Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Risco país e investimento em portfólio

No description
by

paula rodigues

on 29 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Risco país e investimento em portfólio

Risco-país e
fluxo de investimentos em portfólio Risco-país Moody’s Standart & Poors Exemplos históricos sobre alterações de Risco-país: 1-Brasil Brasil: de 1994 a 2011 [1995] Eficácia do Plano Real. [1997] Crise Asiática. [2002] “Efeito Lula”. [2007] Mínima Histórica. [2008] Crise Financeira. 2-Espanha 3- Estados Unidos Manchete: “Brasil tem risco menor que EUA pela 1ª vez, mas mercado vê situação pontual.”
Do UOL Economia, em São Paulo* * Investimento em Portfolio - Trata-se de investimento de não residente no mercado financeiro e de capitais no País, sujeito a registro no módulo Portfolio do sistema Registro Declaratório Eletrônico (RDE).

* Registro Declaratório Eletrônico (RDE) é um sistema informatizado, estruturado em quatro módulos: Investimentos Estrangeiros Diretos (IED), Operações Financeiras (ROF), Investimentos em Portfólio (PORTFÓLIO) e Capitais Brasileiros no Exterior (CBE).

* No módulo RDE–Portfólio são registrados os investimentos externos no mercado de capital, mercado financeiro, fundos de investimento e DRs (Depositary Receipts). * O determinante básico da Teoria do Investimento em Portfolio é o diferencial da taxa de juros.

* O movimento internacional de capitais é influenciado pela interação de variáveis tais como expectativas, riscos e incertezas.

* Para o investidor internacional, a taxa de juros relevante corresponde à correção da taxa de juros nominal pela variação da taxa de câmbio. * As expectativas de desvalorização cambial podem induzir a uma saída do investimento de portfólio.

* Há expectativas de manutenção do câmbio sobrevalorizado.

* Investidores internacionais tendem a concentrar seus investimentos em um dado conjunto de países (países desenvolvidos e “mercados emergentes”). * Brasil - O investimento de portfólio é representado pela participação estrangeira na capitalização da Bovespa, em que o investimento estrangeiro em carteira é dividido pela capitalização do mercado.

* Em apenas 10 anos, o estoque mundial de investimento de portfólio externo aumentou mais de 300%, passando de 7,62 trilhões de dólares em 1998 para 31,57 trilhões de dólares em 2008.

* 95% do estoque mundial de ativos internacionais em 2008 se encontravam em apenas 20 países, dos 121 listados pelo Fundo Monetário Internacional. Destes 20 países, apenas 1 é considerado país emergente, a China. Conclusão Standart & Poor's evaluation Avaliação S&P
Full transcript