Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

Joana Baptista

on 28 February 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

Finalmente Efeitos dos media Comunicação de massas, gosto popular e acção social organizada Funções fora da estrutura, propriedade e controlo dos media . Atribuição de status
"Os meios de comunicação conferem prestigio e fortalecem a autoridade dos indivduos e grupos pela legitimação do seu status" Funções dentro da estrutura dos media . Manutenção do status da sociedade (conformismo)

. Impacto sobre o gosto popular Condições para maximizar o efeito da propaganda Monopolização Paul F. Lazarsfeld e Robert K. Merton Contextualização Paul F. Lazarsfeld Robert K. Merton (1901-1976) * Notas biográficas . O medo irracional .
. Meios de comunicação utilizados para manipular audiências.
. Meios de comunicação em massa como avenida para a deterioração do gosto popular e padrões culturais populares 3 elementos relacionados com a preocupação dos efeitos dos meios de comunicação de massa: 1 medo indiscriminado face a um monstro abstracto - insegurança quanto à posição social e valores com frágil sustentação - propaganda surge como ameaça. 2 preocupação com os efeitos actuais dos meios de comunicação num público extenso e possibilidade da derrota de faculdades críticas e um conformismo irreflectido. 3 perigo: estes instrumentos de comunicação de massa venham a constituir uma ampla abertura para a deterioração de gostos estéticos e dos padrões de cultura popular. Linhas de investigação:

a) investigação sobre os efeitos
b) investigação sobre as funções
c) investigação sobre os usos As mesmas condições que levam à máxima eficácia dos meios de comunicação de massas operam no sentido da manutenção da estrutura cultural e social vigente e não tanto no sentido da mudança. . Reforço das normas sociais
"Os meios de comunicação dão inicio à acção social organizada ao revelarem situações discrepantes dos padrões morais publicos" . Disfunção narcotizante
"(...) a existência de amplas massas da população politicamente apáticas e inertes (...)" (1910-2003) PARADOXO

Os meios de comunicação de massas provam ser mais eficazes quando operam em situação de monopólio virtual ou quando o objectivo é canalizar em detrimento de modificar atitudes básicas ou ainda quando operam em conjunto com o contacto interpessoal. Contudo, dificilmente estas condições se concretizam. Lazarsfeld, Paul e Robert Merton (2000 [1948]), “Comunicação de massas, gosto popular e organização da acção social”, in Luiz Costa Lima (selecção), Teoria da Cultura de Massa, São Paulo, Paz e Terra: 109-131 Conformismo social - os meios de comunicação contribuem para a manutenção do sistema económico-social.
"(...) além de reiterar a ordem vigente, recusam-se a levantar questões essenciais no tocante à estrutura social", enfatizam o conformismo e restringem o desenvolvimento da capacidade critica." Impacto sobre o gosto popular: "o gosto estético e intelectual foi desvirtuado pelo influxo de produtos em massa". Embora mais instruidas, as audiências são, no geral, menos cultas. "hiato entre instrução e compreensão", "as pessoas lêem mais e compreendem menos". * Três condições devem ser satisfeitas em prol da propaganda com objectivos sociais Canalização Suplementação "Concretiza-se quando não se manifesta qualquer oposição crítica na esfera dos meios de comunicação", "ocorre na falta de contrapropaganda".
Característica de uma estrutura política de natureza autoritária, mas encontra-se, de modo semelhante, noutros sistemas sociais: ex esforços de guerra nos E.U.A., propaganda comercial (ídolos). Monopolização Canalização Publicidade: orientada no sentido da canalização de padrões de comportamentos e atitudes pré-existentes;
Propaganda: luta por objectivos que entram em conflito com atitudes e comportamentos já enraizados.
"O sucesso da publicidade só podera acentuar os fracassos da propaganda" e nesse sentido "os meios de comunicação têm sido usados no sentido de canalizar atitudes básicas". Suplementação Influência recíproca entre meios de comunicação e influências na esfera pessoal.
Factores que contribuem para a eficácia da suplementação: - efeito reiterativo (discussões locais reforçam o conteúdo da propaganda em massa)
- meios de comunicação facilitam a tarefa do organizador local (são apenas obrigados a garantir que o ouvinte sintoniza a estação de rádio em que a doutrina será transmitida)
- presença de um representante do movimento nos meios de comunicação (status e prestigio) - organizador local aumenta audiencias para os meios de com. e estes legitimam o primeiro. "O papel dos meios de com encontra-se limitado a problemas sociais periféricos" e esses meios "parecem não dispor do grau de poder social que lhe é atribuido"; aliás, os meios de comunicação actuam mais no sentido de consolidar a estrutura da sociedade do que no sentido de contribuir para a sua alteração: monopólio virtual pelo mundo comercial, mais interessado em canalizar do que em mudar atitudes; os contactos sociais reforçam os padroes culturais dominantes.
"Em suma, auxiliam na manutenção da presente estrutura social e cultural" -> perspectiva funcionalista. Estrutura de propriedade e operação - os efeitos sociais dos meios de comunicação de massas variam consoante o sistema de propriedade e controlo: "Considerar os efeitos sociais dos meios de comunicação norte-americanos equivale a tratar, apenas, dos efeitos desses meios enquanto empresas de propriedade dirigidas pela motivação do lucro".
Full transcript