Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Segunda Guerra Mundial

No description
by

lahiz bastos

on 24 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial
1939-1945

Introdução
A primeira guerra mundial deixou um gosto amargo nos vencidos, os alemães., com o Tratado de Versalhes eles se sentiram humilhados e rejeitados pelo resto do mundo. Para remediar à esta depressão alemã, apos a guerra e a grande crise de 1929 que fez com o que os Estados Unidos não investissem mais na Alemanha, na década de 1930 houve a subida ao poder dos partidos dos extremos e dos regimes totalitarios. Este mesmo tratado, é considerado como a semente da segunda guerra mundial, que opôs durante seis anos Aliados com a ideologia
democrática e o
Eixo com a ideologia
totalitária.
Um dos mais importantes motivos foi o fato de ter surgido regimes totalitários com objetivos militaristas ligadas com o expansionsmo e a ideologia do espaço vital e da raça ariana.
Enquanto na Alemanha Hitler subia ao poder, na Italia Mussolini liderava com poderes ilimitados, mas o Pacifico não estava em resto , pois o Japão, também tinha interesse em aumentar seus domínios para territórios vizinhos, como a China e ilhas da região. Na União Soviética Estaline afirma seu poder e aceita o pacto de não agressão entre a Alemanha e a URSS, mas sabia que não seria cumprido pois lhe servia de espera até o preparo de sua armada para invasão alemã.
A guerra civil espanhola de 1936 até 1939 veio servir então de preâmbulo a este grande conflito mundial.
Em Setembro de 1939 confirma sua ideologia em invadindo a Polonia o que deu inicio a esta segunda guerra que vai ser
o maior e mais violento conflito armado
.
Como um conflito de expansionismo veio a ser uma guerra de aniquilamento e um holocausto?
Em primeiro lugar sera apresentado os antecedentes da guerra, em seguida as numerosas vitorias do Eixo ,a reviravolta da guerra e emfim as consequências mondiais que ocorreram.
Antecedentes
Guerra Civil Espanhola

Este conflito bélico deflagrado deu-se inicio por causa do fracassado golpe de estado de um setor do exército contra o governo legal e democrático da Segunda República Espanhola. A guerra civil iniciou-se após um pronunciamento dos militares rebeldes, entre 17 e 18 de julho de 1936, e terminou em 1° de abril de 1939, com a vitória do regime ditatorial de caráter fascista, liderado pelo general Francisco Franco.
Foram mobilizados quase 450 mil soldados republicanos e 600 mil nacionalistas, e 350 avioes republicanos para quase o dobro, 600 avioes nacionalistas.
Franco era apoiado principalmente por Hitler que queria uma Europa dominada por ditaduras e sobretudo sem comunismo. Por isso ajudou-lhe durante a guerra civil , com seus militares, o que serviu de teste à segunda guerra mundial.Hitler queria ver a potência de sua armas, porque sabia que seu expansionismo à leste ia começar. Além da Legiao Condor, Franco foi apoiadofinanceiramente por Mussolini e pelos Viriatos de Portugal.
Ao final esta guerra destruiu quase a totalidade da Espanha e causou cerca de 500 mil mortes.
Neutralidade colaborante
A "neutralidade colaborante" inventada pelo Dr. Salazar permitiu ao Portugal de manter a neutralidade no conflito da Segunda Guerra Mundial.
Permitiu também ao Portugal de manter intactos os nossos interesses nacionais.
Por esse fato Hitler chegou a ordenar o bombardeamento de Lisboa, só tendo recuado, porque a sua espansao era melhor à leste pois à oeste haviam muitas frentes inimigas.

