Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Cenários Educação

Palestra para escolas
by

Carlos Yukimura

on 12 July 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cenários Educação

“O analfabetismo do século 21 não será se as pessoas não sabem ler ou escrever, mas se estes não sabem aprender, desaprender e reaprender.”
Alvin Toffler
Objetivo: Oferecer aos participantes a reflexão sobre assuntos pertinentes e atuais a respeito do setor educacional, com o intuito de ampliar a visão estratégica da sua área de atuação.
O futuro da Educação
"O ritmo de mudança nos obriga a produzir um ser humano mais rápido, mais inteligente e de melhor qualidade. Os sistemas atuais estão impedindo que isso aconteça. Sistemas de ensino futuros serão desencadeados com o surgimento de um produtor de rápida padronização de cursos e um sistema de distribuição de um ponto único global. "
Professor
Estudantes
Bibliotecas
Internet
Empresas
Outras Instituições
Classe
skype
Base de Dados on line
www
e-mail
Base de Dados on line
rede social
rede social
rede social
rede social
e-mail
skype
skype
skype
TI etc
TI etc
TI etc
Arquitetura interdependente
Muito caro para customizar, necessita de padrão, todos os produtos de um único tamanho.
Interdependências na infra-estrutura de ensino.

Temporal
Lateral
Física
Arquitetura Modular
Facilmente configurada às necessidades particulares de cada cliente.
Aprendemos de forma diferente.
Estilos de aprendizado
Tipos de inteligências
Tempos diferentes de aprendizado
.. ainda nossas escolas se debatem e lutam em melhorar. A questão é que a maioria das salas de aula são estruturadas para uma educação monolítica em lotes. Portanto os alunos na sua maioria não estão aprendendo ou estão aprendendo de forma ineficiente..
Padronizado!!
Customizado!!
Clayton Christensen. "Disrupting Class"
Thomas Frey, Diretor Executivo e futurista Senior no Instituto DaVinci, fevereiro de 2007.
A Escola do Futuro: os “cenários” da OCDE
Sal Khan., Empreendedor Social
Seus vídeos são vistos 70.000 vezes /dia
cenários
Cenário
Poucos segundos depois de bater o sinal que anunciava o início da aula de ciências, os alunos do 6º ano começaram a entrar na classe da professora Leika Procopiak, cada um carregando seu próprio laptop, trazido de casa. Ao se acomodar nas mesas, nenhum deles tirou da mochila um caderno ou um livro. Abriram seus computadores, conectaram-se à internet (sem fio e de alta velocidade) e estavam prontos para aprender a lição do dia: fotossíntese. “Cada dupla decide quais das atividades fará hoje”, disse ela, no início da aula.

Sem usar a lousa e movimentando-se pela sala, Leika passou os 80 minutos seguintes orientando pesquisas em bancos internacionais de dados on-line sobre fontes de energia. Ajudou a fazer simulações gráficas de como variações da luz e da temperatura podem afetar o resultado da fotossíntese. Corrigiu exercícios propostos a partir de vídeos a que os alunos assistiram em sites especializados na web. Depois, cada dupla de alunos produziu um relatório, compartilhado com os colegas e com a professora pelo serviço de arquivos on-line Google Docs. O sinal marcando o fim da aula bateu e nenhum caderno saíra das mochilas.

Essa aula aconteceu na Graded School, uma das melhores escolas de São Paulo. É o tipo de atividade com que sonham pais deslumbrados com a parafernália tecnológica que atualmente é alardeada por colégios particulares. Escolas que muitas vezes cobram mensalidades mais altas por isso.
O Brasil ainda precisa dar um salto nesse campo. Em 2009, por exemplo, o país pediu o registro de apenas 464 patentes nos Estados Unidos, ao passo que a Coreia do Sul, no mesmo período, fez 23.950 requisições. "Nações que investem mais em pesquisa e desenvolvimento e que mantêm um setor produtivo mais inovador registram maiores e melhores indicadores econômicos e sociais", diz Luiz Ricardo Cavalcante, técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A capacidade de inovar
Acumular computadores na sala de aula ou nos laboratórios de informática como uma ferramenta para o modelo de sala de aula já existente ou como um objeto em si mesmo, não vai fazer a difenrença ou o milagre esperado. Em vez disso, temos de encontrar áreas de não-consumo para implantar aprendizagem baseado em computador que será livre dos processos de educação existentes. Uma vez implantada nessas áreas, ele pode criar raiz, começar a melhorar e ao longo do tempo, transformar a maneira de aprender dos alunos .
Clayton Christensen, Disrupting Class, 2009.
Há mais de 25 anos tenta-se comprovar a eficácia do uso da tecnologia no ensino. Mas depois de tanto tempo, e de tanto marketing, ainda resta a pergunta: usar tecnologia para ensinar faz os alunos aprender mais?
Miguel Nicolelis
É considerado um dos pesquisadores mais influentes na atualidade. Paulistano, residente nos Estados Unidos, Nicolelis chefia um dos laboratórios de neurociências mais avançados do mundo, na Universidade de Duke. Além disso, criou o Instituto Internacional de Neurociência de Natal, Rio Grande do Norte, um centro de referência mundial em educação científica.
Em 1990, criou a Fundação Ralston-Semler, com o objetivo de pesquisar e contribuir para a busca de soluções e inovações para a educação no país. Criador do projeto Lumiar/Synapses.
Ricardo Semler
O sucesso, porém, depende de como a tecnologia é usada. Não adianta trocar o caderno por notebook ou tablet sem ter estratégias e conteúdo para usá-los. Isso ficou claro em alguns fracassos no uso dos computadores.
Proposta
O objetivo é promover a Educação Científica, a fim de oferecer e difundir os princípios básicos do método científico, bem como o exercício da formação científica .... contribuindo para o processo de Inclusão Social
A proposta integra conteúdos de diferentes disciplinas que não se apartam da vida dos alunos, pois projetos científicos precisam servir à cultura e à coletividade, favorecendo a diversidade de olhar a realidade e de melhor compreendê-la para transformá-la sempre em patamares mais humanos.
Atividades
A proposta desenvolve-se em Oficinas e Laboratórios, na maior parte do tempo, porém, espaços .... todos são laboratórios de conteúdos, onde se processa e se produz concomitantemente, ensino e aprendizagem, sem perda de tempo.

