Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A cidade e as serras

No description
by

Gessica Karoline

on 16 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A cidade e as serras

A cidade e as serras

Nesta obra , Eça pretende criticar o progresso técnico , urgente e rápido , na virada do século XIX para XX . Eça de Queirós julgava ao fim da vida , que o homem só era feliz longe da civilização. Por isso , a temática mais forte da obra é contra a ociosidade dos que tem dinheiro na cidade e sua vida burguesa , ou seja , o acúmulo irrefletido de dinheiro .


- Pertence ao Realismo e Naturalismo de Portugal ,as características presentes na obra são:objetivismo (vê o mundo como ele é ) ,descritivismo (dá voracidade á obra) ,casamento arranjado, ironia (em relação ao comportamento humano) ,observação e análise (fatos presentes).

''O Realismo é uma reação contra o Romantismo : o Romantismo era a opoteose do sentimento - o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem .É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos - para condenar o que houve de mau na nossa sociedade '' ,

Eça de Queirós
É escrito em 1°pessoa, e como na maioria das obras de Eça de Queirós há um narrador-personagem José Fernades , amigo do protagonista Jacinto, desde os tempos de escola , e conta com admiração a história do amigo a quem chama-o de Príncipe da Grã-Ventura.
Este último romance de Eça de Queiróz foi publicado em 1901, um ano após sua morte . Retirado do conto Civilização ,tem sido considerado, junto com as obras 'A ilustre Casa de Ramires 'e 'Correspondência de Fradique Mendes ', uma trilogia,cujo ponto comum é a crítica ao ambiente social e urbano de Portugal.
A temática da obra
Foco narrativo
A obra A cidade e as serras (...)
''é uma reflexão sobre a condição humana .''
Trecho do livro
''E na verdade me parecia que , por aqueles caminhos através da natureza campestre e mansa - o meu príncipe (..), a minha prima Joaninha(...) e eu (...), tão longe de amarguradas ilusões e de falsas delícias(...), seguramente subímos para o Castelo da Grã-Ventura.''

A obra A cidade e as serras relata as transformações na maneira de o protagonista Jacinto encarar o mundo . Inicialmete ele se encontra na modernidade , vivendo em Paris , entusiasta das novidades tecnológicas. Depois de uma crise de ''fartura'',muito deprimido , reencontra o prazer de viver nas serras de Tormes (Portugal), em uma vida simples que anteriormente criticava.
Essa nova fase conscientiza o protagonista dos problemas sociais, levando-o a procurar conciliar os avanços tecnológicos com o modo de vido do local.




-José Maria Eça de Queirós.Seu nome muita vezes foi forma equivocada , grafado como Eça de Queirós.
-Nasceu na cidade de Póvoa de Varzim, no dia 25 de novembro de 1845.
-Diplomata e escritor , considerado um doa maiores escritores de todos os tempos .
-Abordava em suas obras diversos temas, mas tinhas características comuns em seus romances como:
pessimismo, ironia, humor e temas cotidianos.
-Morreu em Paris na França no dia 16 de agosto de 1900.
-Seu funeral foi feito em Lisboa no dia 17 de Agosto do mesmo ano .
Obras : ''A cidade e as serras ,''A ilustre Casa de Ramires '',''A Relíquia'',''A Tragéia da Rua das Flores'',''As Farpas '',''Contos de Prosas Bárbaras '',''O Crime do Padre Amaro'', ''O Mistério da Estrada de Sintra'',''O Primo Basílio '',''Os Maias '' e '' Uma Campanha Alegre ''.




Neste romance, o autor se dedica a mostrar a futilidade reinante em Paris e a satirizar as ideias positivas que deslubravam a juventude intelectual da época, que desprezavam as suas raízes e deixavam-se levar pelas tecnológias .


Conclusão
Biografia
Movimento literário
Full transcript