Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Pepsi

No description
by

Diana Brandão

on 12 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Pepsi

Enquadramento económico, histórico e político
Publicidade
Time line
Relação da marca com os designers
A Pepsi foi fabricada e comercializada pela PepsiCo, Inc. A primeira Pepsi-Cola (apresentada como “bebida de Brad”) foi criada por Caleb D. Bradham, um farmacêutico de Carolina do Norte, em 1893. Foi registrado como "Pepsi-Cola", em agosto de 1898, e depois simplesmente como "Pepsi", em 1961.
Formas, cores e tipo de letra do logotipo da Pepsi

O logotipo da Pepsi é amplamente considerado como um dos logos mais populares e reconhecidos da história do design gráfico e publicidade. Ela tem evoluído ao longo dos anos.

A primeira versão do logotipo da Pepsi foi introduzido em 1898, quando Bradham seleccionou um logotipo rabiscado para a primeira identidade corporativa da empresa. Mais tarde, Bradham decidiu reformular o logotipo da Pepsi numa versão mais personalizada. Como resultado, um redesign foi revelado em 1905.
O logotipo da Pepsi foi modificado mais uma vez em 1906, desta vez para incluir o slogan da empresa "The Original Pure Food Drink".

Durante um período negro na história da Pepsi-Cola, a empresa sofreu grandes perdas durante a crise do açúcar de 1933. Foi quando o slogan "Refrescante e Saudável" foi adicionada à garrafa. Quando os preços foram ainda mais reduzidos, a Pepsi-Cola voltou ao seu antigo logotipo.

Em 1940, o então presidente do concelho de administração da Pepsi-Cola, Walter Mack, introduziu a ideia de garrafas de 350mL com relevo (no vidro), e o novo design incluía uma coroa. Dentro de um ano, as cores da coroa da garrafa Pepsi foram alteradas para vermelho, branco e azul para imortalizar os esforços de guerra do país.

O logotipo da Pepsi adotou um visual "tampa de garrafa" em 1943. E incorporou o slogan "Bigger Drink, Better Taste". Quase duas décadas depois, em 1962, as duas marcas de alvo envolventes na "Pepsi" foram adicionados ao design. Mais uma vez, em 1973, um logotipo da Pepsi quadrangular foi introduzido com alterações de menor tipo de letra. Em 1991, a empresa comemorou a evolução do seu logotipo trazendo um novo design com um tipo de fonte em itálico e em maiúsculas.

Em 1998, ao comemorar 100 º aniversário da Pepsi-Cola, um novo logo foi revelado que sintetizou a impressionante inovação da marca icónica e reconhecimento global. A versão do logotipo da Pepsi em 2005 era composto de um globo tridimensional contra um fundo azul de gelo, e o design da anterior fonte utilizada foi trazida de volta à sua antiga glória.
O Arnell Group foi o responsável pela criação dos novos visuais para as embalagens de muitas das marcas do portfólio da empresa e também do novo desenho do logotipo da Pepsi. A faixa branca no meio do círculo no logotipo atual foi modificada para sugerir um sorriso, variando sutilmente o tipo de sorriso conforme o refrigerante (PEPSI, DIET PEPSI ou PEPSI MAX).






O novo logotipo da PEPSI – o 11º em mais de 100 anos – estreou oficialmente em 2009.
* Em 1893, o farmacêutico Caleb Davis Bradham criou um medicamento para combater a dispepsia, uma doença que é provoca por falta de pepsina no estomago. As pessoas começaram a consumir esse medicamento como uma bebida, devido ao seu fantástico sabor. As pessoas denominavam este medicamento como Brad’s Drink.

* Em 1898, esta bebida passou oficialmente a chamar-se Pepsi-Cola.

