Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Filosofia

No description
by

Jessica Ianne

on 13 May 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Filosofia

add logo here
Filosofia
Heráclito e o fogo
Heráclito estabeleceu o FOGO como o princípio eterno que causa a mudança e concebe Deus como a harmonia ou síntese entre os contrários ou seja, uma origem de tudo que há;


O fogo, para ele o elemento primordial entre os outros que constituem o universo: água, terra, ar.

Quem foi Heráclito de Éfeso?
A NATUREZA
Outro rumo que as pesquisas filosóficas devem tomar, além do mundo e de si mesmo, é também sobre a nossa relação com os outros. Buscar a essência da nossa relação com os outros é mais um dos objetivo da filosofia pois estamos ligados aos outros através de uma comunidade natural. O filósofo deve buscar a razão, a essência da natureza que nos liga a nós mesmos, ao mundo e aos outros. Esta razão da natureza é a lei que tudo regula, regula o homem, regula a relação entre os homens e regula a natureza externa. Esta lei é o ser do mundo e este ser é que vai se revelar na pesquisa filosófica
HARMONIA ENTRE OS CONTRÁRIOS E GUERRA ENTRE OS OPOSTOS



Para o filósofo, esse fluxo permanente entre os opostos não produz o caos. Pelo contrário, é ele que garante a harmonia do Universo. Assim como uma esfera, que não se sabe onde começa e termina, os contrários ocupam o mesmo espaço, numa perfeita harmonização. Nessa harmonia, os opostos se coincidem do mesmo modo que o princípio e o fim, o quente e o frio (pois o frio é o mesmo quente quando muda) ou subir e descer um caminho. Nas palavras de Heráclito, “o caminho que desce e o caminho que sobe são os mesmos”.
Heráclito e a dialética:

Atribui-se a Heráclito de Éfeso a criação de uma nova forma de ver o mundo, a dialética (ainda que o termo só tenha sido empregado mais tarde, por Platão). Discordando dos eleatas, filósofos da cidade de Eleia que defendiam um universo de estado imutável, Heráclito dizia que a natureza está sujeita a uma única lei: a lei da mudança.
Heráclito e o fluxo eterno
E
eebb
Bianca
Ian
Ilma
Handerson
Jessica
Matheus

Heráclito de Éfeso
Heráclito de Éfeso foi um filósofo pré-socrático considerado o "pai da dialética". Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares.


Na filosofia, Heráclito é o pensador do "tudo flui" do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circula.

Esse fluxo eterno é um processo dialético. Para ele a dialética é inicialmente o raciocinar de uma direção à outra. Ela é própria do objeto a que se observa, mas está também no sujeito que observa. Heráclito tenta com isso fundar e buscar a dialética como começo.
Fluxo Eterno:
MOVIMENTO (TRANSFORMAÇÃO)



Heráclito, inserido no contexto pré-socrático, parte do princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permanecer parado - Panta rei ou "tudo flui", "tudo se move", exceto o próprio movimento.

Mas este é apenas um pressuposto de uma doutrina que vai mais além. O devir, a mudança que acontece em todas as coisas é sempre uma alternância entre contrários: coisas quentes esfriam, coisas frias esquentam; coisas úmidas secam, coisas secas umedecem.

Nossos agradecimentos ;]
Continuando...
Nascido por volta de 535 a.C;
Éfeso, cidade da Jônia(atual Turquia);
Pré-socrático;
Desprezava bens materias;
Não gostava de viver em sociedade;
Conhecido como "O obscuro";
Considerdo o pai da dialética;
Adquiriu hidropisia;
Morreu aos 60 anos.
Full transcript