....... onde se verificam grandes transformações.
Tais transformações, no nosso caso, ocorrem dentro de espaços e tempos, intencionalmente planejados para a produção de conhecimentos científicos relacionados à realidade sócio- histórica- cultural ......
Diferenciada ..... a escola de São Paulo..., não existem professores formais e muito menos salas de aula. No dia-a-dia, os alunos são acompanhados por educadores, que lá recebem o nome de “tutores” e auxiliam grupos de no máximo 20 alunos. Os estudantes, que têm entre 2 e 15 anos, aprendem também com “mestres”, ou seja, profissionais de diversas áreas do conhecimento, como médicos, psicólogos, arquitetos, físicos, chefs de cozinha, biólogos, entre outros, que vão até a escola e conversam com os alunos. O papo pode ser no pátio ou na casinha da árvore, se o tempo assim permitir.
Os fundadores do Google Larry Page e Sergei Brin, Jeff Bezos do Amazon, pioneiro criador de videogames Will Wright, fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, Peter Drucker o mestre da gestão moderna, entre alguns ilustres.
Curiosidade: Quem estudou em escolas Montessori
O método de aprendizagem Montessori, fundada por Maria Montessori, enfatiza um ambiente colaborativo, sem notas ou testes, multi-idade salas de aula, bem como a auto-aprendizagem e descoberta em blocos de tempo, principalmente para as crianças idades de 2 a 7 anos.
Inovadores
Modelo de Escola

Aprendizado baseado em projetos
As raízes do programa e currículo de HTH tem suas bases no trabalho de Larry Rosenstock e colegas no New Urban High School Project (NUHS). .....o projeto resumido possui um guia de planejamento centrada em princípios de projeto:
personalização,
conexão com o mundo adulto e
missão intelectual comum. 
Diários de Aprendizado (Learning Jounrnals)
edutopia é uma das iniciativas de alto imapacto em aderência bem sucedida que promove o aprendizado baseado em projetos levado muito a sério.
Arte rupestre, arte levantino espanhol. 6.000 AC. Abrigo de Chimiachas, no Parque Natural de la Sierra y los Cañones de Guara (Huesca, Espanha)
Aproximadamente 6.000 a 10.000 AC inventamos o quadro negro. (Arte rupestre)
Precisamos de uma nova arquitetura para as nossas escolas.
As nossas escolas usam conceitos de mesmo antes dos anos de 1800.
Buffett e os Gates: US$ 60 bi em filantropia (uma parte para educação)
A nova
filantropia
Qual é a diferença?
As cores e a roupa?
Gestão e Inovação
As conclusões transversais que emergem sugerem que para ser mais eficaz, um ambiente de aprendizagem deve seguir alguns "princípios" e que idealmente todos estes devem estar presentes :
Reconhecer os alunos como seus
participantes centrais,
incentivar seu engajamento ativo e desenvolver uma compreensão da sua própria atividade como aprendizes.
A evidencia disponível sugere que o principal impulsionador das variações na aprendizagem escolar é a qualidade dos docentes.
A qualidade de um sistema educacional se baseia na qualidade de seu corpo docente.
A transformação bem sucedida exige das escolas um novo profissional no qual o professor, de forma crescente se baseia em pesquisa, foco em resultados, orientado a trabalhar baseado em dados e focado em prazos, ao mesmo tempo que é globalizado.

Um profissional que aprende continuamente e segue o modelo de professores semelhante a médicos especialistas.

Isto sugere que a capacidade de uma escola bem sucedida seja determinada por muitos de seus ativos intelectuais ou seu capital intelectual até mesmo mais do que seu capital financeiro e físico.
A transformação bem sucedida exige das escolas um novo profissional no qual o professor, de forma crescente se baseia em pesquisa, foco em resultados, orientado a trabalhar baseado em dados e focado em prazos, ao mesmo tempo que é globalizado.

Um profissional que aprende continuamente e segue o modelo de professores semelhante a médicos especialistas.

Isto sugere que a capacidade de uma escola bem sucedida seja determinada por muitos de seus ativos intelectuais ou seu capital intelectual até mesmo mais do que seu capital financeiro e físico
.

Baseia-se na natureza social da aprendizagem e incentiva ativamente para que seja
bem organizada e fundamentada na cooperação
.

.... os profissionais de aprendizagem devem
estar muito bem sintonizados com as motivações dos aprendentes
e seu papel nas emoções da realização.

Ser extremamente
sensíveis às diferenças individuais
entre os alunos, incluindo seu conhecimento anterior.
Desempenhar com clareza as expectativas,
usar estratégias de avaliação consistentes
com essas expectativas, e dar ênfase em um feedback formativo.

Desenvolver
programas que demandem trabalho duro
e desafiam a todos
sem sobrecarga
excessiva.
Forte promoção a
"conexidade horizontal"
em todas as áreas e temas do conhecimento, bem como com a comunidade e o resto do mundo.
Conforme apontado por Lück (2000, p. 11), gestão escolar:
[...] constitui uma dimensão e um enfoque de atuação que objetiva
promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socioeducacionais
dos estabelecimentos de ensino orientadas para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento.
... a “Inovação” na escola como práticas pedagógicas que procuram algumas ou várias das seguintes metas:
Promover processos de aprendizagem ativos e independentes nos quais os estudantes assumem uma responsabilidade pela sua própria aprendizagem;
Proporcionar aos estudantes competências e habilidades na manipulação de informação;
Encorajar prática de trabalho colaborativo e aprendizagem baseada em projetos;
Individualizada de instrução de prover; para endereçar o direito de propriedade;
Decompor um configuração da aprendizagem tradicional sem tempo e espaço e “quebrar ou botar abaixo” as paredes de sala de aula;
Melhoria da coesão da natureza e social do entendimento sobre os como e porque os estudantes interagem com grupos e culturas, caso contrário eles não interagiriam.
Em última análise, melhorar o desempenho do sistema se resume a melhorar a experiência de aprendizado dos alunos em sala de aula
.
.......... os sistemas escolares atuam em três vertentes:
mudam a estrutura, ao estabelecer novas instituições ou tipos de escola, ao modificar os anos e níveis de escolaridade, ou descentralizar as responsabilidades pelo sistema;
mudam os recursos, ao alocar mais pessoal de educação nas escolas ou incrementar o financiamento do sistema;
e mudam os processos, ao modificar o currículo e melhorar a maneira como os professores ensinam e os diretores lideram.
As quatro lições da qualidade
"A qualidade de um sistema educacional não pode ser maior que a qualidade de seus professores".
escolher bons profissionais é uma das políticas mais disseminadas entre os países de alto desempenho. Na Coréia do Sul, considerado o modelo a seguir, os futuros professores do Ensino Fundamental são recrutados entre os 5% dos alunos com melhor desempenho no Ensino Médio - as notas de corte da carreira são altíssimas.
CUIDAR DA FORMAÇÃO DOCENTE
SELECIONAR SEMPRE OS MELHORES PROFESSORES
"A única forma de melhorar resultados é melhorar a instrução".
Em 50 anos, o Reino Unido tentou de tudo para melhorar a alfabetização. A formação deu resultados em apenas três anos.
NÃO DEIXAR NENHUM ALUNO PARA TRÁS
"Alto desempenho significa que todas as crianças devem ser bem-sucedidas".
PREPARAR GRANDES GESTORES
"Toda escola precisa de um grande dirigente"
sistemas de alto desempenho perceberam que bons gestores conjugam características pessoais - como a liderança - e competências técnicas.
Escola Eficaz
Encontro com os
PROFESSORES
Mauro M. Yuki
Diretor da Nortia Consultores
mauro@nortia.com
Sistemas de Educação
(Inovação)

