Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

PROBLEMAS AMBIENTAIS DA REGIÃO SUDESTE

No description
by

Helena Brito

on 14 October 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of PROBLEMAS AMBIENTAIS DA REGIÃO SUDESTE

PROBLEMAS AMBIENTAIS DA REGIÃO SUDESTE
ALAGAMENTOS
As chuvas no sudeste são muito preocupantes, principalmente nos últimos anos, onde elas vêm provocando alguns estragos, como os constantes alagamentos nas ruas de São Paulo e a tragédia do ano passado na Região Serrana do Rio de Janeiro. Em Teresópolis esses acontecimentos vêm ocorrendo com uma maior frequência, por isso o governo já está tomando medidas para minimizar esses problemas.
TRÂNSITO
As cidades do sudeste são as mais populosas do país, pois a maioria oferece grandes facilidades de vida. Com a constante melhora da vida brasileira, cada vez mais, as pessoas conseguem comprar seus carros e isso está contribuindo para o aumento de trânsito dessas cidades. As filas quilométricas de carro, para quem mora em cidade grande, já é uma coisa muito comum e cotidiana para a maioria. Apesar disso, é quase inevitável o estresse diário dos motoristas e isso pode ser extremamente prejudicial para a saúde deles. E os motoristas não são os únicos que são afetados, o meio ambiente também é, ja que com quanto mais horas os carros estão parados no transito, mais estão soltando gases poluentes a atmosfera.
DESMATAMENTO
Os ecossistemas mais expressivos do ponto de vista territorial da região Sudeste do Brasil são os da Mata Atlântica e Área Costeira, da Floresta Estacional Semi-Decídua e do Cerrado.

Grande parte das regiões naturais do Sudeste foram devastadas pelo intenso processo de ocupação humana e valorização econômica pela qual que a região passou, especialmente nos últimos dois séculos.
A Mata Atlântica, por exemplo, só é encontrada intacta em alguns poucos trechos da Serra do Mar.
POLUIÇÃO
A imensa concentração de pessoas provocam poluição no solo, água e ar. A poluição do solo ocorre principalmente nos lixões, que além de poluir o solo atinge também o lençol freático, a água é poluída através de esgotos sem tratamento, resíduos de produtos químicos descartados pela indústria e o ar que sofre alterações provenientes da emissão de gases de veículos com combustíveis fósseis (carros, ônibus e caminhões) e emitidos também por atividades industriais. Os diversos tipos de poluição podem provocar doenças como a hepatite, leptospirose e doenças respiratórias, comuns nos períodos de baixa umidade, dentre outras.
EFEITO ESTUFA
Velho conhecido, o Efeito Estufa é o resultado do acúmulo de gases na atmosfera terrestre. Ele faz com que a temperatura da Terra aumente, já que os gases lançados na atmosfera não são dissipados.

Uma das piores consequências do Efeito Estufa é o aquecimento global.
CHUVA ÁCIDA
Chuva ácida aumento da concentração de óxidos na atmosfera óxidos de enxofre óxidos de nitrogênio ácido carbônico pH da água centros urbanos altamente industrializados poluentes da atmosfera dióxido de enxofre óxido de nitrogênio combustíveis fósseis usinas elétricas movidas a carvão ácido sulfúrico diluído.
Full transcript