Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Trabalho Contas A Pagar e Receber

No description
by

Warley Silva

on 1 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Trabalho Contas A Pagar e Receber

Trabalho em Grupo Contas a Pagar e Receber Um metodo interessante de entender o processo de contas a receber e a pagar dentro do ciclo financeiro e na aplicação e geração do capital de giro e vizualziado na imagem abaixo: Gitman (2004), explica que prazo médio de recebimento é o tempo entre uma venda a prazo e a efetivação do pagamento com a entrada de recursos no caixa.

O objetivo de uma boa administração das contas a receber, é oferecer a empresa o mais rápido possível, recursos financeiros, sem perder vendas. Para isso a empresa deverá estabelecer os padrões de créditos, que nada mais é do que oferecer créditos para seus clientes (prazo de pagamento, limite de compras), desde que o cliente cumpra alguns requisitos, como cadastro limpo nos órgão de credito (Serasa, SPC), faturamento mínimo, entre outros. Depois será necessário acompanhar o desempenho de pagamentos do cliente e oferecer se for o caso mais crédito ou estabelecer uma política mais agressiva de cobrança caso o cliente esteja inadimplente.

Gitman (2004) conclui que a parte final do ciclo financeiro é o contas a pagar. O prazo médio de dias é contado a partir da compra do produto até o envio de pagamento para o fornecedor. Estabelecer longos prazos de pagamento para essas dívidas é de vital importância para a empresa, pois alongando a divida ela poderá ter um fluxo de caixa mais elástico priorizando os pagamentos essenciais como folha de pagamento e demais custos fixos. Introdução Contextualizando Obrigado(A) Para que uma empresa possa sobreviver no mercado, é necessário um equilíbrio em suas contas, ela deve manter um nível aceitável de capital de giro. Para isso, deverá escolher entre obter um grande lucro, associado ao alto risco e grandes dividas Contas a pagar (passivo circulante), ou em obter um lucro menor, com risco baixo e mais contas a receber (ativo circulante). GITMAN,L.J.Princípiosdaadministraçãofinanceira,10ed.,SãoPaulo:PearsonAddisn Wesley, 2004.


MATIAS,A.B.FinançasCorporativasdecurtoprazo:agestãodovalordocapitaldegiro.São Paulo: Atlas, 2007. Conclusão Toda empresa deve ajustar as suas necessidades dentro de seu ciclo financeiro. Para isso é necessário primeiramente:

* fazer um levantamento de suas compras e contas a pagar e a receber;

*Uma redução dos prazos de recebimentos e um aumento dos prazos de pagamentos podem ajudar em uma menor dependência de recursos;

*Caso a empresa não possua recursos financeiros necessários para se manter, deverá buscar esses recursos junto aos bancos ou empresas de Fomento Mercantil, sempre procurando o menor juro possível para elevar o mínimo possível esse passivo que se forma. Contas a Pagar O controle das Contas a Pagar fornece informações para tomada de decisões sobre todos os compromissos da empresa que representem o desembolso de recursos.

As contas a pagar são compromissos assumidos pela empresa, representadas por compra de mercadorias, insumos para produção, máquinas, serviços, salários, impostos, aluguel, empréstimos, contribuições, entre outros. O controle das contas a pagar deve ser uma tarefa de rotina da empresa, pois normalmente envolve com grande quantidade de dinheiro. Contas a Pagar O controle de contas a pagar possibilita a identificação dos seguintes elementos:


a)identificar todas as obrigações a pagar;

b)priorizar os pagamentos, na hipótese de dificuldade financeira;

c)verificar as obrigações contratadas e não pagas;

d)não permitir a perda de prazo, de forma a conseguir descontos;

e)não permitir a perda de prazo, de forma que implique no pagamento de multa e juros;

f)fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa;

g)conciliação com os saldos contábeis. Contas a Receber O controle das Contas a Receber fornece informações para tomada de decisões sobre um dos ativos mais importantes que a empresa dispõe, os créditos a receber originários de vendas a prazo. Contas a Receber O controle de contas a receber possibilita a identificação dos seguintes elementos,
além de outras informações:

a)a data e o montante dos valores a receber, os descontos concedidos, e os juros recebidos;

b)os clientes que pagam em dia; o montante das créditos já vencidos e os períodos de atraso;
c)as providências tomadas para a cobrança e o recebimento dos valores em atrasos;

d)identificar os principais clientes, o grau de concentração das vendas, e a qualidade e a regularidade dos clientes;

e)acompanhamento da regularidade dos pagamentos, e programar as ações para cobrança administrativa ou judicial;

f)fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa;

g)conciliação contábil. Contas a Receber OBSERVAÇÃO: Para a implantação do controle de contas a receber existe no mercado os modelos em papel (ficha), e também softwares (alguns até gratuitos), o adinistrador deverá verificar qual é o mais adequado a sua empresa. É comum nas pequenas empresas que o fato do proprietário dar mais atenção às operações diárias de compra/produção e venda, em detrimento da organização administrativa, lembre-se de quem tem o controle da empresa administra melhor, e assim pode conseguir melhores resultados. Capital de Giro ou Ativo Corrente é um recurso de rápida renovação (dinheiro,créditos estoques, etc.) que representa a liquidez da operação disponível para o negócio.

É uma importante ferramenta para tomada de decisões,pois se refere ao ciclo operacional de uma empresa, englobando desde a aquisição de matéria-prima até a venda e o recebimento dos produtos vendidos. Pós Graduação em Gestão Financeira e Controladoria CONTINUANDO... ACABOU??? ACABOU??? ACABOU??? ACABOU??? ACABOU??? ACABOU??? ACABOU??? ACABOU??? ACABOU??? NÃO!!!! FelipeCharles, Allysson e Fabiana Marcela
Full transcript