Coreia do Sul
Finlândia
o sistema de ensino sulcoreano é homogêneo e uniforme. As escolas adotam o mesmo currículo, e recebem o mesmo montante de recursos públicos.
Existe um sistema de rodízio entre os professores, para evitar que os melhores fiquem concentrados em algumas escolas.
Para lecionar as crianças menores do ensino fundamental, somente são aceitos na Universidade de Educação, os 5% com melhor desempenho no ensino médio.
Apesar da capacitação ser rigorosa, existe compensação: bons salários, prestígio e possibilidade de crescimento profissional.
"Os primeiros seis anos na escola não são sobre sucesso acadêmico", disse Dr. Sahlberg. "Não medimos as crianças em tudo. É sobre estar pronto para aprender e descobrir a sua paixão. "
"O principal objetivo da educação é servir como um instrumento de equalização da sociedade"
"Só os Peixes Mortos seguem a Corrente"
A Finlândia foi contra a maré do "Movimento de Reforma da Educação no Mundo Todo," que é baseado nos seguintes temas centrais: a Concorrência, a Padronização, Baseado em Testes e Provas, na Prestação de Contas, Controle, etc.
Dr. Pasi Sahlberg
Um sistema que valoriza mais a igualdade do que a excelência.
Quem aqui quer ser professor?
de uma classe de 15, duas mãos subiram - uma delas um pouco relutante.
"No meu país, seriam de 25 por cento das pessoas", disse Dr. Sahlberg. "E", acrescentou, empurrando a mão no ar com entusiasmo, "seria mais assim."
Na Finlândia, quando se está na escola fica-se concentrado na escola, quando se sai é para fazer outras coisas, são tempos perfeitamente separados. Na Coreia, os alunos se levantam às 6h00 e voltam em casa às 21h00, e ainda têm que fazer trabalhos de casa. Para estes jovens, a escola e a educação é tudo na vida. Os finlandeses, entre o tempo na escola e os trabalhos de casa, passam um total de 30 horas por semana, face a 50 horas da Coreia.
Case Lumiar
Case Escola da Ponte
Diferenciada ...... No casarão dos anos 30 onde a escola de São Paulo, não existem professores formais e muito menos salas de aula. No dia-a-dia, os alunos são acompanhados por educadores, que lá recebem o nome de “tutores” e auxiliam grupos de no máximo 20 alunos. Os estudantes, que têm entre 2 e 15 anos, aprendem também com “mestres”, ou seja, profissionais de diversas áreas do conhecimento, como médicos, psicólogos, arquitetos, físicos, chefs de cozinha, biólogos, entre outros, que vão até a escola e conversam com os alunos. O papo pode ser no pátio ou na casinha da árvore, se o tempo assim permitir.
A Lumiar desenvolveu um sistema de governança escolar (ao invés de gerenciamento escolar) que organiza o currículo dentro de um sistema denominado "Mosaico". Esse modelo tem por objetivo identificar as competências e habilidades de cada aluno e a partir disso criar um portfólio de aprendizagem individual.
Essa metodologia visa aproveitar melhor as potencialidades dos estudantes e a partir disso formar cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade.
“O currículo dos estudantes segue o sistema Mosaico, em que o aluno escolhe o projeto que deseja participar”,
A diretora Maria Cláudia Leme Lopes da Silva, afirma: “Acreditamos que os alunos se desenvolvem melhor, com mais autonomia, se tiverem liberdade para decidir o que querem fazer, de acordo com seu interesse. Queremos formar cidadãos críticos, felizes e integrados socialmente”
Na Lumiar, o currículo é estruturado com base em competências e habilidades e contempla as áreas do conhecimento por meio de Projetos, Módulos de Aprendizagem e Oficinas.
Desde o Berçário até o Ensino Fundamental, a idéia que perpassa as ações dos mestres e tutores é sempre a de incluir o educando como sujeito ativo de seu processo de aprendizagem, sendo os Projetos, Módulos e Oficinas planejados de acordo com os interesses de cada grupo e indivíduo.
Um ditado finlandês
a escola foi fundada em 2002 e possui entre seus principios fazer com que haja um equilíbrio entre as diferentes classes sociais. Ou seja: entre os 61 alunos da escola, há desde alunos que pagam 100% da mensalidade até os que pagam 25%. Alguns alunos têm a oportunidade de pagar o valor simbólico de R$ 3 para poder freqüentar a escola. Trata-se de uma escola privada com “vocação” pública.
1976 - a instituição conta com cinco pólos escolares (escolas primárias e jardim de infância);
1980 - inaugurado um novo edifício (tipologia: escola de área aberta, tipo P3);
1997 - início do processo de autonomização relativamente ao Ministério da Educação – Agrupamento de Escolas;
2001 - indicação como "Escola Básica Integrada" (em princípio até ao 9º ano);
2005, Fevereiro – Firmado Contrato de Autonomia com o Ministério da Educação (única instituição a ter esse estatuto, durante muitos anos, no país);
2005-2006 - Escola Básica Integrada – até ao 9º ano de escolaridade (3º Ciclo)
não há séries, ciclos, turmas, anos, manuais, testes e aulas. Os alunos se agrupam de acordo com os interesses comuns para desenvolver projetos de pesquisa. Há também os estudos individuais, depois compartilhados com os colegas. Os estudantes podem recorrer a qualquer professor para solicitar suas respostas. Se eles não conseguem responder, os encaminham a um especialista.
Não há salas de aula, e sim lugares onde cada aluno procura pessoas, ferramentas e soluções, testa seus conhecimentos e convive com os outros. São os espaços educativos.
Há uma grande resistência em aceitar o modelo, que é baseado em três grandes valores: a liberdade, a responsabilidade e a solidariedade. Algumas pessoas consideram que todos precisam ser iguais e que ninguém tem direito a pensamento e ação divergentes.
Consideramos que quem nos ataca faz isso porque não foi nosso aluno e não aprendeu a respeitar o ponto de vista alheio.
Hoje,..stão designados por área. Na humanística, por exemplo, estuda-se História e Geografia; no pavilhão das ciências fica o material sobre Matemática; e o central abriga a Educação Artística e a Tecnológica.
O novo perfil do professor
Inovação nas Escolas
