Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

'Linha' do tempo, Vanguardas europeias

No description
by

Bárbara Milani

on 6 June 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of 'Linha' do tempo, Vanguardas europeias

IMPRESSIONISMO:
É um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento.
Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.
O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.
EXPRESSIONISMO:
É um movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX.
Transversal aos campos artísticos da arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança e fotografia.
É um movimento que procura a expressão dos sentimentos e das emoções do autor, não tanto a representação objetiva da realidade.
O maior objetivo é potencializar o impacto emocional do expectador exagerando e distorcendo os temas.
ART NOUVEAU:
É um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas, especialmente o inicio da arte aplicada à industria, que foi muito apreciado de 1890 até os anos 1910.

Antes da Primeira Guerra Mundial, o estilo mudou para um estilo mais geométrico, uma característica do movimento artístico no qual levará o Art déco
ART DÉCO:
Representou a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo, do exotismo e do princípio da obra de arte total herdado do Art nouveau. Sem abrir mão do requinte, os objetos têm decoração geometrizada nas arquiteturas, esculturas, joias, luminárias e móveis.

Diferentemente da Art nouveau, a Art déco tem mais simplicidade de estilo.
FOVISMO:
O fauvismo ou fovismo (fauvisme, ou, "as feras") é uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu entre 1905 e 1907.


O estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905.
Segundo Henry Matisse, em "Notes d'un Peintre", pretendia-se com o fauvismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".
CUBISMO:
O cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas e se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores.
O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do cubismo.
Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.


O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano.
A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
FUTURISMO:
É um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em
20 de fevereiro de 1909
com a publicação do
Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.
Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX.
Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência.
O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influênciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.


No primeiro manifesto futurista de 1909, o slogan era Les mots en liberté ("Liberdade para as palavras") e levava em consideração o design tipográfico da época, especialmente em jornais e na propaganda
DADAISMO:
O dadaísmo ou movimento dadá, foi um movimento artístico da vanguarda artística moderna iniciado em Zurique, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabaret Voltaire.

Formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos
CONSTRUTIVISMO
RUSSO:
Foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental.
Ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano.
A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado Operário, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pelas técnicas e materiais modernos servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista.


O termo arte construtivista foi introduzido pela primeira vez por Malevich para descrever o trabalho de Rodchenko em 1917.
BAUHAUS:
Foi uma escola de artes fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha, que unificou disciplinas como arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial.
Ela revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto.
Antes de ser fechada por Adolf Hitler, em 1933, a escola teve três fases, marcadas por diretores, sedes e ênfases diferentes.


Gropius ficou no comando até 1927. Hannes Meyer assumiu até 1929, com a escola já na cidade de Dessau, e cedeu o cargo a Mies van der Rohe, com a instituição realocada em Berlim.
DE STIJL:
A revista "De Stijl" foi uma publicação iniciada em 1917 por Theo van Doesburg e alguns colegas que viriam a compor o movimento artístico conhecido por Neoplasticismo, movimento estético que teve profunda influência sobre o design, artes plásticas e sobre a poesia.


Devido à influência dos textos da revista, o próprio movimento neoplástico (e mais tarde, o Elementarismo) é confundido com o nome da revista.
Também costuma-se chamar o seu grupo criador pelo título da publicação.
POP-ART:
Pop art ou Arte pop é um movimento artístico surgido na década de 1950 na Inglaterra, mas que alcançou sua maturidade na década de 1960 nos Estados Unidos. O nome desta escola estético-artística coube ao crítico britânico Lawrence Alloway (1926 - 1990).

A Pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX desta maneira pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a "cultura pop", aproximando-se do que costuma chamar de kitsch.

Diz-se que a Pop art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental.
SURR
EALISMO:
O surrealism
o foi um movimento artístico e literário nascido em Paris
na dé
cada de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a
d
efinir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao dadaísmo ganhando dimensão mundial. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas do psicólogo Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa.
Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo.


A palavra surrealismo supõe-se ter sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire (1886-1918), jovem artista ligado ao cubismo, e autor da peça teatral As Mamas de Tirésias (1917), considerada uma precursora do movimento.
Linha do Tempo
Vanguardas Europeias
Full transcript