Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

Gabi Fernandes

on 8 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

Patagônicos Mapuches Mapuches Motivos Patagônia Quando os europeus chegaram na América do sul, no século XVI, já havia organizações formadas por estes povos. Hoje, eles brigam pelo território da Araucanía, região dos lagos no sul do Chile e sudoeste da Argentina.
Uma característica forte desse povo vem de sua postura opositora que não se rendiam à colonização e aculturação espanholas, posição que se mantém firme até os dias atuais. Etimologia A palavra Mapuche se origina da fusão de duas outras, “mapu” que significa terra, e “che”, que significa gente. - Migração interna devido a desestruturação do território Mapuche no século XIX.
- "Pacificação da Araucanía", "Conquista do Deserto" e mesmo depois de uma guerra civil na Argentina a derrota do povo mapuches vem com a "Campanha do deserto". Período Colonial Localização e Distribuição Chile: 604 Mil pessoas se definiram Mapuches.
Argentina: 105.000 pessoas pertencentes ou descendentes em primeira geração do povo mapuche. Resistência foi o sobrenome desse povo, com os fracassos na tentativa de ocupação das terras ao sul do rio Bio-Bío, os espanhóis se viram obrigados a buscar um armistício. Assim, no ano de 1641, firmaram o chamado Tratado de Quilín, cabe dizer que essa resistência, fez com que, dentre todos os outros grupos indígenas da atual da América Latina, os Mapuche fossem os únicos a conseguir autonomia territorial frente ao império espanhol. O contato com os colonizadores fez com que houvesse uma mudança na estrutura social dos Mapuches., Mercadorias coloniais começaram a adentrar seu território, assim como a criação do gado.
A organização social também se modificou, a troca de mercadorias incentivou a existência de uma divisão social do trabalho, assim como a criação de excedentes produtivos.
Todas essas mudanças impulsionaram o fluxo migratório e trazendo o contato do povo Mapuche com possíveis caçadores coletores de outras regiões. Religião Uma vez por ano, no Outono, os Mapuches realizam suas orações (feriados religiosos) (Nguillatún ou Kamaruco). A relação vital Mapuche com a terra, abrange não só a área de subsistência material, há também a expressão espiritual,visão de mundo e sua relação com as forças sobrenaturais. Esta relação com o seu território explica seu desejo de independência, o que não surpreende permaneceu por três séculos e meio, incansavelmente lutando pela liberdade. Alimentação Suas principais atividades de subsistência eram caça, pesca e coleta de frutos (pinhão) Apesar das mudanças introduzidas desde o contato com os espanhóis, esses meios de subsistência foram mantidas até os dias atuais, incorporando a pecuária e o cultivo da terra. Hoje em dia Atualmente, o povo Mapuche continua a reivindicar seu território que estava sob o domínio do Chile e Argentina. Mesmo um pouco disperso e infuenciados pela modernidade de hoje, mantém muito de suas tradições e nomes.
Atividades também surgiram paralelamente na tentativa de recuperar parte da cultura e do território perdido.
Foram os criadores dos primeiros sindicatos de trabalhadores chilenos e hoje — apesar de espremidos no sul daquele país e numa pequena área da Argentina — ainda lutam bravamente. Nos últimos anos, parte dos presos políticos chilenos, acusados de terrorismo, pertencem à este grupo. A Patagonia é uma região natural que se localiza no sul da América do Sul, abrangendo quase um terço dos territórios da Argentina e do Chile.
Riquíssima em recursos naturais.
Começa perto do paralelo 37 e estende-se até a ilha da Terra do Fogo, cuja capital é Ushuaia - conhecido como o fim do mundo "Patagones" significa homens de patas ou pés grandes. Isso devido aos índios de lá parecerem maiores do que realmente eram em vista do uso de gorros altos e calçados de couro de guanaco. Etimologia Os primeiros habitantes da Patagônia chegaram há 6000 anos. Antes dos espanhóis chegarem, a Patagônia era o lar de diversos povos, tais como os pehuenches, mapuches, tehuelches, onas e yamanas, mas hoje somente os mapuches ainda existem como etnia. Os primeiros europeus a visitarem a região foram Nuño Manuel e Cristóbal de Haro, numa secreta viagem exploratória para a Coroa portuguesa. Os espanhóis chegaram dois anos depois, tomando posse da terra a que tinham "direito" em função do Tratado de Tordesilhas, mas a colonização da região só se deu a partir de 1536. A primeira expedição à Patagônia foi a de Pedro Sarmiento de Gamboa, em 1579, que explorou principalmente a região sudoeste com o intuito de montar pontos de defesa contra os piratas ingleses. PONTO IMPORTANTE: Em 1789 partiu da Espanha uma expedição comandada pelo italiano Alessandro Malaspina, que explorou detalhadamente toda a região do extremo sul da América,mapeando a região e dando nome às ilhas e outros pontos de interesse. PONTO IMPORTANTE No século XVIII, vários ingleses se estabeleceram na Patagônia Chilena. O governo do Chile então mandou uma expedição militar para tomar posse da região em 1833, que construiu o Forte Bulnes. Sua localização, embora estratégica, era inóspita, e alguns anos mais tarde foi fundada a cidade de Punta Arenas. Charles Darwin esteve na Patagônia, conhecendo não só seu litoral, mas também seu interior, cavalgando com os gauchos. Darwin coletou diversos fósseis, que Fitzroy considerava lixo. Hoje estes nomes estão imortalizados na Patagônia: existe a Cordilheira Darwin na Terra do Fogo, o Monte Fitzroy no Parque Nacional Los Glaciares e o Canal de Beagle também na Terra do Fogo. O desenvolvimento econômico na região foi baseado na criação de ovelhas merino, especialmente a partir do século XIX, em grandes fazendas - as estâncias. Hoje em dia, no entanto, o valor da lã caiu muito. Em algumas áreas, a mineração (cobre, carvão, ouro) é importante ainda hoje e o turismo ganha dia-a-dia mais espaço na economia da região. O petróleo e o gás natural já são importantes produtos da economia da Patagônia Argentina há muitos anos e mais recentemente também da Chilena. Economia Não houve jamais rei que conseguisse sujeitar esta soberba gente liberta,
nem estrangeira nação que se jactasse de haver pisado seus territórios,
nem terra comarcana que ousasse mover-se contra ela ou levantar-lhe espada.
Essa gente sempre foi livre, indômita, temida, com lei própria e cerviz erguida.
(La Araucana, poema de Alonso de Ercilla y Zúñiga, 1533-1594)
Full transcript