Inovação Incremental
Novos métodos pedagógicos
Novos espaços de ensino/aprendizado
Novas tecnologias educacionais
Inovação Semi-Radical
Novo PPP (mudança conceitual)
Novo Modelo de Atuação
Redefinir os papeis
Tecnologias educacionais
Inovação Radical
Novo Modelo Conceitual de Ensino / Aprendizado
Novo Modelo de Atuação
Uma nova Arquitetura da Escola e ambientes de Ensino / Aprendizado
Novos papeis dos profissionais na escola
Novas tecnologias educacionais
Pionerismo
José Pacheco
o educador português pode se orgulhar por ter transformado seu sonho em realidade. Há 28 anos ele coordena a Escola da Ponte. Apesar de fazer parte da rede pública portuguesa, a escola de ensino básico, localizada a 30 quilômetros da cidade do Porto, em nada se parece com as demais.
Escola da Ponte
Diversificação das aprendizagens. Promoção de autonomia e solidariedade. Alteração da organização da escola. Questionamento das práticas educativas dominantes.
O que caracteriza uma instituição ser de excelência?
Como sair do paradigma de escolas que ainda se encontram na era industrial?
Quais são os principais obstáculos para inovar na escola?
Questões
Escola Tradicional x Nova Escola
A questão não é copiar os modelos;
Não existe uma única solução;
É necessário considerar todas as nossas características regionais, culturais e de alta diversidade.
São modelos de referência, servem de inspiração e são uma luz de esperança de possibilidades.
"A educação é agora a prioridade econômicas número um na economia global atual"-
John Naisbitt, autor de Megatrends
invenção
“Um invento é uma idéia, um esboço ou um modelo de um dispositivo, produto, processos ou sistema novo ou aperfeiçoado.” Freeman (1975)
“Descobrimos o que já existia antes, embora para nos desconhecido; inventamos o que não existia antes”
“É a exploração bem sucedida de novas idéias”
"Inovação é a corporificação, combinação ou síntese do conhecimento em novos produtos, processos ou serviços que proporcionam valor de forma original e relevante" (Katz, 2003)
Para que Idéias e/ou inventos se tornem inovações, é necessário que elas sejam introduzidas com sucesso e aceitas pelo mercado.
Somente após isto se pode qualificar como inovação.
Inovação é o processo por inteiro, pelo qual uma organização gera novas idéias tecnológicas (invenção) e as converte em novos produtos, serviços comerciais e práticas de negócios, úteis e viáveis para ganhos econômicos (potenciais).
Uma definição orientada a processo
Inovação
importante
tipos de inovação
radical
incremental
arquitetural
“Inovação ‘incremental’ (menor) é apresentada pelas mudanças técnicas menores surgidas da acumulação de experiências na planta, assim como as melhoras de produto e/ou processo, introduzidas posteriormente à inovação maior.”
Katz (1971)
Inovação ‘radical’ (maior) seria aquela atividade criativa associada a gestão de mudanças tecnológicas maiores.”
Katz (1971)
as inovações que mudam a forma no qual
os componentes de um produto são
ligados e se encaixam, enquanto que o
conceito central é deixado (e desta
maneira a base do conhecimento
subjacente dos componentes) intacto.
O caso da inovação na batalha entre Xerox e Canon. A Canon usou a inovação arquitetural e no modelo de negócio. A chave foi deixar intacto o conceito, enquanto que realizou uma reconfiguração do sistema e suas conexões entre os componentes existentes.
disruptiva
As inovações disruptivas modificam a proposta de valor e se torna muito diferente à que existe até o momento. Basicamente de não muito bom desempenho. Porém, com o tempo avançam implacáveis. Normalmente, chegam ao mercado com um solução mais simples, barata ou conveniente.
Christensen listou dois tipos de inovações disruptivas:
Disrupções de novos mercados
Disrupções de baixo mercado
sustentadoras
A maioria das inovações tecnológicas que surgem, propiciam melhorias no desempenho aos produtos existentes, estas são tecnologias sustentadoras. Podem ser de natureza radical ou incremental. A taxa da melhoria de desempenho pode ser mais rápida que a demanda do mercado.
O conceito de “Open Innovation” se baseia na utilização de caminhos internos e externos para avançar no desenvolvimento de novas tecnologias
open
Invenção
(Department of Trade and Industry, UK)
Linguística: A capacidade de pensar em palavras e de usar a linguagem para dar expressão a significados complexos: Machado de Assis
Corporal-Sinestésica: A capacidade de manipular objetos e de refinar habilidades físicas: Pelé ou Michael Jordan.
Musical: A capacidade de distinguir e criar movimento, melodia, ritmo e tom: Wolfgang Amadeus Mozart.
O psicólogo Howard Gardner (de Harvard) é o pioneiro no campo das inteligências múltiplas.
Naturalista: A capacidade de observar padrões na natureza, identificar e classificar objetos e entender sistemas naturais e sistemas produzidos pelo homem: Jack Custoe
Lógica-matemática: A capacidade de calcular, quantificar, elaborar proposições e hipóteses e realizar complexas operações matemáticas: Albert Einstein..
Gardner define a inteligência como:
• A capacidade de resolver problemas que a pessoa enfrenta na vida real.
• A capacidade de gerar novos problemas a serem resolvidos.
• A capacidade de fazer alguma coisa ou oferecer um serviço que tenha valor no âmbito da cultura da pessoa.
Todos os produtos e serviços têm uma arquitetura, ou design, que determina
quais são as suas partes e como precisam interagir. O lugar em que duas determinadas partes se adaptam e se completam é chamado de interface.As interfaces existem em um produto, bem como entre grupos de pessoas ou entre departamentos de uma organização que precisam interagir uns com os outros.
O design de um produto é interdependente quando a maneira pela qual um componente é projetado e produzido depende da forma pela qual outros componentes são projetados e produzidos - e vice-versa.
No projeto modular de um produto não existem interdependências imprevisíveis no projeto dos componentes ou estágios da cadeia de valor do produto.

