Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Seminario - Avaliacao

EL511
by

Jorge Trabanco

on 28 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Seminario - Avaliacao

DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM À AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: APRENDIZAGENS NECESSÁRIAS 1- Abrindo a conversa - Escola = Sistema social complexo e heterogêneo: exigência de acordos para que o projeto pedagógico em que estão envolvidos dê bons resultados.

- Desenvolvimento de futuros professores: necessidade de rever como se ensina a avaliação.

- Reformas educativas elegem a avaliação como bandeira em prol da qualidade de ensino.

“Padrão de Qualidade”
“Eficácia das Escolas” As multi-leituras dos
processos de avaliação - A diferente formação dos professores interfere na maneira e qualidade dos diferentes planos de aula elaborados?


- Que saberes docentes precisam ser acionados para dar a conhecer, aos estudantes dos cursos de formação de professores, os interesses que tensionam a escola e sua forma de organização interna? FORMAçÃo DOS PROFESSORES
E A APRENDIZAGEM DA AVALIAÇÃO Pode a aprendizagem da AIP contribuir
para a avaliação da aprendizagem das crianças? "A dificuldade de lidar com a heteroavaliação precisa ser compreendida, no entanto, como memória de vivências que ajudaram a consolidar uma feição avaliativa que mais afasta do que aproxima; que mais pune do que ensina, que mais ameaça do que acolhe, que mais conclui do que contextualiza, que mais rotula do que explica.“


Avaliação: Postura POLÍTICA;

Tema central na formação do professor. - Função Social da Avaliação:
implementação de políticas que
incidem sobre as escolas
e sobre a educação.

- Cultura de avaliação hegemônica

- Ranqueamento (de escolas, alunos e professores) inspira políticas públicas. Avaliação Institucional Participativo (AIP): potencializam a adesão dos atores da escola a projetos de qualificação do ensino, inserindo-os, inclusive, na formulação das metas, regras e ou estratégias que orientam e impulsionam o agir da escola rumo à superação de seus limites.  - Discutir resultados da
aprendizagem dos alunos é mais do que examinar as notas...


- Forma compartilhada (estudante e professor). "O ensino da avaliação aos futuros professores não pode se resolver apenas na descrição teórica, politicamente correta, sobre como deveria ser e/ou sobre as razões porque não consegue ser diferentemente desenvolvida. Reclama por ação intencional dos educadores de fazer experimentar aos futuros professores outros usos da avaliação, levando-a a assistir a aprendizagem dos estudantes. Cuidados pedagógicos na forma de ensinar a planejar e desenvolver a organização do trabalho escolar são importantes e devem crescer mais ainda quando a categoria avaliação emerge, dada a centralidade que ela detém na realidade escolar e social, e que precisa ser contestada e problematizada, no mínimo, pelos profissionais da educação." - A escola é necessária para garantir a primeira aprendizagem que o aluno precisará para continuar aprendendo ao longo da vida.
- A escola tem que lidar com diferentes segmentos sociais, culturais e étnicos, que muitas vezes não se ajustam aos projetos pedagógicos convencionais.
- Os professores tem que estar atentos às particularidades dos alunos e nisso se apoiar para se vincular sempre as microdecisões. O trabalho pedagógico tem que estar comprometido com a inclusão cultural, e para isso deve-se abolir a avaliação técnica e naturalmente classificatória que sinaliza um desenvolvimento escolar ilegitimo.
- Durante a formação dos professores deve ser abordada e problematizada as condições sociais que afetam a escola. A partir dai, gerar melhores condições para ocorrer a aprendizagem. - A AIP permite a reflexão coletiva a partir da análise dos dados obtidos por ela, para que se produza explicações mais plausíveis para os problemas que envolvem a escola, articuladas com os referenciais teóricos e práticos.
- A AIP contribui com o processo de aprendizagem das crianças pois os projetos pedagógicos são repensados a fim de reafirmar o compromisso com o direito de aprender, que é refletido nas diferentes formas de se produzir as avaliações. Conclusão: ` ` - Avaliação: problema.


- Avaliação é imprescindível? 


- Avaliação traz benefícios
ou é um “mal necessário”?


- Concepções de avaliação.

 
- Arbitrariedade x Colaboração. Finalizando... é preciso recuperar a confiança dos professores em seus saberes de modo a que se sintam fortalecidos para o uso das palavras, dos argumentos que decidem trazer à tona para que outras perguntas possam ser formuladas, interrogando a realidade da escola e da vida
e sua aparente neutralidade.
Os profissionais da educação precisam se fortalecer, teórica e eticamente!! "Os profissionais da educação precisam aprender a reconhecer e a disponibilizar
seus saberes de modo a que estes produzam sentidos novos na avaliação da qualidade da escola." A conversa precisa continuar...
Full transcript