de comportamento.

Funçõe Executiva
A expressão "atividade nervosa superior" foi utilizada pelo fisiologista russo Ivan Pavlov , no começo do século XX, para designar o que ele determinava como atividade psíquica entre funções do córtex compreendendo como um conjunto de analisadores –entre os quais os correspondentes à :linguagem e atividade lógica racional na espécie humana.
Funçõe Executiva
Funçõe Executiva
Estes sistemas funcionam de maneira integrada, pois é a intercomunicação deste conjunto de funções (que incluem o coma, o sono e a consciencia humana), tanto quanto às funções executivas, que permite que cérebro desempenhe adequadamente suas funções com o próprio organismo e com o exterior.

A execução das funções mentais depende da existência e funcionamento de determinadas regiões do cérebro. Por exemplo, a atenção e a memória estão vinculadas intimamente com o sistema reticular ativador e o hipocampo, bem como o própria córtex frontal (relacionada com o controle dos impulsos e comportamento social).


Funçõe Executiva
As funções executivas relacionam-se com o planejamento de ações. É o que chamamos de memória operacional, ou seja, é a capacidade de manter algo em mente;
Em fração de segundos suficientes para ser usado em uma tarefa imediata; Ação. Ex : guardar um número de telefone para ser discado.
Neste foco da memória operacional temos a atenção;
Tanto a ATENÇÂO sustendada (quando temos de manter a atenção em algo mesmo com distrações ao nosso redor) como a alternância de atenção entre objetos (como por exemplo, o ato de ler um livro e andar por um caminho tortuoso, ao mesmo tempo).
Quanto a resolução de problemas; o que envolve o raciocínio. E concomitantemente a abstração, sendo esta a capacidade de imaginar uma situação ou algo não concreto a partir de pistas. Além da inibição;
Quando precisamos de respostas não desejadas a uma determinada situação.
E ainda a flexibilidade mental. Que é a capacidade que temos de resolver um problema de vários modos diferentes
E, de um modo geral, nossa personalidade e nosso caráter (há controvérsias ) tambám são armazenadas na função executiva. 

Conceito - Jo Brandão
Conceito - Jo Brandão
Conceito - Jo Brandão
Alexandre Luria - um importante neurofisiologista da Universidade de Moscou que deu continuidade aos trabalhos de Pavlov foi quem deu à luz de novas descobertas da anatomia e neurofisiologia cerebral, identificou três sistemas ou unidades funcionais relacionados às funções executivas:

Unidade para regular o sono e vigília (funções básicas);
Unidade obter processar e armazenar informações
(englobando funções como memória, pensamento e linguagem);
Unidade para programar, regular e verificar a atividade mental
(esta última considerada metacognição ).


Conceito - Jo Brandão
Conceito - Jo Brandão
Dinâmica - Patrícia Cury
Equipe:
Igor Campos, Jo Brandão, Tainá Fernandes, Rafael Baptista e Patrícia Cury.

O homem é o animal com o lobo frontal mais desenvolvido na natureza, o que explica nossa maior habilidade social, comunicativa e nossa maior inteligência – incluindo a linguagem. Observe abaixo uma comparação dos lobos frontais de alguns animais e do homem:
Conceito - Igor Campos
Função executiva
Função Executiva
Introdução - Igor Campos
Trata-se de um processo cognitivo realizado a partir de um amadurecimento das faculdades intelectivas que se desenvolvem pelo aprendizado e experienciação do meio através dos sentidos.
As funções executivas do cérebro estão intimamente relacionadas com habilidades intelectivas como; planejamento, organização, administração do tempo, memória de trabalho, metacognição, resposta inibitória, auto-regulação do afeto, iniciação de tarefas, flexibilidade, persistência e constância.