* Em 1902, Bradham dedicou-se integralmente a este novo negócio, fundando a Pepsi-Cola Company. Saiu a primeira nota publicitária no Bern Weekly.
* Em 1903,a marca foi registada e nesse ano conseguiram vender cerca de 30 mil litros de Pepsi, só em estabelecimento locais.

* Em 1904, bradham comprou um edifício e começa a engarrafar o refrigerante.

* Em 1906, foi criado um novo slogan e um novo logotipo para a marca. A Pepsi já tinha 15 sedes nos Estados Unidos e foi registada no Canada. A produção atingia os 150 mil litros anuais.

* Em 1907, já existiam 40 sedes da Pepsi-Cola Company e a marca foi registada no México.

* Em 1923, logo depois da 1ª Guerra Mundial, a Pepsi-Cola Company declara falência e bradham volta a abrir a sua farmácia. A Craven Holding Conporation comprou a Pepsi-Cola Company por 30 mil dólares.
* Em 1924, Roy C. Megargel, um corretor da bolsa de Wall Street, comprou a marca.

* Em 1931, abriu de novo falência. A empresa Lost Candy Company, comprou a empresa.

* Em 1934, durante a grande depressão económica americana, a companhia lançou as garrafas de 355ml ao preço das garrafas de 177ml, foi um sucesso. A Empresa reiniciou as atividades no Canada. Neste ano morreu o inventor da bebida, Caleb Bradham.

* Em 1940, o jingle “Nickel, Nickel” foi criado para a Pepsi

* Em 1945, o logotipo da Pepsi passou a ser representado por um globo, para representar uma forma de patriotismo, sendo oficializado para todos os produtos da empresa.
* Em 1950, ganha um novo logotipo chamado “Bottle Cap”. A Pepsi começa a ser importada para o Brasil.

* Em 1953, a Pepsi é oficialmente lançada no Brasil.

* Em 1962, as letras do logotipo foram redesenhadas e a marca passou a ser Pepsi em vez de Pepsi-Cola.

* Em 1964, é criado a Diet Pepsi, o primeiro refrigerante diatético.

* Em 1965, é fundada a Pepsico Inc., fusão da Pepsi-cola e da Fritolay.

* Em 1970, o refrigerante passa a ser comercializado em garrafas de 2 litros.
* Em 1984, Michael Jackson participa num comercial da Pepsi.

* Em 1991, o logotipo passa a ser a representação de um globo com as letras sobrepostas.

* Em 2000, haviam 250 sedes da Pepsi-Cola Company em 25 estados americanos.

* Em 2009, a marca renovou a imagem no mundo digital, com um novo desenho para o site. Apresentação no novo logotipo.
Arts and Crafts
Este movimento artistico tinha como características principais as linhas sinuosas, elásticas e flexíveis, na procura do movimento, do ritmo, da expressão e do símbolismo poético de intuito decorativo.
Tendo em conta estas características podemos dizer que o primeiro logótipo da Pepsi realizado em 1898 tem como base o movimento Arts and Crafts, sendo visível as linhas estilizadas dando movimento à imagem.
Expressionismo
Este movimento artístico tinha como características principais o distanciamento da figuratividade, ilusão da tridimensionalidade, resgate das obras primitivas e a utilização de cores e traços fortes.
Tendo em conta estas características podemos dizer que os logótipos realizados entre 1905 e 1940 tem com base o movimento do expressionismo, sendo visível a utilização de cores e traços fortes.
Pop- Art
Este movimento artístico tinha como características principais o detalhamento de figuras e objetos expressando de uma maneira diferente a vida consumista da sociedade. Tendo em conta estas características podemos dizer que o logótipo realizado em 1950 tem como base o movimento Pop-Art, sendo visível o detalhamento de figuras e objetos expressando também a vida consumista da época com o uso da carica das garrafas da Pepsi.
Op. Art
Este movimento artístico tinha como características príncipais o uso das cores para passar a ilusão de ótica ao observador, visando atingir o dinamismo. Os artistas usam tons vibrantes e círculos concêntricos dando a ideia de movimento e interação entre os objetos e o fundo.
Tendo em conta estas características podemos dizer que o logótipo realizado em 1962 tem base no movimento Op. Art sendo vísivel a utilização de tons vibrantes, círculos concêntricos dando a ideia de movimento e interação.
Minimalismo
Este movimento tem como características principais, o uso de poucos elementos e recursos, formas geométricas simples, poucas cores e simetria.
Tendo em conta estas características podemos dizer que o logótipo realizado tem como base o movimento Minimalismo, sendo visível o uso das formas geométricas simples, poucas cores e simetrias.
Diferentes épocas do design correspondentes ao percurso da Pepsi
Pepsi
1940
1950