Adolfo Hitler
Nascido na Austria em Abril de 1889 , ele vai ser o lider do Partido Nazi (NSDAP). Durante a primeira guerra ele se afirma como um colaborador da Alemanha e apos a derrota alema vai ser julgado e posto em prisao onde va escrever o livro "Mein Kampf". Neste livro como o nome indica ele vai explica sua batalha e vai referir suas ideologias nacionalistas e anti-semitas.
Logo em sua saida ele decide empreender seu combate dentro do partido Nazi. Em 1933 ele assume o comando da naçao alema como Chanceler e em 1934 acumula também o cargo de chefe do Terceiro Reich.
Antes do começo da guerra, em 1935 Hitler vai ocupar e militarizar a Renânia, em seguida em 1938 vai invadir a Austria (Anschluss) e no começo de 1939 acaba por invadir opais dos sudetas (Tchecoslovaquia)
Na segunda guerra mundial declarada por elecom a invasao à Polonia ele vai ser conhecido como o "Führer" ( o guia) e vai instaurar o culto do chefe.
Apos a reviravolta da guerra Hitker percebe que sua armada esta menos potente et decide invadir Paris. Com o retorno da situaçao a Alemanha acaba perdendo a guerra e Hitler decide se suicidar em Abril de 1945.


Benito Mussolini
No Verao de 1940 Hitler ataca a Inglaterra, Churchill diz a populaçao que so pode lhes oferecer sangue, suor e lagrima. Os britânicos queriam levar a rainha para o Canada para protegê-la , mas ela queria ficar ao lado do seu povoneste momento tao dificil.
No final de 1941 a Alemanha dominava quase toda a Europa excepto o Portugal, a Inglaterra e a Espanha e nesta euforia Hitler decide romper o pacto Germano-Soviético atcando a URSS, mas era sem contar com as condiçoes climaticas. De fato, na Europa do Oeste era verao, mas à Leste da URSS era um inverno rude, entao o exército alemao nao resistia a temperaturas tao baixas e ficou fraco. De um outro lado o exército soviético acustumado decidiu optar pela "politica da terra queimada", onde destruiam tudo que era util ao inimigo quando recuava, mas nao se rendiam.
Em 1940 Japao entra para o Eixo que fica Berlim-Roma-Toquio
No Pacifico ao mesmo tempo, japoneses decidem conquistar Pearl Harbor o que vai provocar a entrada dos EUA e terminar com esta fase da guerra.
3° FASE DA GUERRA
1944-1945
Consequências
2° FASE DA GUERRA
A "reviravolta" 1942-1943
1° FASE DA GUERRA
1939-1942
Também chamada guerra-relâmpago (Blitzkrieg), ela começou com a invasao da Polonia em 1939 no Porto de Dantzig, chamamos ela assim porque eram ataques simultâneos de bombas, armas pesada e avioes. Os ataques de aviao eram procedidos em primeiro por bombardeiros e em seguida os caças, apos os atques havia uma "bolsa" ( parte nao atacada ainda) onde foram intervir os "panzers" (tanques) e os soldados à pé.
