Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Karl Marx- Alienação e Ideologia

No description
by

Juliana Braga

on 21 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Karl Marx- Alienação e Ideologia

Karl Marx- Alienação e Ideologia
Karl Marx
foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
Alienação
Karl Marx foi primeiro filosofo a abordar esse conceito de alienação, já que se trata de um tema vasto que pode englobar várias maneiras e formas de pensamento. Seus trabalhos Manuscritos econômicos filosóficos (1844) e Elementos para a critica econômica política (1857), ambos enfatizam que o sistema capitalista é um sistema extremamente explorador e injusto, principalmente com as classes menos favorecidas economicamente, como a classe do proletariado sente na pele a todo momento essa injustiça.
Alienação
Para Marx, no capitalismo sempre há injustiça social, já que a riqueza é resultado de um processo de exploração sobre o trabalhador. Marx considerava o capitalismo selvagem onde o operário produz, mas o lucro, em sua maioria, é direcionado para o patrão. Dessa forma o capitalismo se baseava em um regime econômico de exploração. A alienação (torna-se preso, alheio a si, etc.) do trabalho, então, acontece quando é negado ao operário o objeto criado, ou seja, o objeto é alheio ao sujeito criador.
Ideologia
O conceito de ideologia aparece em Marx como equivalente de ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as ideias aparecem como motor da vida real. No marxismo posterior a Marx, sobretudo na obra de Lênin, ganha um outro sentido, bastante diferente: ideologia é qualquer concepção da realidade social ou política, vinculada aos interesses de certas classes sociais particulares.
Como a ideologia mascara a divisão do trabalho e gera a alienação?
Os donos das máquinas no século XVIII colocavam a sua ideologia acima da de seus trabalhadores, buscando atingir a riqueza. Dessa forma, os trabalhadores tornavam-se alienados, buscando uma maior produção, mas recebendo sempre a menor parte de seu trabalho, se tornando assim, alienados.
Full transcript