Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

ROMA- LAZER E DIVERSAO

Ricardo Delia, Maria Dallari, Bárbara Zelmanovits e Giovanna Miraldo 8o B
by

Maria Dallari

on 19 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ROMA- LAZER E DIVERSAO

Os Romanos gostavam muito de jogos, mais conhecidos como "ludis", eles eram divertimentos públicos pagos por patrícios, ricos ou pelo governo de Roma, e havia cinco tipos de "ludis":

° Corridas de bigas
° Espetáculos teatrais
° Lutas de gladiadores
° Espetáculos com animais selvagens
° Batalhas Navais
LAZER E DIVERSÃO EM ROMA ANTIGA
Corrida de Biga
Uma biga é um carro de guerra de duas rodas, movido por dois cavalos .
Nas corridas havia quatro times: verde, vermelho, branco e azul. Eram conduzidas por dois escravos, um dirigia e o outro a protegia.

Espetáculos teatrais

Barbára Peret
Giovanna
Maria Dallari
Ricardo Xavier

Lutas de Gladiadores
Para encenar uma peça em Roma Antiga, primeiramente era necessário que um Aedile (jovem funcionário) contratasse atores e os ensaios eram realizados em sua própria casa. Uma curiosidade era que os romanos copiaram a ideia de teatro dos gregos e, a princípio, as peças encenadas em Roma eram versões latinas das peças gregas, mais tarde as comédias de dramaturgos romanos se tornaram muito populares.
O Gladiador era um escravo lutador na Roma Antiga. O termo utilizado para definir os escravos que eram forçados a lutar por suas vidas no antigo Império Romano é proveniente de uma espada que utilizavam em combate, o gládio.
O QUE SÃO ANFITEATROS?
Em Roma Antiga, eram edifícios ovais ou circulares, com arquibancadas e uma arena no centro, para espetáculos públicos, combates, jogos e representações. O anfiteatro mais conhecido hoje em dia, é o Coliseu. Era comum nos anfiteatros, nos dias de jogos, músicos tocarem durante os "ludis". Os instrumentos mais comuns eram liras, flautas, címbalos, gaitas (auloi), cornetas e chocalhos.
Por muitos séculos, os Gladiadores lutaram entre si ou contra animais ferozes para entreter os romanos. Foi construída uma arena especial para esse tipo de espetáculo, o Coliseu, que tem em suas ruínas, hoje, um dos principais pontos turísticos da Itália.
As lutas de gladiadores representavam uma grande atração para o povo. Por esse motivo os imperadores investiam tanto nesses espetáculos, já que assim conseguiam conquistar a simpatia do povo. Essas lutas faziam parte da política do “Pão e Circo”
A apresentação
Batalhas Navais
As corridas
Antes das corridas era possível comprar um lanche. As coridas eram também ótimas oportunidades para socializar, afinal, homens e mulheres se sentavam juntos. As vezes, os torcedores do time perdedor iniciavam tumultos na arena.
Batalhas navais, aconteciam em ocasiões em que a área ocupada pela arena era alagada . As batalhas navais, chamadas navalia proelia, homenageavam as conquistas militares dos imperadores de Roma.
No dia da apresentação, era pendurada uma cortina atrás do palco, que servia para esconder a mudança de cenários durante a peça. Antes da peça, um ator lia um prólogo, ou seja, um resumo da peça para o público. Todos os papéis eram desempenhados por homens, que usavam máscaras, roupas e penteados femininos. Os melhores lugares na platéia eram reservados aos senadores. As mulheres eram obrigadas a se sentarem atrás, para que não se apaixonassem pelos atores. Os dramaturgos mais conhecidos eram Terencio e Plauto. No final da peça os atores pediam aplausos, mas eram permitidas vaias e assobios também.
Antigamente o Coliseu era "inundado" para treinos de batalhas navais; pois a arena dispunha de um excelente sistema de drenagem, a ponto de quando o sistema estava fechado, devido ao acúmulo de água da chuva, era possível até praticar batalhas navais no interior do Coliseu! Daí podemos avaliar o grande conhecimento em arquitetura que os romanos possuíam.
Full transcript