Caso Phineas P. Gage;
O caso ocorreu em 13 de setembro de 1848
Após o acidente Gage transformou-se num homem grosseiro, passando a agir sem pensar nas consequências.
Phineas Gage morreu em 21 de Maio de 19861
Função Executiva
Função Executiva
Função Executiva
Função Executiva
Desenvolvimento das funções executivas - Tainá Fernandes
Desenvolvimento das funções executivas - Tainá Fernandes
Função Executiva só alcançaria sua potencialidade máxima no inicio da vida adulta.
Outros estudos apontam que o processo de envelhecimento também leva a alterações nas funções executivas;

Desenvolvimento das funções executivas - Tainá Fernandes
As funções executivas podem ser divididas em três grandes categorias de competências:
Memória de trabalho: A capacidade de manter as informações na mente, onde elas podem ser manipuladas. Essa habilidade é necessária para realizar tarefas cognitivas, tais como estabelecer uma relação entre dois assuntos, fazer cálculos apenas com a mente e estabelecer uma ordem de prioridade entre várias tarefas.

Desenvolvimento das funções executivas - Tainá Fernandes
Flexibilidade cognitiva: A capacidade de usar o pensamento criativo e ajustes flexíveis para se adaptar às mudanças. Essa habilidade auxilia as crianças a utilizar sua imaginação e criatividade para resolver problemas.
Autocontrole: A capacidade de resistir à uma tentação para poder fazer aquilo que é certo. Essa capacidade ajuda as crianças a prestar atenção, agir menos impulsivamente e a manter a concentração numa tarefa.
Função Executiva
Fisiologia - Rafael Baptista
Segundo Godoy et al. ,
“Funções executivas referem-se à capacidade do sujeito de engajar-se em comportamentos orientados a objetivos, ou seja, à realização de ações voluntárias, auto-organizadas e orientadas para metas específicas”.

Segundo Malloy- Diniz, Sedo, Fuentes e Leite (2008), as funções executivas são habilidades que, integradas, capacitam o indivíduo a tomar decisões, avaliar e adequar seus comportamentos e estratégias, buscando a resolução de um problema. Tais funções orientam e gerenciam funções cognitivas, emocionais e comportamentais.
(MALLOY-DINIZ et al., 2008; STRAUSS;
SHERMAN; SPREEN, 2006).

Fisiologia - Rarael Baptista
Função Execuiva
Huizinga, Dolan e Molen (2006) enfatizam que as funções executivas são representadas por habilidades distintas, ainda que relacionadas, e não apenas por uma única habilidade cognitiva, apesar da existência de controvérsias acerca da unidade versus diversidade de tais funções. Tais habilidades incluem inibição de elementos irrelevantes; seleção, integração e manipulação das informações relevantes; intenção; planejamento e efetivação das ações; flexibilidade cognitiva e comportamental e onitoramento de atitudes.

(GAZZANIGA et al., 2002; LEZAK, 1995).

