Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Apresentação Projeto WEB

No description

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Apresentação Projeto WEB

Projeto WEB desenvolvido para o curso de Especialização em Inovação em Mídias Interativas pela UFG
Grupo Brasfor

Encontrada em maior número no Pantanal, a onça pintada, também conhecida como jaguar, é o maior felino do continente americano. Essa é uma das inúmeras espécies de animais encontradas em um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, que se estende pelos territórios do Mato-Grosso, Mato-Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia.
Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Esse bioma recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril.
Pantanal
O bioma
Pampas
caracteriza-se por extensas planícies e colinas cobertas por pastagens naturais. Ocupando mais da metade do território do Rio Grande do Sul (63%), além de se espalhar pelo Uruguai e por algumas províncias argentinas, possui um clima subtropical com estações definidas e temperaturas amenas.
É o o quinto bioma brasileiro em extensão. Também chamado de Campos do Sul, Campos Sulinos ou Campanha Gaúcha; a vegetação nos Pampas constitue-se de campos cobertos de grama, plantas rasteiras, árvores e arbustos; abrigando aves (papagaios, perdizes e rolinhas) e mamíferos terrestres (gatos-do-mato, capivaras e tatus).
Em Tupi Guarani, Caatinga significa “mata branca”. Esse é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Típica de regiões com baixo índice de chuvas, podemos encontrá-la na região do semi-árido nordestino. Sua flora é formada por cactos e bromélias, dentre outros arbustos.

Ao contrário do que muitos pensam, sua fauna é bastante rica. Um dos animais encontrados em grande quantidade é o Carcará que em voo, assemelha-se a um urubu, mas é reconhecível por duas manchas de cor clara na extremidade das asas.

Caatinga
Com extensão aproximada de 2.036.448 km², o
Cerrado
é o segundo maior bioma da América do Sul e cobre 22% do território brasileiro. Nele, está a nascente das três maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aquífero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6,5 mil espécies de plantas já catalogadas.

No Cerrado predominam formações da savana e clima tropical quente subúmido, com uma estação seca e uma chuvosa e temperatura média anual entre 22°C e 27°C. Além dos planaltos, com extensas chapadas, existem nessas regiões florestas de galeria, conhecidas como mata ciliar e mata ribeirinha, ao longo do curso d’água e com folhagem persistente durante todo o ano; e a vereda, em vales encharcados e que é composta de agrupamentos da palmeira buriti sobre uma camada de gramíneas (estas são constituídas por plantas de diversas espécies, como gramas e bambus).
Cerrado

Pampas
A
Floresta Amazônica
é a maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil – ocupa quase metade (49,29%) do território nacional. Esse bioma cobre totalmente cinco Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima), quase totalmente Rondônia (98,8%) e parcialmente Mato Grosso (54%), Maranhão (34%) e Tocantins (9%). Ele é dominado pelo clima quente e úmido (com temperatura média de 25 °C) e por florestas. Tem chuvas torrenciais bem distribuídas durante o ano e rios com fluxo intenso.

O bioma Amazônia é marcado pela bacia amazônica, que escoa 20% do volume de água doce do mundo. No território brasileiro, encontram-se 60% da bacia, que ocupa 40% da América do Sul e 5% da superfície da Terra, com uma área de aproximadamente 6,5 milhões de quilômetros quadrados.

A vegetação característica é de árvores altas. Nas planícies que acompanham o Rio Amazonas e seus afluentes, encontram-se as matas de várzeas (periodicamente inundadas) e as matas de igapó (permanentemente inundadas). Estima-se que esse bioma abrigue mais da metade de todas as espécies vivas do Brasil.
Anderson Brito
Christina Dias
Elias Filho
Jitone Soares
Keyla Reis
Lairson Giesel
Wellyelton Gualberto
Meire Cunha
Cursistas
Orientação
Thamara Lima
Floresta Amazônica
Renata Rios
Marcio Costa
Síntese do Projeto WEB

O que é?
O AGSounds Braille (nomeado pela junção das palavras Accessibility, Geography, Sounds e Braille) é um aplicativo baseado na geolocalização que visa ensinar aos deficientes visuais Geografia por meio de sons com conexão à interatividade visual por meio do desenho cartográfico da Linguagem Braille.
O que o aplicativo irá fazer?
Como funcionará?
Funcionará por meio da geolocalização e dos gadgets (acessórios para tecnologia) acoplados aos smarthphones em conexão com navegadores WEB para que facilitem seu uso, promovendo a acessibilidade. Platafornas iOS, Android, Windows Phone e WEB.

O projeto abrange as áreas de Geografia, Música e Linguagem Braille como temáticas principais.
A transdisciplinaridade do projeto ocorre no atravessamento das áreas de Ciência da Informação, Tecnologia Braille e Tecnologia Musical (existentes nos softwares de leitura de voz, semelhante a sistema de GPS), Física (Produção da impressão em Braille automática na forma de desenho cartográfico) e cartografia Braille.

Conceito transdisciplinar
Por facilitar o aprendizado dos biomas brasileiros, pessoas com deficiência visual se interessariam por baixar o aplicativo, tendo em vista que o mesmo proporcionará uma forma mais divertida, dinâmica e interativa de aprender por meio dos sons. O App oportunizará ao deficiente visual uma rápida identificação da região que ele pesquisa, sendo um diferencial no aprendizado, já que o usuário torna-se sujeito ativo e participativo. No Brasil, os biomas existentes são (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.
Pessoas com deficiência visual baixariam este App?


Acessibilidade; Geografia; Sons e Braille.
Palavras-Chave
Full transcript