Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Reciclagem

Ética, cidadania e meio ambiente
by

Vladimir Belinski

on 22 June 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Reciclagem

Reciclagem Cada cor um material Coclusões Medidas a serem tomadas O que é e o que não é reciclável SENAI- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Curso: Aprendizagem Industrial em Informática

Unidade Curricular: Ética, cidadania e meio ambiente.

Professora: Denise Wentz Forte.

Alunos: Élcio, Josiane, Jozieli, Natan, Talissa e Vladimir Belinski.

Turma: Info V2. Pesquisa das Aprendizagens Industriais em Informática (Info V1 e Info V2)- Senai Chapecó- SC. A partir da pesquisa percebe-se que: Reciclagem: O que é?
Como surgiu?
Qual sua importância? Quanto tempo cada produto leva para se decompor na natureza? Mas como reciclar? da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-UNOCHAPECÓ. Pesquisa realizada com alunos: dos cursos técnicos de Administração e Redes de computadores (Pronatec)- SENAI Chapecó- SC. Separação correta do lixo... Logo... Pesquisa realizada: Destinação correta;

Diferenciação de reciclagem e reutilização quando se fala em lixo orgânico e reciclável;

Conscientização e instrução da população sobre o trabalho da prefeitura, do Verde Vida e de empresas e serviços especializados; A questão óleo de cozinha Os 8's do Brasil... A importância

A reciclagem auxilia na redução da poluição do solo, do ar e da água.
Na sociedade também surge como solução para os desempregados, que encontram neste setor uma forma de sustento. Algumas empresas usam este processo para reduzir seus custos e contribuir para a preservação da natureza. Como surgiu ?

Devido a grande quantia de lixo que vem sendo produzida pela sociedade, reciclar vem se tornando uma atitude cada vez mais importante na manutenção do planeta e na saúde das pessoas. A reciclagem surgiu como uma maneira de reaproveitar uma parte da matéria que se tornaria lixo. Ou seja, alguns materiais são coletados e separados para serem reaproveitados, comprometendo com menos intensidade a matéria-prima virgem existente. O que é ?

RECICLAR é o nome dado ao processo de reaproveitamento de objetos usados para a fabricação de novos produtos.
Exemplo: o papel pode ser reaproveitado para a fabricação de folhetos, jornais, revistas, entre outros.
Outro bom exemplo que podemos citar é o PLÁSTICO. Que podem ser reaproveitado para a fabricação de garrafas PET, sacos plásticos, embalagens, etc. A palavra reciclagem difundiu-se na mídia a partir do final dos anos 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não-renováveis estavam a esgotar-se rapidamente e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, cycle = ciclo). Devemos estimular a disciplina e incentivar hábitos saudáveis e sustentáveis, seja no ambiente de trabalho ou na sociedade.
As ações que preservam a natureza refletem em nosso meio e na qualidade de vida das gerações futuras. preservar é evoluir, reciclar e reutilizar é importantíssimo e cabe a nós tomar ações efetivas. Tenha em mente os 8's, se informe e motive as pessoas a tornarem o ato de reciclar um hábito diário e espontâneo. Mesmo sendo um entre muitos, você exerce um papel especial na sociedade e para o meio ambiente. Sendo consciente e realizando a separação do lixo você estará transformando o que chamamos de lixo em matéria-prima.
Contamos com seu apoio, pois o mundo em que vivemos é NOSSO. Faça a sua parte ! Extensão do Programa 5S. Trata-se de uma forma simples de combate ao desperdício, de conservação de recursos e de aumento de capital, aplicável a qualquer tipo de empresa ou instituição.

Os 8S’s têm como objetivos a mudança de hábitos e comportamentos, a partir da educação, qualificação e treinamento dos envolvidos no Programa. Sua principal característica é a não necessidade de investimentos tecnológicos e financeiros para colocá-lo em prática, sendo fundamental o comprometimento de todos.

A partir da necessidade de aperfeiçoar o Programa 5S, este ganhou mais três S’s (Shikari Yaro, Shido e Setsuyaku) e a ordem de sua implantação foi alterada. O Programa ficou, então, assim estruturado:
1º S - Shikari Yaro – Senso de determinação e união - São precisos determinação, comprometimento e união de todos para que o Programa funcione continuamente.
2º S - Shido – Senso de educação e treinamento – Todos precisam ser qualificados e receber treinamentos, sempre que necessário, para atingirem a competência adequada para realizar suas atividades.
3º S - Seiri – Senso de Utilização - É preciso definir e separar o que é útil daquilo que é desnecessário.
4º S - Seiton – Senso de Organização - Organizar e identificar os itens e espaços da empresa ou instituição.
5º S - Seiso – Senso de Limpeza - É preciso limpar e preservar o ambiente.
6º S - Seiketsu – Senso de Higiene ou saúde - É preciso manter a higiene, cuidar da saúde física, mental e emocional.
7º S - Shitsuke – Senso de autodisciplina - A autodisciplina é fundamental para manter o Programa. Cuidar dos outros sensos e criar regras claras para que tudo continue da forma adequada.
8º S - Setsuyaku – Senso de economia e combate ao desperdício – É o momento de conscientizar as pessoas da importância de economizar e combater o desperdício. Com a implantação do Programa 8S’s, são esperados, entre outros, os seguintes benefícios:

Bem estar das pessoas.
Prevenção de acidentes.
Redução de estoques sobressalentes.
Redução de custos.
Melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Aumento da produtividade da empresa.


Fonte: Os 8S – uma extensão do Programa 5S
Qualidade Brasil - O seu portal brasileiro de Gestão Materiais orgânicos Vidros Metal Plásticos Papéis É necessário conscientizar as pessoas sobre a separação do lixo, enfatizando a de nossa cidade, pois somente colaboraremos com o meio ambiente e a sociedade se soubermos realmente como funciona o sistema de coleta, tanto de lixo orgânico quanto de reciclável, do lugar onde vivemos.
Full transcript