Componentes modulares se ajustam e funcionam em formatos bem entendidos e codificados.

Uma arquitetura modular especifica o ajuste e a função de todos os elementos de maneira tão completa que não é importante quem produz os componentes ou subsistemas, sendo essencial que eles preencham as especificações definidas.

Componentes modulares podem ser desenvolvidos em grupos de trabalho independentes ou por organizações diferentes, trabalhando separadamente.
É entrelaçado com quatro tipos de interdependências.
Modular
Interdependente
A arquitetura do sistema de ensino.
Algumas delas são temporais, você não pode estudar este assunto na nona série se você não cobriu aquela na sétima.
Existem as interdependências laterais também. Você não pode lecionar certas línguas estrangeiras de maneira eficiente porque para tanto teria de mudar a forma pela qual ensinamos a gramática portuguesa
e mudar a modalidade de ensino da gramática exigiria mudanças em outras partes do currículo de português.
Existem ainda interdependências físicas. Ensino baseado totalmente em projetos exige um novo layout e infraestrutura diferenciada.
Existem as interdependências hierárquicas. Mesmo bem-intencionadas, muitas vezes contraditórias, de autoridades do setor de ensino nos níveis local, estadual e federal, que condicionam o que acontece nas escolas.
Decisões sobre currículo e livros-texto .... também limitam a capacidade dos professores de inovar, especialmente em termos de currículo.
Qualquer mudança afetaria até como os professores são preparados e diplomados.
As pessoas aprendem de maneiras diferentes
Arquitetura
Qual o Relacionamento Professor-Aluno para o Novo Aprendizado?
14 de Setembro de 2013
O FUTURO DA EDUCAÇÃO: ESCOLA EFICAZ; OS CENÁRIOS DA ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO;
FUNDAMENTO DA GESTÃO: MANTER MELHORAR INOVAR;
GESTÃO E INOVAÇÃO: AS 4 LIÇÕES DA EDUCAÇÃO; DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO NO MUNDO;
INOVAÇÃO NA SALA DE AULA: CASES DE SUCESSOS; MUDANÇA DO PERFIL DO ALUNO;
COMO INOVAR: ESTRUTURA PARA INOVAÇÃO; METODOLOGIA DE INOVAÇÃO; OS RISCOS DA NÃO-INOVAÇÃO.
O Desafio de Inovar na Educação
Aula de Ponta Cabeça
(Flipping Classroom)
Manter
Melhorar
Inovar
Gestão
Atingir Metas
Gestão
O que é gestão ?
Elementos Chave de uma Organização
Modelo Pedagógico
Modelo de Atuação
O Professor
O Estudante
O desafio
A inovação nas instituições de ensino
Inteligências Múltiplas
Intrapessoal: A capacidade de construir uma autopercepção refinada e de usar este conhecimento no planejamento e determinação da própria vida: Sigmund Freud.
Espacial: A capacidade de pensar em formas tridimensionais, de perceber imagens externas e internas, de recriar. transformar ou modificar imagens, de transportar a si mesmo e a objetos pelo espaço, de produzir ou decodificar informação gráfica: Oscar Niemeyer..
Interpessoal: A capacidade de entender e interagir efetivamente com outros: Madre Teresa de Calcutá
.
Ou Professores Robôs
Necessidades
Funcionais
Emocionais
Pessoais
Sociais
Pessoas precisam realizar "tarefas" e contratam produtos e/ou serviços para dar conta do trabalho.
Tarefas funcionais
Alcançar desempenho acadêmico (vestibular - ENEM)
Eficácia no processo de ensino-aprendizado
Segurança
Conforto
Localização
Despertar o gosto pelo aprender sempre
Cumpre com a Função
Não Cumpre com a Função
Como desejo me sentir com o produto ou serviço
Como desejo ser percebido pelos outros
Atrativo = Latente
Exigido - Linear
Obrigatório
Função x Satisfação
Identidade institucional
Comunidade
Relacionamento interpessoal
Rede de contatos (networking)
Ter atividades sociais,
Compartilhar Interesses Culturais
Formação acadêmica e humana (Desenvolver valores)
Desempenho Acadêmico (Vestibular / ENEM)
Ensino de Qualidade
Criatividade / inovação
Proficiência em idiomas
Relacionamento interpessoal
Independência intelectual
TEMPO
Acompanhamentos especializados aos estudantes com dificuldades
Ter amizades
Convivência
Confiante para os testes da vida
Identidade
Curva de Valor da SouthWest
Conhecer as Necessidades e ter um Processo é a Chave da
Inovação
“Fracassos” trazem consigo um aprendizado… “erros”, por sua vez, não.
Não fracassei.

Apenas descobri dez mil procedimentos que não funcionam.
Stefan Thomke
Inovar na Educação exige disciplina e experimentação
Thomas Edison
O grande invento que perdura
Uma flipped classroom (Inversão da Sala de Aula) como uma classe em que as aulas expositivas são vistas em casa e o tempo de aula é usado para trabalhar no que se costumava ser atribuído como trabalho de casa.
O projeto EdX traz como ideia principal disponibilizar estruturas de conhecimento na nuvem, na forma de objetos digitais com conteúdo multimídia do seu portfólio de disciplinas presenciais. O participante poderá ser avaliado e receber certificado de participação com nota e tudo mais. O principal de tudo será free. Existirá opção de comprar certificado oficial do MIT a um preço interessante.
Inovação Disruptiva no Ensino Superior
o curso pioneiro “Introdução à Inteligência Artificial” ofertado entre Outubro a Dezembro de 2010.

O curso atraiu mais de 160.000 pessoas de mais de 190 países. Os cursos são oferecidos online, gratis e com certificado na conclusão do curso.

uma pequena comparação, Stanford tem um pouco mais de 15.000 alunos matriculados e a USP tem aproximadamente 73.000 alunos.

Colegio Fontán
Este é um sistema em que os alunos têm o seu próprio plano personalizado. Eles desenvolvem a autonomia e relacionam o que aprendem com a sua própria realidade, até que eles atinjam a excelência a seu próprio ritmo.

Processo de aprendizagem SERF (Sistem Educativo de Relacional Fontán)
Relação entre educadores, alunos e pais
O uso intensivo da tecnologia
Mais do que uma única escola, esta inovação educacional, nomeado Colegio Fontán, começou em 1957. Esta foi a primeira inovação de seu tipo a ser aprovado pelo Ministério da Educação da Colômbia. A escola foi premiada com a "Ordem da democracia" pelo Congresso colombiano em 1985, e o sistema foi implementado em escolas públicas e privadas na Colômbia e Espanha. Há planos para implementar este sistema no Haiti em um futuro próximo (com o apoio do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento), e nas escolas na Europa e na América do Sul.

