Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Organização e planejamento

No description
by

Dani Ferauche

on 9 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Organização e planejamento

Organização e planejamento do futuro negócio
“O que não se pode vender, não quero nem inventar.”
Thomas Edson

Pesquisas realizadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo – Sebrae-SP – indicam que 29% das empresas criadas no Estado de São Paulo não sobrevivem ao primeiro ano de atividade e cerca de 56% fecham até o seu quinto ano de vida. A principal causa identificada para esse alto índice de mortalidade de empresas é a falta de planejamento dos negócios, e não a falta de boas oportunidades!
“De que adianta correr quando se está no caminho errado?”
Provérbio Bárbaro

O sucesso na criação de um negócio próprio depende basicamente do desenvolvimento, pelo empreendedor, de três etapas principais:

a) identificar a oportunidade de negócio e levantar informações;

b) desenvolver o modelo do negócio com base nas informações coletadas na primeira etapa, identificar experiências similares, avaliar os riscos, quantificar o potencial de lucro e crescimento e definir a estratégia competitiva;

c) detalhar o empreendimento, definir as necessidades de recursos, calcular a viabilidade econômica, completar o plano.
Avaliação preliminar
Antes de entrarmos numa estrutura completa de plano de negócios, é importante fazermos uma avaliação preliminar dos riscos envolvidos e das possibilidades de sucesso frente ao negócio pretendido.
Entre muitos pontos que devem ser considerados na análise preliminar de um negócio, merecem destaque:
Concorrência;
Fornecedores;
Experiência;
Recursos envolvidos.
“Lembre-se que nenhum avião levanta vôo sem uma rota definida, um destino bem claro e alternativas já estudadas para o caso de ocorrência de imprevistos.”
O principal objetivo para elaboração de um Plano de Negócios é reunir um conjunto de informações a fim de estruturar a empresa idealizada.
A grande questão a ser respondida por você, jovem empreendedor, é: “por que esta empresa promete ter sucesso?”.
Lembre-se: todo negócio visa atender a uma necessidade, e uma idéia não vale nada se alguém não estiver disposto a pagar por ela!
Temos pelos menos duas situações a que você deve ficar atento:
Na primeira, você pode estar entrando num mercado oligopolizado, no qual um número reduzido de empresas lidera o mercado e determina as regras do jogo.
Na segunda, encontramos o que se chama de mercado fragmentado, em que há muitas empresas atuando e nenhuma assumindo uma liderança que permita controlar o funcionamento do mercado. Esse mercado permite que você possa entrar sem enfrentar, de início, uma guerra com os concorrentes já estabelecidos. Mas, nesse caso, você terá pouca liberdade de estabelecer os seus preços, pois eles já estarão definidos pela concorrência.
O passo a seguir agora é identificar quem são os seus fornecedores. Algumas vezes temos ótimas idéias de produtos e serviços para os nossos clientes, mas o que necessitamos para produzi-los não está disponível, inviabilizando a empresa. Devemos estar atentos à quantidade e à confiabilidade dos fornecedores que iremos utilizar em nosso negócio.
Muitas vezes acreditamos que é necessário ao empreendedor entender todo o processo, o que, sem dúvida, ajuda muito. Entretanto, existem outras soluções. Principalmente para você, jovem empreendedor!
Infinitas vezes, estar associado a alguém que domina o processo, contar com um especialista do ramo, ter uma boa vivência como gerente de empresa aumentará as chances de sucesso evitando erros básicos e conseguindo um melhor desempenho do seu negócio.
Não esqueça que aprender sobre o negócio durante sua implantação é um custo adicional a ser considerado. E pode ser bem elevado!
Não basta ter uma boa idéia, é preciso ter recursos financeiros para viabilizá-la. Portanto, uma avaliação prévia dos recursos que você possui e dos recursos necessários para implementar o negócio lhe será útil para definir se terá condições de implantá-lo sozinho ou se terá de captar recursos adicionais.
Portanto, mãos à obra!
Mercado consumidor:
A questão fundamental é: pensar com antecedência se outras pessoas realmente gostam ou têm interesse no seu produto e, ainda, se o número de consumidores interessados é suficiente para cobrir todas as despesas da empresa e gerar lucro.
Um negócio bem-sucedido apresenta pelo menos uma das seguintes características:
Atende à nova maneira de satisfazer uma necessidade
Supre um mercado mal-atendido ou novo
O que é um plano de negócios?
É um documento que reúne informações sobre as características, condições e necessidades do futuro empreendimento, com o objetivo de analisar sua potencialidade e viabilidade, facilitando sua implantação.

É uma oportunidade para refinar estratégias e cometer erros no papel em lugar de cometê-los na vida real.
Cuidados importantes ao redigir um plano de negócios
As fontes de financiamento não vêem com bons olhos um plano de negócios que está sendo “leiloado” por aí. É importante que o plano não seja visto como um projeto qualquer e que você não pareça estar desesperado para obter recursos. Espere a resposta de cada instituição antes de passar à seguinte. Alguns bancos somente emprestam para determinadas áreas geográficas; alguns investidores só investem em determinados tipos de empresas.
É importante fazer com que o plano chegue ao grupo certo e, melhor ainda, à pessoa certa. Se houver dúvidas sobre o destino dado ao documento, solicite que o destinatário assine um termo confidencial para minimizar as chances de que informações-chaves da empresa ou da idéia sejam utilizadas ou divulgadas a terceiros.
Estrutura do Plano de Negócio
O desafio é preparar e, posteriormente, apresentar um
documento com pelo menos os 10 itens abaixo, que comporão
o plano de negócio de cada um.
1. Sumário Executivo
2. Descrição da Oportunidade
3. Descrição da Empresa
4. Descrição dos Produtos e Serviços
5. Análise do Mercado Consumidor
6. Análise da Concorrência
7. Equipe
8. Plano de Marketing e Vendas
9. Processo Produtivo ou de Prestação de Serviços
10. Planejamento Financeiro
“Controle o seu próprio destino ou alguém o fará por você.”
Anônimo
“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.”
Roosevelt
Full transcript