Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Cultura da Convergência - Henry Jenkins

No description
by

Sandro Galarca

on 12 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cultura da Convergência - Henry Jenkins

Cultura da Convergência - Henry Jenkins
Cultura da convergência
Neste livro é abordada a teoria da convergência e os três pontos essenciais: os conceitos de convergência, inteligência coletiva e cultura participativa.
Mudança
Assistimos atualmente a uma convergência dos vários meios de comunicação, baseada numa mudança cultural. Ao haver uma colisão entre os novos e velhos meios, a interação entre o poder dos meios e dos consumidores produz resultados muitas vezes imprevisíveis, mas que se traduzem num nivelamento de poderes entre os meios e os consumidores.

Mercado de Consumo
Partindo de uma análise do evento New Orleans Media Experience, Jenkins faz um retrato da atual relação dos meios com os consumidores, abordando a forma como algumas grandes indústrias sempre tentaram direcionar os consumidores numa lógica de obediência consumista.
Participação
Segundo Jenkins, a situação atual implica uma participação muito mais ativa e direta dos consumidores, obrigando as grandes indústrias a mudarem as suas estratégias numa direção que converge para as necessidades atuais dos indivíduos.
Múltiplas Plataformas
A convergência surge através do fluir de conteúdos por várias plataformas, onde o meio se mantém, mas as tecnologias mudam. As tecnologias assumem nesta perspectiva um papel de sistema de entrega (que pode mudar de configuração mas tem um significado funcional), e os meios assumem-se como sistemas culturais num sentido mais abrangente.
Prof. Dr. Sandro Galarça
Mutação complexa
Sendo assim, o processo de convergência é complexo e em constante mutação, uma vez que está dependente da relação da tecnologia com a cultura. A tecnologia assume assim um papel secundário, sendo que a mudança cultural é que irá ditar os seus conteúdos.


Survivor
Jenkins aborda também o conceito de inteligência coletiva, onde cada espectador constrói a sua própria mitologia a partir de fragmentos dispersos disponibilizados nos meios de comunicação. A partir do agrupamento destes fragmentos passamos a formar a inteligência coletiva, que pode eventualmente surgir como uma alternativa de poder.
Matrix
O terceiro conceito chave na cultura de convergência é a cultura participativa. Dado que as nossas vidas estão cada vez mais integradas à mídia, os consumidores exigem cada vez mais um papel ativo, em contraste com o anterior papel passivo.
Consumidores conectados
Os consumidores passam também a ser migratórios, em contraste com a previsibilidade e estabilidade anterior, e são mais ruidosos, por terem forma de amplificar a sua opinião. Os consumidores atuais estão também socialmente conectados, em contraste com a individualidade anterior.
Full transcript