Ao mesmo tempo começa a "drôle de guerre" ou "sitting war" nas fronteiras francesas onde nenhum dos campos atacava. Havia a "Ligne Maginot" que era composta por tuneis e que consistia so a defender as fronteiras sem ataque. Mas esta guerra era uma estratégia alema para conquistar a Dinamarca, a Noruega , a Holanda e a Bélgica e assim ficar a dominar o mar do Norte e seu petroleo.
Em Maio de 1940 Hitler ja tinha conquistado o que queria en tao decide fazer o ataque de Sedan, os tanques atravessam as Ardennes e em Junho chegam em Paris , onde Hitler faz sua parada . Mais de 380 mil soldados decidem se refugiar em Dunkerque, outros vao à Inglaterra e às colonias. Ele decide tornar Paris uma cidade tipica alema com placas alemaes e caça aos judeus, ciganos,homossexuais...
Nesta época haviam 3 Franças:
- a do General De Gaulle que resita aos alemaes
- a Sul com Pétain et Vichy
- Paris ocupada pelos nazis
A Alemanha constroi o "muro do Atlântico"
Para mostrar seu poder e se vingar da França da primeira guerra mundial Hitler faz fotos coma a Torre Eiffel.
Durante a primeira fase , os EUA tratavam de seus assuntos internos, mas com a batalha no Havai ele foi obrigado a entra na guerra do lado dos Aliados. Em seguida se sucederamum série de batalhas:
- Midway em 1942 que opunha americanos e japoneses com a vitoria decisiva dos EUA
- Guadalcanal 1942-1943 que opunha os Aliados e o Japao com vitoria dos Aliados
- Al-Alamein, 1942, que opunha britânicos e alemaes, com a figura de Rommel, a "Raposa do deserto" que fois vencido.
- Estalingrado 1942-1943 que opunha Eixo e URSS,com vitoria soviética.
Apos enumeras vitorias dos Aliados graças aos americanos, Paris é libertada em 1944 com uma serie de desembarques:
- Norte da Africa
- Sicilia por Montgomery
- Normândia conhecido com o Dia D
- Provence por Maréchal Leclerc de Haute-Cloque
Em Abril de 1945 Hiler se suicida e soviéticos e americanos chagam em Berlim. A ssim a Alemanha capitula em Maio. O problema era que a guerra continuava no Pacifico que tinha criado bombas atômicas, revelando sua soluçao final sobre Hiroshima e Nagasaki. Em Agosto a guerra é definitivamente acabada.
A guerra teve enumeras consequências humanas e econômicas. Em primeiro lugar houve cerca de 50 milhoes de mortos e cerca de 6 milhoes eram judeus. Alem dos mortos e mutilados, a guerra deixa também consequências psicologicas para os que sobreviveram. A utilizaçao de métodos de tortura e massacre contra suposta "raça inferior" fez com que a dignidade humana fosse posta em causa, porque sao crimes contra a Humanidade.
Mesmo se a guerra no ocidente tinha acabada, no Pacifico os japoneses usavam jovem aviadores (kamikazes com bombas).
Apos a guerra, a economia mundial entra em uma grande crise, com a queda da produçao industrial, a inflaçao, a desvalorizaçao da moeda. A reconstruçao das cidades era necessaria e em 1948 foi anunciado o Plano Marshall que propunha ajudar a economia europeia.
Os EUA ficam a ser a primeira potência mundial, pois é o unico que importa e exporta de todos e a todos.

