Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

INTRODUÇÃO AO ESPORTE ADAPTADO: HISTÓRIA, EVOLUÇÃO E ATUALID

No description
by

Otávio Rodrigues

on 11 March 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of INTRODUÇÃO AO ESPORTE ADAPTADO: HISTÓRIA, EVOLUÇÃO E ATUALID

INTRODUÇÃO AO ESPORTE ADAPTADO: HISTÓRIA, EVOLUÇÃO E ATUALIDADES
Equipe Pedagógica - GIME

Historicamente pode-se perceber mudanças constantes de nomenclatura para atribuir uma identidade atualizada e devidamente contextualizada à prática de atividades físicas em se tratando de pessoas com deficiência.

Nesta disciplina vamos tratar do ESPORTE ADAPTADO. É sabido que : o esporte para pessoas com deficiência iniciou-se como uma tentativa de colaborar no processo terapêutico e logo cresceu e ganhou muitos adeptos. Atualmente, mais do que terapia, o esporte para esta população caminha até mesmo para o alto rendimento e o nível técnico dos atletas impressiona cada vez mais o público e os estudiosos da área da atividade física (GORGATTI, 2008).

Equipe Pedagógica - GIME

CONCEITOS E DEFINIÇÕES

ESPORTE ADAPTADO: FINALIDADES

A melhora geral da aptidão física já é conhecida como um dos benefícios que todo
indivíduo com ou sem deficiência pode usufruir pela prática da atividade física. Levando-se em consideração o fato de possuir deficiência, estes benefícios podem ainda se estender

ESPORTE ADAPTADO: QUANDO TUDO COMEÇOU

Para compreender um pouco as origens do Esporte Adaptado, clique na linha do tempo, ela irá apresentar alguns pontos de grande importância para o desenvolvimento destes esportes e demonstrar o crescimento do interesse na prática de atividades para pessoas com deficiência seja na concepção do esporte pela reabilitação ou pela competição.

Consulte o livro para saber como foi a trajetória do Esporte Adaptado no Brasil. (Pág 33)

A Tese de Doutorado do Prof. Paulo Ferreira Araújo
complementará seus estudos nesta área.

“DESPORTO ADAPTADO NO BRASIL: ORIGEM, INSTITUCIONALIZAÇÃO E ATUALIDADE”

ESPORTE ADAPTADO: SITUAÇÃO ATUAL

Para compreender a atual situação do Esporte Adaptado indicamos algumas leituras de artigos:
ESPORTE ADAPTADO: MODALIDADES

Até os Jogos Paraolímpicos de Sidney, os deficientes mentais leves e moderados participavam em uma classe única.
Posteriormente a isso o IPC considerou precária sua forma de classificação e os excluiu dos jogos Paraolímpicos . Desde então eles participam apenas do Special Olympics. Já os deficientes auditivos sempre participaram de competições separadas .

INTRODUÇÃO AO ESPORTE ADAPTADO:
O PROFESSOR


ESPORTE ADAPTADO: PAPEL DO PROFESSOR

O professor de Educação Física tem a responsabilidade de oferecer oportunidades significativas de participação e treinamento esportivo a alunos com deficiência. Pode ser, que em algumas escolas, não exista um programa esportivo específico para alunos com deficiência, porém, cabe ao professor de Educação Física orientar os pais de alunos com deficiência a respeito de recursos esportivos que estão a disposição de seus filhos.
Embora, o sentido de competição esteja enraizado na prática desportiva, o professor de educação física deve dar aos esportes adaptados o sentido mais amplo possível, adotando-o para abranger não só as experiências de competição, mas também as que envolvem atividades recreativas para o tempo de lazer, que permitem o deficiente ter uma vida saudável fora do ambiente escolar. (WINNICK, 2004)

ESPORTE ADAPTADO: PAPEL DO PROFESSOR

ESPORTE ADAPTADO: PRÁTICA NA ESCOLA

O esquema abaixo recebe o nome de Continuum de Integração no Esporte. Foi desenvolvido por Winnick, 1987 e destinado a melhorar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas.
Menos
restritivo
É essencial que o professor de Educação Física conheça cada deficiência presente em sua classe, entendendo suas limitações e possibilidades para que consiga desenvolver o máximo do potencial de cada aluno. Assim , será possível desenvolver programas que envolvam seus alunos regulares e aqueles que com alguma deficiência.
Além do material produzido especificamente para este curso temos alguns autores conceituados no campo da atividade física adaptada e que podem auxiliar o trabalho prático do professor
.

ESPORTE ADAPTADO: CONCLUSÃO

As oportunidades para que alunos sem deficiência participem de programas de esporte e lazer dentro e fora da escola são bem documentadas; a maioria das escolas de ensino fundamental e médio oferece uma ampla variedade de esportes ao aluno interessado. Entretanto, as oportunidades para alunos com deficiência nem sempre estão aparentes ou disponíveis. Embora a legislação federal incentive tal ação, muitas escolas tem sido lentas para responder às necessidades e aos desejos de seus alunos com deficiência.
Enquanto os educadores físicos não compreenderem a importante função que desempenham ao facilitar a participação esportiva dos alunos deficientes, estes ficarão sentados do lado de fora, sem fazer nada, olhando os outros participarem e imaginando como seria sentir a emoção de participar e competir.


Bons estudos!!!
Full transcript