Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Fundamentos da Computação

Unidade 2
by

Rafael Leonardo Frasson

on 19 September 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Fundamentos da Computação

Conceitos Fundamentais
da Computação Revisão Por: Rafael Leonardo Frasson 10100100100001011110100111101101 Sistema de Numeração A história nos mostra à utilização de várias formas de simbologia, classificados em dois gurpos: Sistema de Numeração NÃO POSICIONAL Sistema de Numeração POSICIONAL Cada símbolo possui um valor FIXO.
Seu valor não é alterado mesmo em posições diferentes.
Exemplo: Algarismo Romano. Pg. 76 O seu valor é representado pela sua posição.
Exemplo: Sistema Decimal. Sistema de Numeração Decimal Conhecido por ser denominado como algaritimo de base 10 pelo fato dos seres humanos possuírem 10 dedos.

O Algarismo Decimal é representado como : 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9, conhecidos como dígitos decimais. Sistema de Numeração Binário Um dos sistemas mais utilizados na computação, sua representação e denominada com base 2 formado pelos números 0 e 1.

Sua reprentação esta contida na pg. 78. Sistema de Numeração Octal Este sistema é representado pela base 8 e utiliza-se de algarismos de 0,1,2,3,4,5,6 e 7, para sua representação veja a pg. 79.

Na computação a notação abreviada representa um conjunto de 3 dígitos binários e é utilizado para mostrar o equivalente de binarios utilizados. Sistema de Numeração HEXA Este sistema é representado pela base 16 e utiliza-se de algarismos de 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,A,B,C,D,E e F, para sua representação veja a pg. 80.

Na computação a notação abreviada representa um conjunto de 4 dígitos binários e é utilizado para mostar o equivalente de binarios utilizados. Converções Decimal para Binário: pg. 81.
Decimal para Octal: pg. 82.
Decimal para HEXA: pg. 82.
Binário para Decimal: pg. 83.
Octal para Decimal: pg. 84.
HEXA para Decimal: pg. 85. Base Computacionais Hardware Denomina-se como parte dura ou o que pode ser tocado (manipulado) e pode ser encontrado em: gabinetes, teclados, mouse, telas e etc. Software Denomina-se como parte virtual, pode ser encontrado em classificações diferentes como: Base ou Operacional, Utilitário, Aplicativos e etc. Arquitetura de Computadores Referenciada por arquitetura por tratar dos elementos físicos de um sistema computacional estão dispostos ou organizados. UCP ou CPU Unidade Central de Processamento ou Central Process Unit consiste em uma unidade física organiada em três partes: Aritmética e Lógica, Unidade de Controle e Registradores. pg 92 e 93. Memória Entrada / Saída Arquitetura CISC e RISC Softwares É um conjunto de programas destinados a rodar (executar) em cima de um Harware. Software Básico ou SO(OS) É o software desenvolvido para trabalhar como base do hardware, este é conhecido popularmente como Sistema Operacional (SO) ou em inglês Operating System (OS), sua tarefa principal é de tornar mais amigável o acesso do hardware ao usuário e servindo como plataforma (Base) para outros programas.

Os mais conhecidos:
Windows (xp,Vista, 7 e 8);
Linux (Debian, Redhat)
MACOS (6,7,8,9,10 ...); Software Utilitário É todo software que roda em cima da BASE (SO), que por sua vez, supri as deficiências do SO.

Os mais conhecidos:
Compactação de dados (RAR, ZIP, TAR e etc.);
Overclock (Aumento do Clock);
Limpeza de Disco (Disc Clean);
Acesso a Internet (IE, Chrome, FireFox e etc;);
Compartilhamento de Conexões;
Anti-virus; Software Aplicativo É todo software que se destina à resolver qualquer problema de nossas atividades contidianas, desde um simples editor de textos a softwares mais robustos de cumo empresarial para análise de dados e emissão de relatórios.