1984
1962
1906
1898
O verão de 1898
Como de costume estava calor e humidade em New Bern, Carolina de Norte. Um jovem farmacêutico chamado Caleb Bradham começou a fazer experiencias com uma combinação de especiarias, sumos e xaropes na tentativa de criar uma nova bebida refrescante para servir os seus clientes.
Excedendo todas as expectativas criou a bebida conhecida no mundo inteiro por Pepsi-Cola.
1906 o Ínico

O logo da Pepsi foi resgistado
em 1906, uma época em que crescia a popularidade da marca, dos seus núncios,
promoções e slogans como " I'll cool you".

1940 2º Guerra Mundial

Até ao final da 2º Guerra Mundial todos podiam usufruir de uma pepsi por 5 centavos e a comunicação da marca assumiu um cariz patriótico e optimista.
Com o fim da guerra a pepsi expande-se pelo mundo, ao mesmo tempo nos Estados Unidos são lançados novos formatos de garrafas e novas embalagens - as latas.
1950 Inovação Continua
Durante a década foi adoptado, um novo logo incorporando a carica da Pepsi.
Em 1958 foi lançada uma nova garrafa " Swirl" e a marca estreou uma nova campanha publicitária, mais focada num estilo "Be Sociable, Have a Pepsi".
1962 - A Era da "Pepsi Generation"
Um marco foi alcançado na história da publicidade quando milhares de pessoas se identificaram com a "Pepsi Generation".
Uma nova geração que abraçava um novo estilo de vida e que acreditava que " o que está para vir é melhor do que o que fica para trás" esta nova campanha, sob o lema "Come Alive! You're in the Pepsi Generation", ditou um novo standard para a publicidade. Com esta nova geração mudaram-se também os hábitos de consumo e em 1964 nasceu a Diet Pepsi, uma nova bebida de baixas calorias.
1984 - Pepsi chega aos Tops de Venda
20 anos depois da "Pepsi Generation", um ponto de viragem na história da marca, com o lançamento da campanha "Pepsi. The Choise of a New Generation" que coloca a marca na vanguarda do espirito cultural contemporâneo.
O Michael Jackson e o seu famoso tema "Billie Jean" são as estrelas de uma série de anúncios da marca e foi o princípio de uma parceria de sucesso entre a pepsi e a música o que se mantém até aos dias de hoje.
1991
1991 - Globalização
Uma época marcada pelo investimento em novos mercados na Ásia, Europa de Leste, México e Argentina.
Nos Estados Unidos, a Pepsi continua o seu investimento em campanhas que até hoje marcam a história da publicidade.
O lendário Ray Charles juntou-se à família Pepsi e criou um novo jingle para a Diet Pepsi... "You Got the Right One Baby, Uh-Huh"
1998
1998 - O Novo Milénio
No final da década de 90, no centenário da marca, o "Pepsi Generation" transformou-se no "Generation Next" e foi lançado um novo look da marca para o novo Milénio.
Hoje

Hoje - O Futuro
Olhamos para a frente celebrando o presente mas sem esquecer o nosso passado e a nossa história mantendo o grande sabor Pepsi que gerações aprenderam a amar.
Full transcript