Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Coqueamento Retardado

Aula de TPQ
by

Manuella Rodrigues

on 5 June 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Coqueamento Retardado

Objetivos Obrigada! Processo normalmente realizado em refinarias de petróleo;

Objetivo central aumentar a conversão dos resíduos de destilação do petróleo, transformando-os em produtos mais leves e de maior valor agregado Forma retardada Temperaturas mais baixas + Período maior de tempo
= Produção mais refinada + menos desperdício Por se tratar de um processo de alto rendimento pode ser considerado uma forma de reciclagem. Permite aos fabricantes desenvolverem duas fontes distintas de combustível: Seco (coque) Líquido ou Gasoso Aplicações Fluxograma Operações Unitárias Tipo de Reator Avaliação econômica Localização ideal Torre fracionadora Coque de petróleo solidificado Água de alta pressão Coque que será armazenado Uso de coque "verde" Uso do coque calcinado Como ânodos na produção de alumínio Como um raiser de carbono em ferro fundido e aço Produção de eletrodos de grafite e outros produtos Combustível para pequenos aquecedores, indústrias geradoras de vapor Em fundições de carboneto de silício Produção de alto forno de coque Na produção de dióxido de titânio Em materiais de carbono estruturais Óleo residual a partir da unidade de destilação a vácuo O reator é um forno normalmente de tubos horizontais As fornalhas consistem de uma serpentina (ou mais) de tubos que é colocada dentro de uma caixa ou câmara onde há combustão, a fim de aquecer o produto, que passa internamente nos tubos. A temperatura do material bombeado para as serpentinas do forno pode alcançar de 485°C a 505°C. Com curto tempo de permanência nos tubos do forno, o coqueamento da carga é retardado até que alcance os tambores de coqueamento. O fluxo de alimentação através do forno é continuo e a corrente alternada entre os dois tambores.
A fornalha é o equipamento crítico da unidade, pois como a carga vai ser aquecida acima da zona de craqueamento insipiente, é necessário evitar a deposição de coque nas paredes da serpentina. Coqueamento Retardado Polimerização Destilação Craqueamento Térmico reação de moléculas de hidrocarbonetos para formar uma única molécula de grande peso molecular. Formação de coque. separação do petróleo. moléculas de elevado peso são decompostas em menores. Impacto Ambiental O coqueamento retardado tem como produtos finais: gás ácido, gás combustível, GLP, nafta, gasóleos e principalmente coque de petróleo. Coque A seguir irei apresentar como cada produto do Coqueamento Retardado afeta o meio ambiente: Estudos de lixiviação, confirmaram que as concentrações das substancias orgânicas e dos metais do eluato estão abaixo dos limites estabelecidos pela USEPA (Agencia Americana de Proteção Ambiental). Como o Coque na maioria das vezes é utilizado como combustivel para as Termeletricas, que por sua vez, tem como impactos ambientais: aumento do efeito estufa aumento da concentração de CO2 na atmosfera, assim podendo causar chuva acida, aquecimento global aquecimento de mar ou rios Gás GLP e Gás Combustivel muito similar os impactos ambientais Por mais que seja uma fonte de energia com menos impurezas que os outros tipos de combustível, o GLP e o GNV também possui impactos ambientais. Os resíduos de metano não queimados também provocam o efeito estufa, alem do aumento da concentração de CO2 na atmosfera, assim podendo causar chuva acida alem de contribuirem para o aquecimento global. Gás Ácido Se não controlado e entrando em contato com a atmosfera, auxilia a chuva ácida. Nafta e Gasóleos muito similar os impactos ambientais Se em contato com a água, impossibilita a pesca. Sua queima ou os produtos derivados do mesmo, contribuem para o aumento de CO2 na atmosfera, alem de ter enxofre como impurezas (que contribui para a chuva ácida). A queima parcial de da Nafta e derivados, resulta em CO (monoxido de carbono) extremamente toxico ao ser humano. O custo de uma unidade de coqueamento retardado é de aproximadamente US$75 milhões, valor bem pequeno frente ao custo de uma refinaria. Sua construção é fundamental, de forma que a refinaria evite o acúmulo de rejeitos, já que tal processo é capaz de transformar os gasoleos mais pesados, que não foram refinados, em leves. A demanda crescente por petróleo no mundo inteiro se deve, unicamente, aos diversos produtos oriundos dessa matéria-prima. Para a transformação do petróleo é necessário a construção de refinarias onde a commodity será submetida a diversos processos, de forma que o produto final possua bastante valor agregado, podendo ser diretamente comercializado ou vendido a petroquímicas que agregarão ainda mais valor.

O coqueamento retardado é um dos diversos processos presentes nas refinarias para transformar os gasoleos pesados em gasoleos mais leves. Locais como a Arábia Saudita já produzem óleos leves, os quais muitas vezes nem precisam passar pelo refino. No entanto, no Brasil, não possuímos tais qualidades, portanto para o nosso petróleo ter alguma utilidade, necessita-
se de diversas refinarias. Na prática, não vemos isso acontecer e isso se deve principalmente ao severo controle de preços da gasolina praticado pelo governo via a maior produtora de petróleo nacional, a Petrobras.
Full transcript