Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Villa Stein(1927) – Le Corbusier

No description
by

Lydiane de Melo

on 17 November 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Villa Stein(1927) – Le Corbusier

Villa Stein(1927) – Le Corbusier
Villa Stein(1927) – Le Corbusier

A Villa Stein foi contruída entre 1926 e 1928, em Garches, na França. A construção serviu de habitação para a família Stein e, depois, para Gabrielle Monzie que adicionou, com o conselho de Le Corbusier, um pavilhão superior. O luxo que essas casas apresentam fez com que os projetos modernistas fossem questionados por suas dimensões.
A obra possui como principal característica o fato de ser uma das duas obras de Le Corbusier nas quais estão presentes os ‘5 pontos da nova arquitetura’
Movimento Moderno
Iniciado na Europa, o modernismo foi um movimento que envolvia as áreas artísticas e culturais. Os principais ideais modernistas tiveram sua chegada ao Brasil a partir da primeira de década do século XX.
Os projetos modernistas eram marcados pelo racionalismo e funcionalismo, além de características como formas geométricas definidas, falta de ornamentação – a própria obra é considerada um ornamento na paisagem; separação entre estrutura e vedação, uso de pilotis a fim de liberar o espaço sob o edifício, panos de vidro contínuos nas fachadas ao invés de janelas tradicionais; integração da arquitetura com o paisagismo, e com as outras artes plásticas através do emprego de painéis de azulejo decorados, murais e esculturas.
Esta casa representa um passo importante onde estavam presentes os problemas de conforto, luxo e beleza arquitetônica.
“O mínimo vital”
Construções sobre é um sistema de pilares cilíndricos colocados livremente em relação a planta, proposto por Corbusier, no qual o térreo das construções fica livre, de forma a transformá-lo numa extensão do espaço externo e elevando a residência do solo.


Planta livre da estrutura: a divisão do interior é feita independentemente da configuração estrutural, de forma que as paredes divisórias não possuem função na sustentação do edifício.
pilares pilotis
Janela em fita: Lê Corbusier evita a solução tradicional de propor aberturas limitadas, ou muito verticais, procurando iluminação constante e homogênea, da mesma forma que o resultado.

Fachada livre: a disposição das aberturas nas fachadas é independente da configuração estrutural do edifício, e não junto a fachada; fachadas de composição livre.

Tetos planos/ terraço (jardim): evitando a cobertura tradicional de telhados, Lê Corbusier propõe a ocupação das últimas lajes dos edifícios com jardins, libertando do solo usos particulares.
Croquis
Casa inspirada na obra Villa Stein
Programa de necessidades:
- Cozinha
- Garagem
- Sala de estar
- Sala de televisão
- Biblioteca
- 2 Dormitórios com banho
- Suíte master
- Sala de jantar
- Lavanderia
- Quarto da empregada
A técnica construtiva utilizada foi alvenaria. E os elementos do MM presentes na obra são mucharabi, terraço jardim e janela em fita.
Full transcript