Servo, um modelo formal de auto-aprendizagem, é usado para projetar um projeto educativo pessoal, baseada em habilidades de cada aluno que trabalha em sintonia com o ritmo de aprendizagem individual do aluno.

Isso leva a excelência em cada disciplina e destaca o potencial de cada indivíduo. Também desenvolve, competências pessoais, sociais, emocionais e intelectuais de cada aluno, que são essenciais para a integração e compromisso com a comunidade do aluno e seu país.

Blended Learning
Inovação Chave e Áreas Temáticas
Innova School
Este é um sistema em que os alunos têm o seu próprio plano personalizado. Eles desenvolvem a autonomia e relacionam o que aprendem com a sua própria realidade, até que eles atinjam a excelência a seu próprio ritmo.

Blended Learning
Inovação Chave e Áreas Temáticas
Bogotá Colombia
Lima - Peru
Nasce de um grupo de empresários que estão dispostos a ajudar a resolver um dos maiores problemas do país , a educação , proporcionando o acesso das crianças peruanas a uma educação de qualidade.
A Rede de Escolas Innova Schools, é uma instituição privada de ensino, de uma forma abrangente e moderna, oferece aos alunos uma formação personalizada apoiada por princípios e valores. Esta formação visa O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL de todos os alunos aprimorarem suas habilidades para o sucesso na vida.
Como contribuição para o progresso da educação no Peru e na melhoria do ensino privado , em 2004, começou o desenvolvimento da rede Innova Schools com um objetivo principal: oferecer às crianças a educação de padrão Internacional.

“Conseguir que as crianças do Peru tenham acesso a uma educação de padrões internacionais"

Visão
Innova Schools é o projeto mais ambicioso de ensino privado na América Latina, planeja se tornar a maior rede de escolas na região (América do Sul) até 2018. Operando atualmente com 22 escolas na capital (Lima) e províncias, a empresa terá pelo menos 70 escolas de classe mundial em todo o Peru até 2016.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou que aprovou um empréstimo de até US $ 15 milhões à Rede de Colégios Peruanos para ajudar a financiar a expansão da rede de escolas Innova School, do Grupo Interbank.
O BID disse que o empréstimo será usado para expandir a Rede de Colégios Peruanos duas de suas escolas existentes e também construir mais 21 novas unidades em Lima e províncias. Assim, acrescentou, referida cadeia conseguido admitir mais de 23.000 estudantes adicionais ao longo dos próximos três anos.

Escalabilidade
Crescimento
Cenários e Tendências
A inovação é o motor da educação de transformação
Professor
Estudantes
Bibliotecas
Empresas
Outras Instituições
Classe
VOIP
Base de Dados on line
www
e-mail
Base de Dados on line
rede social
rede social
rede social
rede social
e-mail
skype
skype
VOIP
TI etc
TI etc
TI etc
Arquitetura interdependente
Muito caro para customizar, necessita de padrão, todos os produtos de um único tamanho.
Interdependências na infra-estrutura de ensino.

Temporal
Lateral
Física
Arquitetura Modular
Facilmente configurada às necessidades particulares de cada cliente.
Aprendemos de forma diferente.
Estilos de aprendizado
Tipos de inteligências
Tempos diferentes de aprendizado
.. ainda nossas escolas se debatem e lutam em melhorar. A questão é que a maioria das salas de aula são estruturadas para uma educação monolítica em lotes. Portanto os alunos na sua maioria não estão aprendendo ou estão aprendendo de forma ineficiente..
Padronizado!!
Customizado!!
Clayton Christensen, Disrupting Class, 2009.
Linguística
M. de Assin
Corporal-Sinestésica
Musical
Mozart
O psicólogo Howard Gardner (de Harvard) é o pioneiro no campo das inteligências múltiplas.
Naturalista Chico Mendes
Lógica-
matemática
Inteligências Múltiplas
Intrapessoal
Sigmund Freud
Espacial
Niemeyer
Interpessoal
Madre Teresa
BLENDED LEARNING
Aprendizagem em Sala de Aula Física
APRENDIZAGEM
- PERSONALIZADA
- BASEADO NO DOMÍNIO
-NO PRÓPRIO RITMO
- ALTAS EXPECTATIVAS PARA OS ESTUDANTES
- APROPRIAÇÃO DO ESTUDANTE

Aprendizagem On-line
Quatro fatores impulsionarão a substituição.
A aprendizagem online continuará sendo aperfeiçoado, como ocorre com todas as disrupções de sucesso. Ele se tornará mais agradável e tirará plena vantagem das mídias online.
A capacidade de aluno, professores e pais de escolher um rumo de aprendizagem, através de cada conjunto de matérias que se adaptem às necessidades dos alunos – a transição da tecnologia baseada em computador para a centrada no aluno;
Uma perceptível escassez de professores;
Os custos terão uma redução à medida que crescer a escala do mercado.

a linha de produção produz alunos:
A, B, C, D ou nota 10, 9, 8, 7.......0
Motivação
Blended learning
é um programa de educação formal em que um aluno aprende:
(1) pelo menos em parte, através da aprendizagem on-line, com algum elemento de controle do aluno ao longo do tempo, lugar, percurso e / ou ritmo;
(2) pelo menos em parte, em um local físico supervisionado fora de casa;
(3) e as modalidades ao longo caminho de aprendizagem de cada aluno dentro de um curso ou assunto são conectados para fornecer uma experiência integrada de aprendizagem.
Clayton Christensen Institute
Gardner define a inteligência como:
• A capacidade de resolver problemas que a pessoa enfrenta na vida real.
• A capacidade de gerar novos problemas a serem resolvidos.
• A capacidade de fazer alguma coisa ou oferecer um serviço que tenha valor no âmbito da cultura da pessoa.
Extrínseca
Intrínseca
Novas habilidades
Expectativas do trabalhador no novo século
Nós acreditamos que uma das principais razões pela qual tantos alunos mostram-se desmotivados na escola ou nem vão à aula é que a educação não é uma necessidade para eles.
A educação é um serviço que eles podem contratar para atender uma necessidade – mas não é uma necessidade primária.....

A nossa hipótese é que existam duas necessidades principais diárias para a maioria dos alunos:

ELES QUEREM SE SENTIR BEM-SUCEDIDOS E PROGREDIR E
QUEREM SE DIVERTIR COM OS AMIGOS.


