Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
As principias críticas a Teoria Clássica
1 - Abordagem simplista da organização formal
2 - Ausência de trabalhos experimentais
3 - Extremo racionalismo na concepção da Administração
4 - Abordagem incompleta da organização
5 - Teoria da máquina
6 - Abordagem de sistema fechado
Apreciação Crítica da Teoria Clássica
As funções administrativas envolvem os elementos da administração, isto é, as funções do administrador, a saber:
Para os autores clássicos não basta enunciar os elementos da administração que servem como base para as funções do administrador.
Administração Cientifica se caracteriza pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura. Ambas as teorias buscam a eficiência das organizações.
As críticas à Teoria Clássica são numerosas e generalizadas. Todas as teorias posteriores da Administração se preocuparam em apontar falhas, distorções e comissões nessa abordagem que representou durante várias décadas o figurino que serviu de modelo para as organizações
1- Funções Técnicas
2- Funções comerciais
3- Funções financeiras
4- Funções segurança
5- Funções contábeis
6- Funções administrativas
Divisão do trabalho, Autoridade e Responsabilidade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação dos interesses individuais aos gerais, Remuneração, Centralização, Cadeia escolar, Ordem, Equidade, Estabilidade pessoal, Iniciativa e Espírito de equipe.
a) Princípio da especialização
b) Princípio de autoridade
c) Princípio de amplitude administrativa
d) Princípio da definição
Funções
Administrativas
Fayol incluíra a coordenação como um dos elementos da Administração, enquanto outros autores clássicos a incluem nos princípios de Administração.
a) Unidade de comando ou supervisão única
b) Unidade de direção
c) Centralização da autoridade
d) Cadeia escalar
Henri Fayol foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial e Geral, editado em 1916.
O ponto de partida dos autores da Teoria Clássica é o estudo cientifico da Administração, substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas cientifica. Pretendia-se elaborar uma Ciência da Administração. Fayol afirma a necessidade de um ensino organizado e metódico da Administração, de caráter geral para formar administradores, a partir de suas aptidões e qualidades pessoais.
Funções de Seguranças
Funções
Contábeis
Funções
Comerciais
Funções
Financeiras
Funções
Técnicas
É o tipo de estrutura organizacional que apresenta uma forma piramidal.
Verticalmente
Horizontalmente
A Teoria clássica concebe a organização como se fosse uma estrutura. Essa maneira de conceber a estrutura organizacional é influenciada pelas concepções antigas de organização tradicionais, rígidas e hierarquizadas.
Ao definir o que é Administração, Fayol definiu os elementos que compõem: previsão, organização, comando, coordenação e controle.