Os mais conhecidos:
Processador de Texto(MSOffice, OpenOffice e etc.);
Games;
Softwares Financeiros;
Softwares Educacionais;
Softwares Bancários; Tópico 1 - Tecnologia da Informação Primeria escrita conhecida era CUNEIFORME, atricuída as SUMÉRIO.
Os Primeiros números eram em forma de letras (Algarismos Romonos).
Primeiro instrumento para cáculos o ÁBACO; Tópico 2 - Os Primeiros Projetos Leonardo Da Vinci - projetou a primeiro calculadora mecânica baseada em engrenagens.
John Napier - criou a maravilhosa regra dos logaritmos.
Blaise Pascal - Baseado no desnho de DA VINCI, criou a máquina Pascalina, máquina de somar e subtrair totalmente mecânica.
Babbage - projetou a máquina analítica, cujo funcionamento é base para os computadores atuais. Um dos porcedimentos é chamado até hoje de Sistema Operacional.
Charles Xavier Thomas de Colmar - criou a Arithmometer primeira calculadora a somar, subtrair e multiplicar. Tópico 3 - Século XX Konrad Zuse - Projetou primeira calculadora controlada automaticamente.
A Calculadora Automática contava com três unidades: controlador, memória e dispositivo de calculo;
A Z1, Z2 não eram satisfatórias o seu funcionamento
Em 1941 a Z3 era funcional e executava cáculos com a capacidade de 3 a 4 adições por segundo.
Em 1950 nasceu a Z4, basicamente com as mesmas funções da Z3 porém mais rápida.
Zuse fundou uma empresa de coputadores, absorvida pela SIEMENS;
Howard Hathanway - Construiu o primeiro computador de arquitetura eletromecânica em uma parceria da Universidade de HARVARD e IBM;
TURING - descreveu a sequência de passos a serem seguidos para execução do "processo de raciocínio", conhecida posteriormente de COMPUTABILIDADE.
Criou a máquina Colossus para desencriptar os códigos gerados pela máquina Enigma;
Apple Computer - de acordo com Wosniak a apple surgiu na Highway 85 em um dia que ele havia ido buscar Steve Jobs no aeroporto. Tópico 4 - Berço da Informática Em 1939 foi fundada a HP por Reddington Hewlett e David Packerd com capital inicial de US$ 538.
A garagem de David é considerado o berço do Vale do Silício na Califórnia, EUA.
John Pesper Eckert JR. - Principal integrante na criação do ENIAC (Eletronic Numeric Integrator and Calculator) que continha 18.000 válvulas, 70.000 resistores e 10.000 capacitores, consumia em torno de 150Kwats e tinha o tamanho de 1400 m2, operou até a data de 1955.
O primeiro computador eletrônico se chamava UNIVAC (Universal Automatic Computer) construído pela REMINGTON-RAND, utilizado para tabulação de dados.
Foi o primeiro para uso comercial com o processamento de dados em negócioas pela GENERAL ELECTRIC, que se deu como a primeira iniciativa do uso de computadores como ferramenta de apoio aos negócios.
Com essa evolução surge a necessidades de liguagens simples e padronizadas para aplicações comercias, foram elas: APT, FORTRAN e FLOWMATIC.
COBOL foi a linguagem que realmente solucionou os problemas de ser simples e padronizadas.
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - Computador pessoal, TV, internet, educação a distância e muitas outras.
BASIC - criada com finalidade de facilitar a aprendizagem da lógica de programação.
LOGO - Liguagem criada em 1970 com o intuíto de se programar baseando-se em desenhos.
Os softwares da Microsoft facilitaram o acesso da tecnologia em uma parcela significativa da população.
Apple foi a responssável pela criação de uma série de novas tecnologias desde 1980 até os tempos atuais.
Tim Berners-Lee - propôs 1990 a Word Wide Web (WWW) o desenvolvimento da linguagem HTML. Banco de Dados Banco de dados é um conjunto de dados relacionados, logicamente coerentes utilizado por programas da aplicação em uma organização.
Formado por um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD).
Formado pela combinação de cinco componentes de hardware, software, dados, usuários e procedimentos. UNIDADE 3 - pg 158
Full transcript