O objetivo de Hitler era de eliminar a "raça inferior" e considerar entao um espaço vital para a "raça ariana" considerada superior para ele. Para ele, todos problemas causados à Alemanha durante a primeira guerra mundial e a grande crise econômica eram pelos judeus principalmente,por isso ele vai fazer com que eles fossem banidos de qualquer atividade ligada ao estado numa primeira parte.Em seguida resolveu coloca-los em um lugar chamado o "guetto" onde eram isolados de todos os outros, os comercios judeus eram mercados e fechados. Em 1940 ele cria o campo de concentraçao de Auschwitz-Birkenau,o que era para ele a "soluçao final" para eliminaçao da "raça inferior", esta realidade pode ser vista no filme La vita è bella que relata o sofrimento de uma familia judia em um campo de concentraçao e exterminio.
Alguns campos eram de exterminio com câmaras de gaz, eles diziam aos prisioneiros que iam tomar banho, mas iam inalar gaz até morrer. Esta crueldade é considerada um crime contra a Humanidade e quando os soldados americanos encontrarm elibertaram estes campos, Eisenhower e Dwight pediram-lhe para tirarem fotos, porque sabiam que haveriam pessoas a negar este Holocausto (negacionismo).

Holocausto
Nesta época nos campos médicos alemaes faziam experiências médicas nos judeus.Um dos mais conhecidos expoentes a usar estes tipos de atividade era Josef Mengele que trabalhou em Auschwitz. Foram experiências variadas, dos testes nas câmaras de pressao até a amputaçoes e cirurgias em crianças passando por in jeçoes para mudar a cor dos olhos, apenas crueldade à custo da Humanidade.
Josef Mengele
Conclusao
Conferências
Ele nasceu na Italia em Julho de 1883, com a Alemanha e o Japao criou o Eixo durante a segunda guerra mundial. A partir de 1919 ele começou a defender os principios fascistas de militarizaçao do Estado e de um partido unico, o PNF (partido nacional fascista) . Em 1922 ele organiza a marcha sobre Roma e toma posse do governo se chamando "Duce" (o chefe). Sempre associado ao partido nazi de Hitler ele vai aplicar os mesmos métodos. Em 1935 ele decide invadir a Etiopia para seu expansionismo e em 1939 a Albânia. Ja em 1945 ele é morto por apoiantes que o reconheceram disfarçado de soldado alemao.
Josef Staline
Nasceu em 1878 na Georgia. Depois de Lenine a URSS precisava de um lider a sua altura,memo se seus principios eram diferentes, ele foi o lider maximo de a 1924 até 1953. Como os outros era adepto do culto do chefe. Pra ele o Estado devia nacionalizartodas as propriedades burguesas para daem ao povo. Morreu em 1953 na URSS.
Leis de Nuremberga
Em 1935 durante a Republica de Weimar sao criadas as leis de Nuremberga anti-semitas adotadas pelos nazis de Hitler. Estas leis explicva o eugenismo, a pureza do sangue por vinculos familiares. A controversa é que apos o fimda segunda guerra mundial, os principais culpados pelo aniquilamento foramjulgados no tribunal de Nuremberga de 1945-1946, o que deu " De Nuremberga à Nuremberga"
Hirohito
Ele foi o 124° Imperador Japones que reinou de 1924 até 1989, o mandado mais o longo, em umperiodo de grandes modificaçoes internacionais. Em 1934 ele começa sua politica de expansionismo invadindo a Manchuria.
Durante a guerra houveram algumas conferencias que tratavam do futurodo pos-guerra. A primeira foi de Teera com Churchill, Roosevelt e Staline em 1943. Depois houve a de Yalta em 1945 onde a URSS garantiu a parte Ocidental e a Polonia para ela. Em 1945 também houve a de Potsdam que dividiu a Alemanha entre os aliados e Atlee fez questao que a França fizasse parte dos vencedore.
Nesta conferência Truman recebeu um telefonema que avisava " baby is born" o queriadizer que os EUA tinham a bomba atômica mais potente capavel de eliminar uma populaçao.
Em seguida houve o tratado de Sao Francisco que desmoralizou o Japao em 1951.
Visto que esta guerra trouxe grandes consequências econômicas e humanas, mas também ambientais. Seus efeitos não foram somente imediatos, mas também a longo prazo.
Houve enumeros benefícios podemos citar o desenvolvimento de energia nuclear que é usada até hoje, sobretudo na França. Em seuguida
Entretanto, essa grande descoberta trouxe também malefícios, como efeitos radioativos, a morte de inocentes, contaminação do meio ambiente e a decadência econômica de alguns países envolvidos na guerra. Dentre essas sérias consequências depois de seu término, como as milhões de mortes causadas por bombas atômicas e outros armamentos e ataques, cidades devastadas, pessoas mutiladas e gravemente doentes por conta da radiação.
Tiveram também pessoas que sobreviveram, porém perderam sua família, suas casas e seus modos de vida. Novas potências mundiais foram estabelecidas, sendo os EUA a maior do mundo, seguido pela União Soviética que ficou em segundo.
Após o término da guerra, Os nazis acusados de mortes, experiências cruéis e desumanas e torturas, foram condenados à pena de morte e alguns à prisão perpétua.Umas das conseqüência positivas foi a criação da ONU (Organização das Nações Unidas), que tem como principal objetivo a paz entre as nações, sempre que surge um conflito Internacional, a ONU intervém, tentando resolver os problemas com diálogos e cooperação.
Sem nenhuma dúvida a Segunda Guerra Mundial jamais será esquecida, principalmente suas marcas e conseqüências no mundo inteiro. Após o seu término, o mundo entrou em uma nova fase de reconstrução, ela deixou também marcas de novas oposiçoes entre capitalistas e comunistas, o que prova que cada conflito gera ouro conflito, um circulo sem fim.
Full transcript