C. Christensen e Horn. Harvard Business School
Salas de Aula (hoje)
Ambientes de Aprendizagem
Blended Learning
Ambientes consistentes com o mundo adulto do trabalho
Salas de Aula centradas no aluno
Blended Learning
Aprendizagem Ativa
Aprendizagem Baseada em Projetos
ELES QUEREM SE SENTIR BEM-SUCEDIDOS E PROGREDIR
QUEREM SE DIVERTIR COM OS AMIGOS.
Empreendedores
Sal Khan., Empreendedor Social
Seus vídeos são vistos 70.000 vezes /dia
Inovadores
Rede de Facilitadores
Aprendizado baseado em projetos
edutopia é uma das iniciativas de alto imapacto em aderência bem sucedida que promove o aprendizado baseado em projetos levado muito a sério.
A nova
filantropia
Case Lumiar
Case Escola da Ponte
Diferenciada ...... No casarão dos anos 30 onde a escola de São Paulo, não existem professores formais e muito menos salas de aula. No dia-a-dia, os alunos são acompanhados por educadores, que lá recebem o nome de “tutores” e auxiliam grupos de no máximo 20 alunos. Os estudantes, que têm entre 2 e 15 anos, aprendem também com “mestres”, ou seja, profissionais de diversas áreas do conhecimento, como médicos, psicólogos, arquitetos, físicos, chefs de cozinha, biólogos, entre outros, que vão até a escola e conversam com os alunos. O papo pode ser no pátio ou na casinha da árvore, se o tempo assim permitir.
A Lumiar desenvolveu um sistema de governança escolar (ao invés de gerenciamento escolar) que organiza o currículo dentro de um sistema denominado "Mosaico". Esse modelo tem por objetivo identificar as competências e habilidades de cada aluno e a partir disso criar um portfólio de aprendizagem individual.
“O currículo dos estudantes segue o sistema Mosaico, em que o aluno escolhe o projeto que deseja participar”,
A diretora Maria Cláudia Leme Lopes da Silva, afirma: “Acreditamos que os alunos se desenvolvem melhor, com mais autonomia, se tiverem liberdade para decidir o que querem fazer, de acordo com seu interesse. Queremos formar cidadãos críticos, felizes e integrados socialmente”
Na Lumiar, o currículo é estruturado com base em competências e habilidades e contempla as áreas do conhecimento por meio de Projetos, Módulos de Aprendizagem e Oficinas.
Desde o Berçário até o Ensino Fundamental, a idéia que perpassa as ações dos mestres e tutores é sempre a de incluir o educando como sujeito ativo de seu processo de aprendizagem, sendo os Projetos, Módulos e Oficinas planejados de acordo com os interesses de cada grupo e indivíduo.
a escola foi fundada em 2002 e possui entre seus principios fazer com que haja um equilíbrio entre as diferentes classes sociais.

há desde alunos que pagam 100% da mensalidade até os que pagam 25%.

Trata-se de uma escola privada com “vocação” pública.
1976 - a instituição conta com cinco pólos escolares (escolas primárias e jardim de infância);
1980 - inaugurado um novo edifício (tipologia: escola de área aberta, tipo P3);
1997 - início do processo de autonomização relativamente ao Ministério da Educação – Agrupamento de Escolas;
2001 - indicação como "Escola Básica Integrada" (em princípio até ao 9º ano);
2005, Fevereiro – Firmado Contrato de Autonomia com o Ministério da Educação (única instituição a ter esse estatuto, durante muitos anos, no país);
2005-2006 - Escola Básica Integrada – até ao 9º ano de escolaridade (3º Ciclo)
não há séries, ciclos, turmas, anos, manuais, testes e aulas. Os alunos se agrupam de acordo com os interesses comuns para desenvolver projetos de pesquisa. Há também os estudos individuais, depois compartilhados com os colegas. Os estudantes podem recorrer a qualquer professor para solicitar suas respostas. Se eles não conseguem responder, os encaminham a um especialista.
Não há salas de aula, e sim lugares onde cada aluno procura pessoas, ferramentas e soluções, testa seus conhecimentos e convive com os outros. São os espaços educativos.
Há uma grande resistência em aceitar o modelo, que é baseado em três grandes valores: a liberdade, a responsabilidade e a solidariedade. Algumas pessoas consideram que todos precisam ser iguais e que ninguém tem direito a pensamento e ação divergentes.
Consideramos que quem nos ataca faz isso porque não foi nosso aluno e não aprendeu a respeitar o ponto de vista alheio.
Hoje,..stão designados por área. Na humanística, por exemplo, estuda-se História e Geografia; no pavilhão das ciências fica o material sobre Matemática; e o central abriga a Educação Artística e a Tecnológica.
Pionerismo
José Pacheco
o educador português pode se orgulhar por ter transformado seu sonho em realidade. Há 28 anos ele coordena a Escola da Ponte. Apesar de fazer parte da rede pública portuguesa, a escola de ensino básico, localizada a 30 quilômetros da cidade do Porto, em nada se parece com as demais.
Escola da Ponte
Diversificação das aprendizagens. Promoção de autonomia e solidariedade. Alteração da organização da escola. Questionamento das práticas educativas dominantes.
Colegio Fontán
Este é um sistema em que os alunos têm o seu próprio plano personalizado. Eles desenvolvem a autonomia e relacionam o que aprendem com a sua própria realidade, até que eles atinjam a excelência a seu próprio ritmo.

Processo de aprendizagem SERF (Sistem Educativo Relacional Fontán)
Relação entre educadores, alunos e pais
O uso intensivo da tecnologia
Mais do que uma única escola, esta inovação educacional, nomeado Colegio Fontán, começou em 1957. Esta foi a primeira inovação de seu tipo a ser aprovado pelo Ministério da Educação da Colômbia. A escola foi premiada com a "Ordem da democracia" pelo Congresso colombiano em 1985, e o sistema foi implementado em escolas públicas e privadas na Colômbia e Espanha. Há planos para implementar este sistema no Haiti em um futuro próximo (com o apoio do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento), e nas escolas na Europa e na América do Sul.

Modelo formal
de auto-aprendizagem
, é usado para projetar um projeto educativo pessoal,
baseado em habilidades de cada aluno
que trabalha em sintonia com o ritmo de aprendizagem individual do aluno.

Isso
leva a excelência em cada disciplina
e destaca o potencial de cada indivíduo. Também desenvolve, competências pessoais, sociais, emocionais e intelectuais de cada aluno, que são essenciais para a integração e compromisso com a comunidade do aluno e seu país.