Funçõa Executiva
Fisiologia - Rafael Baptista
Em uma descrição bastante sumarizada, a atenção seletiva, de acordo com Gazzaniga e colaboradores (2002), é a capacidade de o sujeito atentar a determinadas características do estímulo, ignorando aqueles que são irrelevantes à tarefa, de modo a processar ativamente uma quantidade limitada de informações dentre as disponíveis aos órgãos dos sentidos ou provenientes de outros processos cognitivos. O controle inibitório relaciona-se à filtragem e seleção de informações (GAZZANIGA et al., 2002), consistindo na capacidade do indivíduo de inibir respostas prepotentes ou distratoras que bloqueiam o curso de uma ação, ou ainda a interrupção de uma resposta já em curso (BARKLEY, 1997). Em outras palavras, compreende-se o controle inibitório como um mecanismo de filtragem complementar à atenção seletiva, à medida que inibe estímulos irrelevantes à solução de um problema, minimizando assim a demanda sobre o processamento da informação (GAZZANIGA et al., 2002).
Funções Executivas
Fisiologia - Rafael Baptista
A memória de trabalho é um depósito temporário de armazenamento de informações que podem ser acessadas, manipuladas e reorganizadas para serem utilizadas em alguma tarefa, como guardar um número de telefone para logo em seguida utilizá-lo ao fazer uma ligação (MALLOY-DINIZ et al., 2008). Ainda, esse sistema permite uma série de operações mentais, tal como integrar a informação a estímulos ambientais e conhecimentos anteriores advindos da memória de longo prazo, permitindo a manipulação ativa da informação e sua constante atualização na própria memória de trabalho (BADDELEY, 2000; GAZZANIGA et al., 2002; LEZAK; HOWIESON; LORING, 2004; MALLOY-DINIZ et al., 2008).
Funções Executivas
Fisiologia - Rafael Baptista
Funções Executivas
Fisiologia - Rafael Baptista
A flexibilidade cognitiva, por sua vez, pressupõe a capacidade de mudar ou alternar estratégias de ação ou pensamento, conforme a necessidade para a resolução de um problema. Esta habilidade é requerida sempre que o indivíduo engaja-se em ações complexas e deve, portanto, considerar diversificadas informações, alternando o foco atencional entre duas ou mais tarefas consoante às demandas do ambiente (GAZZANIGA et al., 2002; GIL, 2002; LEZAK et al., 2004; MALLOY-DINIZ et al., 2008).
Assim, de acordo com Lezak e colaboradores (2004), a flexibilidade cognitiva é fundamental à capacidade de regular o próprio comportamento, adaptando-o às demandas ambientais. O planejamento é a capacidade de estabelecer uma estratégia sequencial direcionada a atingir um objetivo, ou seja, refere-se ao componente cognitivo central a qualquer tarefa de resolução de problemas, especialmente àquelas que abarcam soluções originais, novas ou não rotineiras (KRIKORIAN; BARTOK; GAY, 1994), e promovem a identificação e a organização de uma série de ações e elementos direcionados à realização do objetivo (LEZAK et al., 2004).
Por fim, o monitoramento pode ser compreendido como uma rede de controle executivo, à medida que, detectando uma situação geradora de conflito ou um erro, e objetivando a correção e regulação desse comportamento, pode alocar recursos de processamento extras à tarefa em questão, com intuito de facilitar ou inibir seu engajamento em direção à resolução do conflito ou correção do erro (GAZZANIGA et al., 2002). Sob essa perspectiva, essas habilidades cognitivas supracitadas abarcam as funções executivas, as quais permitem a um indivíduo iniciar, planejar, sequenciar e monitorar seus comportamentos e cognições (GAZZANIGA et al., 2002).
Funções Executivas
Fisiologia - Rafael Baptista
Godoy et al. Concepções teóricas acerca das funções executivas e das altas habilidades. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v.10, n.1, p.76-85, 2010.
Funções Executivas
Referências - Rafael Baptista
http://cogx.info/executive-functioning/
http://www.stateofmind.it/2014/04/executive-functions/
http://www.therapyandlearningservices.com/blog/activities-for-strengthening-executive-function
http://www.examiner.com/article/adhd-and-executive-function
http://collegiatecoachingservices.com/2014/01/executive-functioning-coaching-academic-coaching-cu-boulder/
http://www2.idac.tohoku.ac.jp/dep/sairc/research.html
http://www.nwresd.k12.or.us/autism/ExecutiveFunctioning.html
https://bryansbrainblog.wordpress.com/cool-brain-images/executive-function-graphic-teen-brain/
http://addvantageslearningcenter.com/who-we-help/processing-skills/

Referências de imagens
Sites de Neuro
Sistema límbico, Córtex e Neurônios 3D
http://www.opencolleges.edu.au/informed/learning-strategies/
Visão Completa acerca da anatomia e fisiologia cerebral
http://lecerveau.mcgill.ca/avance.php
Anatomia do Cérebro – Columbia Univ.
http://www.neuroanatomy.ca/index.html
Full transcript