Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Jejunostomias - Técnica Cirúrgica FMJ 2012

Técnicas e aplicações das gastrostomias, jejunostomias e colostomias.
by

Nathalie Crivelari

on 31 May 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Jejunostomias - Técnica Cirúrgica FMJ 2012

Jejunostomias Técnicas Cirúrgicas Jejunostomia à Witzel Jejunostomia para Alimentação Com cateter e Agulha Tipo "Jelco" Jejunostomia Laparoscópica A jejunostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do jejuno proximal através da parede abdominal.
As vias de acesso habitualmente empregadas da jejunostomia são: laparotomia, laparoscopia e endoscopia. Indicações de jejunostomia Descompressão digestiva

Alimentação

Definitiva

Também temporária, está indicada quando o acesso ao trato digestivo está prejudicado, para recuperação e manutenção do estado nutricional, até que seja restabelecido o trânsito alimentar, como na estenose cáustica envolvendo esôfago e estômago, e, eventualmente, em pacientes com coma prolongado e passado de gastrectomia. É usada como terapêutica paliativa em pacientes portadores de neoplasia maligna irressecável do estômago. A jejunostomia definitiva também está indicada em pacientes com a deglutição e o apetite afetados, como nas doenças neurológicas: demência, esclerose amiotrófica lateral, seqüelas de acidente vascular cerebral, onde o estômago não pode ser utilizado ou não está disponível (passado de gastrectomia).
A opção pela gastrostomia ou pela jejunostomia para a nutrição enteral depende da doença e do planejamento operatório. A opção pela jejunostomia em pacientes com estenose inflamatória ou neoplásica do esôfago é baseada na possibilidade de utilização do estomago como substituto esofagiano. Vídeo: Jejunostomia à Witzel Conceito É um tipo de jejunostomia temporária, e é indicada, ocasionalmente, como complemento de operações abdominais de grande porte nas quais envolvem ressecção gástrica e se prenuncia "íleo adinâmico" pós-operatório prolongado, bem como a ocorrência de fístulas digestivas. Como exemplo, a jejunostomia pode ser realizada em complemento à gastrectomia total, sobretudo em pacientes idosos, com doença pulmonar obstrutiva crônica, psicóticos e agitados, onde se deseja evitar o desconforto e os riscos do emprego de sonda nasoenteral.
Full transcript