Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

TCC- apresentaçao

No description
by

Renato Ferreira Nunes

on 10 December 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of TCC- apresentaçao


ESTRATÉGIAS DE DOWNSIZING AUTOMOTIVO NO BRASIL


Renato Ferreira Nunes, EA 101410


Orientador: Evandro de Almeida Leme Umas das alternativas para se enquadrar nos níveis de emissões e oferecer um veículo econômico é diminuir a capacidade cúbica do motor, porém, deve-se manter as condições de dirigibilidade que um motor maior apresentaria.
Esta estratégia recebe o nome de downsizing, que para manter a mesma potência e torque que um motor mais robusto fornece, conta-se com tecnologias de ponta, destacando-se os turbo-compressores. INTRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é apresentar as principais tendências e tecnologias de downsizing automotivo no Brasil e quais tecnologias podem e estão sendo utilizadas. Nota-se que o Brasil está atrasado na empregabilidade de tecnologias em relações aos outros países, busca-se retratar os motivos deste atraso. OBJETIVOS As principais soluções das empresas automobilísticas mundiais para sobrevivência no mercado são: veículos híbridos, elétricos, maior empregabilidade de motores diesel em automóveis leves e a diminuição da capacidade de cúbica dos motores de combustão interna mantendo a mesma potência (downsizing). Atualmente fala-se pouco do downsizing no Brasil, este trabalho tenta enriquecer este mercado e esclarecer dúvidas pertinentes. JUSTIFICATIVA Nas empresas em geral, downsizing (dimensionamento para baixo/ enxugamento), refere-se há uma proposta de uma nova cadeia de cargos, deixando-a menor e distribuindo melhor as funções. Com isto, a empresa diminui a burocracia, não desperdiça tempo e evita gastos desnecessários. Essa restruturação deve atender as necessidades da empresa. DOWNSIZING- Conceito No ramo automotivo, o termo downsizing refere-se à diminuição da cilindrada do motor sem a perda de potência e torque com a finalidade de diminuir as emissões dos gases que saem do escape e consequentemente o consumo de combustível. O segredo para este feito é a empregabilidade de tecnologias que acrescentam torque e potência ao motor, destacando-se entre elas a sobrealimentação. Nota-se imprescindível manter a performance que o motor de maior cilindrada apresentaria, mantendo a sensação de que se continua tendo um motor maior. DOWNSIZING AUTOMOTIVO- Conceito Tratando-se de EUA e Europa:
Berço e centros P&D das montadoras em suas regiões.
Motores maiores.
Alta no preço da gasolina (EUA), nível de emissões mais rigorosos (Europa).
Ameaças ao motor a combustão interna ciclo otto. Cenário Mundial do Downsizing Políticas brasileiras e o Downsizing Programa do Carro Popular:
Redução de IPI para veículos até 1000 cilindradas.

Desenvolvimento do sistema “Flex”:
Sistema bi combustível (etanol e gasolina).

Proibição de motor diesel em veículos leves:
Não existe concorrência.

PROCONVE
Fator necessário atingir para venda do veículo. VW 1.0 16v turbo T-Jet 1.4 Fire (Fiat) Projetos de Downsizing no Brasil Projetado e desenvolvido no Brasil, lançado ao mercado em 2000 (Gol e Parati).
Tecnologias empregadas no motor: turbocompressor com intercooler; comando de válvulas variável (admissão); sistema de ignição sem distribuidor; jet cooler.
Transmissão alongadada, suspensão e freios do gol 2.0 e design esportivo. VW 1.0 16v turbo Desenvolvido pela FTP- Fiat PowerTrain Technologies, partindo do motor 1.4 16v Fire do mercado Europeu; projeto totalmente voltado ao downsizing.
Equipou no Brasil Linea 2008 e o Punto em 2009.
Melhorado pontos termodinâmicos quanto à: combustão, resistência a detonação e pré-ignição.
Outros aspectos trabalhado pela FTP: condutos de aspiração, eixos comando de válvulas, coletor de descarga, coletor de aspiração, refrigeração do motor, bloco, virabrequim, biela e pistão, entre outros. T-Jet 1.4 Fire Os veículos híbridos e elétricos em cerca de 30 anos, continuaram tendo preço elevado.
Assim como nos EUA as representantes das montadoras no Brasil deveriam investir em marketing.
A liberação do motor diesel em veículos leves seria uma das principais ações que forçaria o desenvolvimento de downsizing no Brasil.
O PROCONVE é um incentivo, porém, pode ser mais rigoroso. Considerações Finais Os atuais veículos flex não são eficientes a ponto de contribuir com o meio ambiente e economia de cobustível.
A diminuição no atraso de empregabilidade de novas tecnologias facilitaria o desenvolvimento de downsizing.
Por enquanto temos casos isolados, quando duas ou mais montadores investirem no downsizing, o mesmo crescerá exponencialmente.
No Brasil, a principal aplicação de downsizing, assim como o T-Jet e VW 1.0 turbo, substituirá motores de 1.8 a 2.4L. Considerações Finais "Ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar".
Esopo

Renato Ferreira Nunes
Full transcript