Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O Boticario

Desenvolvimento Sustentavel PUCPR
by

Carlos Aguilar

on 27 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Boticario

photo credit Nasa / Goddard Space Flight Center / Reto Stöckli O Boticário é uma empresa do Grupo Boticário e a maior rede de franquias em perfumaria e cosméticos do mundo. São 3.200 lojas da marca no Brasil, divididas entre cerca de 900 franqueados. A rede gera, aproximadamente, 22 mil empregos diretos e indiretos no país. Desde a primeira fórmula, criada na pequena farmácia de manipulação, no final da década de 70, O Boticário já entendia o que as pessoas buscavam em seus produtos.

Hoje, com mais de 800 itens no portfólio (perfumaria, cuidados pessoais e maquiagem), a marca oferece soluções completas de beleza e encanta consumidores de todas as idades. Água A água é um dos insumos mais relevantes na linha de produção. A captação desse recurso é feita de maneira controlada por meio da rede pública de abastecimento para promover o uso eficiente do recurso. O consumo bruto de água apresentou, em 2011, uma redução de 6%, totalizando 63.882 m³. Outro fator que contribuiu para a redução no consumo foi a reutilização de 7.027 m³ – 11% do total – volume equivalente a mais de 25 piscinas olímpicas cheias. Já o indicador de consumo relativo apresentou, no mesmo período, uma redução de 26%, tendo como resultado 0,386 m³/mil unidades produzidas.
Energia e emissões de gases de efeito estufa Ações de ecoeficiência na rede de franquias O Boticário.
Novo sistema de iluminação nas lojas reduz consumo.
Programa Reciclagem de Embalagens Nossos processos produtivos A adoção desse processo resulta na diminuição do tempo final de fabricação, menor demanda energética, redução de emissões de gases de efeito e economia de água.

Em 2011, a técnica foi utilizada para 85% das formulações passíveis de aplicação em cremes e loções, nas quais observou-se 10% de redução no tempo médio do processo. Com base nesses resultados, definiu-se que essa técnica será incorporada ao desenvolvimento de novos produtos.
Foco na embalagem A fim de contribuir com a redução do impacto ambiental e também para oferecer um produto ainda mais acessível ao consumidor, a empresa procura utilizar refis nos seus produtos. Essa opção de compra é oferecida para o consumidor em algumas linhas. Além da minimização da geração de resíduos, os refis lançados em 2011 apresentam uma redução média de 62% do impacto ambiental e 23% de redução de preço.

Para informar a existência dessa opção ao consumidor, O Boticário começou a inserir legendas ("Este produto contém refil") na embalagem dos produtos, entre outras sinalizações nas lojas, na internet e em ações promocionais. Os produtos adotados para o uso do refil são principalmente as categorias de uso contínuo, como cremes hidratantes e corporais, e desodorantes.) Otimizar recursos naturais para garantir beleza no futuro Gestão de recursos naturais nos processos produtivos envolve tratamento de resíduos, redução no consumo de energia, reúso de água, entre outras iniciativas.

Nas etapas de industrialização e distribuição dos produtos do Grupo Boticário, a empresa prioriza o uso racional dos recursos naturais, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais de seus processos, por meio da identificação, definição de metas e monitoramento periódico dos aspectos significativos, sendo eles: consumo de água e energia, emissões de gases de efeito estufa e de resíduos. Efluentes Na planta de São José dos Pinhais, a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) tratou 36.826 m³ – equivalente a mais de 14 piscinas olímpicas – volume 28% menor que o tratado em 2010 em virtude da redução no consumo absoluto de água. O método utilizado foi o de lodo ativado, responsável pela redução da Demanda Bioquímica de Oxigênio(DBO) e pela garantia do controle integral do processo. Vale mencionar que a técnica de tratamento de água do Grupo Boticário descarta esse efluente em padrões e características superiores àquelas encontradas no corpo receptor. Energia e emissões de gases de efeito estufa Resíduos sólidos "Acreditamos que a sustentabilidade deve estar nas atitudes de cada pessoa que interage com nossa organização"Miguel Krigsner. A troca do luminoso na rede de franquias O Boticário correspondeu a uma ação de ecoeficiência que combinou benefício visual com economia de energia e diminuição da necessidade de manutenção. Até o fim de 2011, 2.532 lojas haviam substituído o box de acrílico com a logomarca por um letreiro em LED. A previsão para 2012 é de que outras 272 lojas promovam a troca. Considerando todos os resíduos gerados, o volume total de material reutilizado pelo Grupo Boticário em 2011 correspondeu a 2.142 t, das quais 118 t foram classificadas como resíduos perigosos e 2.024 t como não perigosos. Já o volume total de materiais reciclados atingiu o valor igual a 1.603 t, sendo 14 t de resíduos perigosos e 1.589 t de resíduos não perigosos. Integrantes Carlos Narciso Aguilar Rodríguez
Felipe Schmidlin
Flavio Schmidlin
Gerson Luis Cardoso Júnior
Leandro Ferreira Ricci
Full transcript