Blended Learning
Inovação Chave e Áreas Temáticas
Innova School
Blended Learning
Inovação Chave e Áreas Temáticas
Bogotá Colombia
Lima - Peru
Nasce de um grupo de empresários que estão dispostos a ajudar a resolver um dos maiores problemas do país , a educação , proporcionando o acesso das crianças peruanas a uma educação de qualidade.
A Rede de Escolas Innova Schools, é uma instituição privada de ensino, de uma forma abrangente e moderna, oferece aos alunos uma formação personalizada apoiada por princípios e valores. Esta formação visa O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL de todos os alunos aprimorarem suas habilidades para o sucesso na vida.
Como contribuição para o progresso da educação no Peru e na melhoria do ensino privado , em 2004, começou o desenvolvimento da rede Innova Schools com um objetivo principal: oferecer às crianças a educação de padrão Internacional.

“Conseguir que as crianças do Peru tenham acesso a uma educação de padrões internacionais"

Visão
Innova Schools é o projeto mais ambicioso de ensino privado na América Latina, planeja se tornar a maior rede de escolas na região (América do Sul) até 2018. Operando atualmente com 22 escolas na capital (Lima) e províncias, a empresa terá pelo menos 70 escolas de classe mundial em todo o Peru até 2016.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou que aprovou um empréstimo de até US $ 15 milhões à Rede de Colégios Peruanos para ajudar a financiar a expansão da rede de escolas Innova School, do Grupo Interbank.
O BID disse que o empréstimo será usado para expandir a Rede de Colégios Peruanos duas de suas escolas existentes e também construir mais 21 novas unidades em Lima e províncias. Assim, acrescentou, referida cadeia conseguido admitir mais de 23.000 estudantes adicionais ao longo dos próximos três anos.

Escalabilidade
Crescimento
Em 1990, criou a Fundação Ralston-Semler, com o objetivo de pesquisar e contribuir para a busca de soluções e inovações para a educação no país. Criador do projeto Lumiar/Synapses.
Ricardo Semler
A proposta é mudar o conteúdo, o método e a gestão:
Não haverá turmas, anos ou salas de aula.
Tablets e smartphones farão parte do material escolar dos alunos e docentes.
O conteúdo, as habilidades e as competências serão desenvolvidos nas aulas digitais da Educopédia, plataforma que inclui material de suporte para professores, como sequências didáticas com jogos digitais, vídeos e testes.
As provas serão aplicadas por meio do sistema avaliativo Máquina de Testes e a correção será automática, com resultados imediatos
É A CONCEPÇÃO DE UM NOVO MODELO DE ESCOLA QUE SE APROPRIA INTEGRALMENTE DE NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, COLOCA O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PODE GANHAR ESCALA.
O objetivo do Projeto GENTE é repensar o que é a instituição Escola.
O projeto piloto na Escola Municipal André Urani (na Rocinha - Rio de Janeiro)
terá o período de um ano e passará por um processo de sistematização e avaliação. A ideia é fazer com que o GENTE ganhe escala ao longo dos anos.
Ajustar o ritmo +
Ajustar a abordagem de aprendizagem +
Aproveitando interesses / experiências dos alunos
= Aprendizagem personalizada
Aprendizado baseado em projetos
As raízes do programa e currículo de HTH tem suas bases no trabalho de Larry Rosenstock e colegas no New Urban High School Project (NUHS). .....o projeto resumido possui um guia de planejamento centrada em princípios de projeto:
personalização,
conexão com o mundo adulto e
missão intelectual comum. 
Diários de Aprendizado (Learning Jounrnals)
Aprendizagem pelo Domínio
Modelos de Referência
Latinos
As previsões nos Estados Unidos nos dizem que em 2019, 50% dos cursos serão entregues online.
Inovação na sala de Aula. Clayton Christensen, Michael B. Horn e Curtis W. Johnson
Modelo Atual
Em 2012 a meta do Compromisso de São Paulo é que o estado tenha um dos 25 melhores sistemas de educação do planeta, e a carreira de professor seja uma das dez mais cobiçadas do país, num prazo de 18 anos.
Pernambuco iniciou este projeto desde 2004
Empresários, Governos e ONG: compartilham a meta de salvar a educação pública
A McKinsey incluiu a experiência de Minas Gerais,
estado que se destaca na melhoria dos indicadores de educação, no recém-lançado estudo
“O exemplo de Minas mostra que até sistemas de ensino mais fracos podem evoluir rapidamente quando adotam políticas adequadas”
“Como os sistemas escolares mais aperfeiçoados do mundo continuam a melhorar”
Mona Mourshed, sócia da consultoria de gestão McKinsey.


De todas as escolas brasileiras com nota acima de 7 no Ideb, 73% são mineiras. O segundo estado nesse ranking é São Paulo, com apenas 15% das escolas com notas acima de 7. Em 2009, a Osório alcançou a nota 8,3.

Minas Gerais
Sistemas para personalização de aprendizagem
Sistemas educação Um a Um
A aprendizagem para o domínio sugere que os alunos devam compreender adequadamente um dado conceito antes que se espere deles o entendimento de outro mais avançado.
A aprendizagem para o domínio não estruturava seu currículo em termos de tempo, mas em certas metas de compreensão e realização. Isso colocava a tradição inteiramente de cabeça para baixo.

Aprendizagem para o Domínio
No modelo tradicional, determinada quantidade de tempo de aula é dedicada a um tópico ou conceito específico; quando o tempo previsto acaba, toda a classe segue adiante, apesar de o domínio alcançado por cada aluno sobre a matéria variar bastante.
Aprendizagem baseada em competências ou Educação por Competências e Formação é uma abordagem para o ensino e aprendizagem mais frequentemente usado em aprender habilidades concretas do que aprendizagem abstrata.
NAVE
Parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Cultura e o Oi Futuro
Colégio Estadual José Leite Lopes, na Tijuca, Rio de Janeiro e Colégio Cícero Dias, em Boa Viagem.
A sede carioca foi escolhida pela Microsoft para integrar um time de 34 escolas inovadoras em todo o mundo.
o modelo Nave, uma no Rio e outra no Recife
Seus 420 alunos estudam em salas climatizadas em regime integral, das 7h às 17h. O pólo de educação digital oferece, além das disciplinas básicas, três opções de cursos técnicos:
programação de games, roteiros para mídias digitais e geração de conteúdo multimídia.
A Oi Futuro anunciou nesta quinta (14), no Rio de Janeiro, que espera levar o conceito de sua escola com foco em tecnologia e inovação para todo o País.
Full transcript