Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Tabela Periódica by Afonso Azevedo

A repetição das estações do ano é um exemplo de fenômeno periódico. Nesta aula estudaremos a periodicidade do comportamento dos elementos.
by

Afonso Azevedo

on 26 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Tabela Periódica by Afonso Azevedo

Tabela Periódica Primórdios Tabela Simplificada Tabela Expandida Distribuição Eletronica Subnível diferenciador Metais Ametais Famílias e Períodos Metais Alcalinos Metais Alcalinos Terrosos Halogênios Gases Nobres Metais de Transição Externa Raio Atômico Raio Iônico Eletronegatividade Afinidade Eletrônica Energia de Ionização Subnível diferenciador 's' Subnível diferenciador 'p' Subnível diferenciador 'd' Subnível diferenciador 'f' Metais de Transição Interna Estados Físicos na CNTP Raio Iônico:
Cátion x Ânions 1ª a 30ª Energias de Ionização Resumo Condutividade Térmica Condutividade Elétrica Abundância no Universo Abundância na Crosta Abundância no Sol Abundância no Oceano Abundância no Corpo Aplicações Valência Afonso Azevedo Junior afsazevedojunior@gmail.com UFPA 2011 Cesupa 2009 UEPA 2007 Resumo - Mapa Conceitual Tabela Periodica 1 Periodos 2 Terminação da configuração eletronica 3 Grupo 1 ns1 Alcalinos Grupo 2 ns2 Alcalinos terrosos 6 ns2 np4 Calcogênios 7 ns2 np5 Halogênios 8 ns2 np6 Gases nobres Hélio 1s2 Configuração eletrônica Posição na tabela periódica Raio atômico Energia de ionização Afinidade eletrônica Eletronegatividade Densidade Ponto de fusão Ponto de ebulição 5 Nome Símbolo 4 tem cada qual relacionado à cada qual relacionado ao onde estão listados os cada um tem seu cada qual tem uma fornece permite preve a evidencia a existencia de por exemplo por exemplo termina em inclui os metais termina em inclui os metais termina em são termina em são termina em são termina em onde está o CESUPA 2006 CESUPA 2004 CESUPA 2004 CESUPA 2008 FUVEST 2001 FUVEST 2009 convênio FUVEST 2010 UFPA 2008 1. O átomo do elemento cuja configuração eletrônica correspondente a 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4 deve ter número atômico igual a:
a. 16
b. 32
c. 18
d. 15
e. não é possivel calcular

2. O íon monoatômico A2- apresenta a configuração eletrônica 3s2 3p6 para o último nível. O número atômico do elemento A é igual a:
a. 8
b. 10
c. 14
d. 16
e. 18 UEPA 2011 UEPA 2011 UEPA 2007 UEPA 2007 UEPA 2007 retificação UEPA 2009 UEPA 2007 UEPA 2009 UEPA 2009 UEPA 2009 UEPA 2010 No centro é o cobre. Os outros metais são (no sentido horário a partir da esquerda): pastilhas de alumínio, níquel-cromo minério; barras de níquel; barras de titânio, minério de ferro-níquel; barras de nióbio; Molibdênio Irídio Mercúrio Háfnio Cobre Vanádio Bismuto Tântalo Rênio Ítrio Escândio Alumínio Zircônio Ródio Níquel Rutênio Paládio Manganês Cromo Titânio Cádmio Nióbio Índio Tungstênio Ferro Cobalto Ósmio Ouro Zinco Prata Platina No sentido horário da parte inferior: plugs de ouro jack, bits de perfuração de tungstênio carboneto, um termômetro de mercúrio, bolas de Newton revestido em cromo, talheres de prata, um corpo de câmera de titânio, tubos de cobre, uma chave de vanádio e um anel de platina. No centro é um imã de ferro e pregos de aço, uma liga de ferro e pequenas quantidades de carbono. No sentido horário da esquerda superior: pregos de aço, cromo tampa de garrafa, juntas das tubagens de cobre, ferro ímã ferradura, cupro-níquel moedas (uma mistura de cobre de 75%, 25% de níquel), moedas de cobre banhados de aço, parafusos de aço. O aço é uma liga composta de quantidades de ferro e pequenas quantidades de carbono. A peça de joalharia é feito de prata (Ag), as esferas são de níquel (Ni), a haste é o ferro (Fe), a tira é o cobre (Cu), a protuberância preto é manganês (Mn) ea protuberância cinza é cobalto (Co). O cobalto é principalmente misturado com outros metais para fazer ligas. Níquel e manganês podem ambos ser misturado com ferro para fazer diferentes tipos de aço. Produtos químicos de prata são usados em fotografia. O cobre é utilizado na fiação elétrica. Em geral, os elementos de metais de transição são difíceis e inerte, e têm pontos de fusão elevados. Alguns são fortemente magnético, tais como ferro, cobalto e níquel. O cobalto é principalmente misturado com outros metais para fazer ligas. Níquel e manganês podem ambos ser misturado com ferro para fazer diferentes tipos de aço. Enxofre Sir William Ramsay. Ilustração do químico escocês Sir William Ramsey (1852-1916), apresentando uma palestra. Ramsay estudou na Alemanha sob Bunsen, obtendo seu doutorado em 1873. Depois de anos de ensino, ele começou a pesquisar em nitrogênio, em 1892. Em 1894, Ramsay isolou um novo gás a partir de uma amostra de azoto do ar-derivada, e identificou-o usando um espectroscópio. Era um elemento totalmente inerte que chamou de árgon. Nos anos seguintes ele isolou e identificou o hélio, neônio, criptônio e xenônio. Para este trabalho, Ramsay foi nomeado cavaleiro em 1902 e ganhou o Prêmio Nobel 1904 de Química. Ilustração tirada da revista Vanity Fair em 1890. Kriptônio Vitamina B12 Al-Rabtah fábrica de armas químicas, a Líbia Salinas na Tanzânia
Full transcript