Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Introdução à Economia - Aula 1

No description
by

Diogo Silva

on 28 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Introdução à Economia - Aula 1

The Product Introdução à Economia Resources Conceito de Economia Prof. Diogo Antunes A palavra vem da soma de duas palavras gregas:
Oikos (casa) + Nomos (Lei, Norma): a junção dá a ideia de administração da casa

A economia lida com o problema de haver recursos limitados no mundo e necessidades ilimitadas do ser humano. Assim, a economia estuda como utilizar esses recursos da melhor maneira possível, considerando as necessidades do ser humano. Questões principais da economia O que e quanto produzir?
Produtos e quantidades
Como produzir?
Combinação dos fatores de produção
Para quem produzir?
Distribuição da produção e da propriedade Sistemas Econômicos Forma política, social e econômica de organização de uma sociedade

Socialismo X Capitalismo Planejamento centralizado no Estado (aí se decide o que e como produzir)
Propriedade pública dos meios de produção
(para quem produzir e distribuir? R:Todos) Decisões descentralizadas no mercado (pessoas e firmas decidem o que e como produzir)
Propriedade privada dos meios de produção
(para quem produzir e distribuir? R: Quem puder pagar) Aula 2 - Curva de possibilidades de produção Nenhum dos dois foi puramente empregado! Como a economia estuda as escolhas sobre o que produzir, esta curva mostra, simplificadamente, essas escolhas.
Custo de oportunidade
Trabalha com a noção de pleno emprego Interrelação da economia com outras áreas

Física e Biologia
Matemática e Estatística
Política
História
Geografia
Filosofia Economia Contemporânea Utilização de instrumentos matemáticos e estatísticos para tentar identificar relações entre as variáveis econômicas




Aumentou o prestígio da ciência econômica
Proporciona a possibilidade de previsão
Faz a economia parecer uma ciência exata
Coincide com a ascensão americana e neoliberal A matematização da ciência econômica O neoliberalismo A resposta para estas questões depende do sistema econômico no qual uma sociedade opera! é um recurso usado para produzir bens e serviços. utilizar os fatores de produção. Um fator de produção As escolhas estudadas pela economia tratam de como Os principais fatores de produção estudados pela economia são: Terra: tudo o que é encontrado na natureza (alimentos, recursos naturais...) Trabalho: o esforço dos seres humanos para produzir algo Capital: máquinas, construções... Tudo o que recebe investimentos para produzir Tecnologia: conhecimentos utilizados para aumentar a produção Vantagens do socialismo:
- A riqueza produzida é distribuída igualmente entre a sociedade, logo a desigualdade é baixa e todos tem um nível de bem-estar assegurado;
- O Estado (estrutura de governo de um país) tem maior controle sobre o que será produzido, o que facilita o desenvolvimento das tecnologias privilegiadas (exemplo: desenvolvimento da indústria aeronáutica na União Soviética)

Desvantagens do socialismo:
- Se o Estado não conseguir fazer uma boa administração dos fatores de produção, a riqueza produzida será pequena para ser distribuída entre toda a população, levando à pobreza generalizada.
- Como a riqueza gerada é distribuída para todos, os incentivos para o esforço individual são menores que no capitalismo, podendo levar a uma menor produtividade dos trabalhadores socialistas. Vantagens do capitalismo:
- Como as decisões de produção são descentralizadas e a propriedade é privada, os indivíduos podem concorrer entre si, o que leva a uma melhoria contínua dos produtos e da eficiência de produção
- Existe a possibilidade de enriquecer, o que é um incentivo para o esforço individual (meritocracia: o mais adaptado leva a melhor)

Desvantagens do capitalismo:
- É um sistema que produz a desigualdade. Lembrando que os recursos são limitados e que o capitalismo opera com a concorrência, alguns indivíduos vão se apropriar de mais recursos e fazer de tudo para mantê-los, deixando outros indivíduos com menos.
- Aqueles indivíduos que não conseguem se adaptar ficam com poucos recursos, podendo passar necessidades.
- As dificuldades de adaptação não se devem só à falta de vontade do indivíduo, mas à falta de oportunidades, de habilidades, aos preconceitos, entre outros problemas presentes na sociedade. Aula 1 - Introdução aos conceitos da economia A maioria dos países combina a propriedade pública em alguns bens e serviços (Ex: Iluminação Pública, Fornecimento de Água, Segurança) com a propriedade privada em outros bens e serviços. Não há país capitalista em que toda a propriedade seja privada, nem país socialista em que toda propriedade é pública. Além disso, em muitas ocasiões o governo pode influenciar, ou mesmo controlar, a produção das empresas privadas, como acontece muito na China, mas também em outros países. Por isso, nenhum sistema foi empregado puramente.
Full transcript