Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

SETEBAN: PREPARANDO SERVOS PARA SERVIREM A JESUS

No description
by

Antonio Siqueira

on 25 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of SETEBAN: PREPARANDO SERVOS PARA SERVIREM A JESUS

SETEBAN: PREPARANDO SERVOS PARA LEVAREM A JESUS AO MUNDO
CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA/LIDERANÇA CRISTÃ
CURSO SUPERIOR EM TEOLOGIA/BACHAREL EM TEOLOGIA
CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA NO SISTEMA MODULAR
É um curso básico, com matérias elementares e suficientes para proporcionar ao aluno uma visão inicial do saber teológico e que se preocupa em introduzir o membro da igreja na vida acadêmica.

O curso básico não é um concorrente do Bacharel, mas procura ser uma fonte de abastecimento de alunos para o curso regular.
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU
CURSOS EXTRA CURRICULARES
O que é o curso
objetivo do curso
Estrutura do curso
Tomando como princípio que é na igreja que Deus vocaciona os seus servos, o curso básico em Teologia/Liderança cristã tem dois objetivos principais:

1- servir como ferramenta de apoio para a igreja local, preparando e capacitando os líderes locais para o exercício do seu ministério na igreja local;

2- ser uma ferramenta de despertamento vocacional.
O curso básico em teologia, ou liderança cristã é o primeiro ano do curso Bacharel em Teologia.
O curso Básico em Teologia segue a estrutura normal do curso de Bacharel.
As matérias do Curso Básico em Teologia estã agrupadas em 5 áreas de interesse:
Teologia
1- TEOLOGIA
FUNDAMENTOS DA TEOLOGIA
Essa disciplina tem como objetivo introduzir o aluno no campo da teologia, e oferecer-lhe oportunidade de um contato com alguns dos temas da teologia sistemática, seja como transmissão dos seus postulados básicos, seja na reflexão sobre os mesmos e sua importância para a igreja evangélica de hoje.

O conteúdo da matéria inclui o estudo da natureza e a necessidade da teologia e os instrumentos necessários a um estudo adequado da Teologia Sistemática. O aluno poderá se beneficiar dessa matéria também para se preparar para os conteúdos previstos em Teologia Sistemática I a V.

TEOLOGIA BÍBLICA
2- BÍBLICA
VISÃO PANORÂMICA DO ANTIGO TESTAMENTO
O principal objetivo dessa disciplina é oferecer ao aluno uma introdução geral ao Novo Testamento, levando em conta o seu conteúdo básico e contexto histórico e teológico. Durante e ao final do estudo, o aluno deverá estar familiarizado com as diversas partes, tipos de literatura e doutrinas do Novo Testamento.

O conteúdo básico da disciplina é o sumário de cada livro do Novo Testamento, sua autoria, data, conteúdo principal e pontos de destaque. Atenção especial será dada para o estudo da harmonia dos Evangelhos, formação da igreja e doutrinas chaves das cartas doutrinárias.

VISÃO PANORÂMICA DO NOVO TESTAMENTO
O principal objetivo dessa disciplina é oferecer ao aluno uma visão global do conteúdo do Antigo Testamento, acompanhando num plano histórico, geográfico e cronológico do povo de Deus. O aluno terá uma visão do modo de agir de Deus com esse povo, e do próprio caráter de Deus revelado nesse relacionamento.

O seu conteúdo básico é composto por uma visão cronológica dos livros bíblicos visando uma harmonia histórica entre as suas diversas partes, e um sumário de cada livro. O aluno deverá conhecer a autoria, data, esboço básico de cada livro, bem como pontos de destaque para a doutrina cristã, relação contextual com a mensagem do Novo Testamento e aplicação para os dias de hoje.

BIBLIOLOGIA
A Bibliologia se preocupa com o estudo da Bíblia como revelação escrita de Deus. Não visa propriamente o estudo do texto bíblico como inferência doutrinaria, mas, objetiva focalizar a Bíblia como um todo; transmitindo ao aluno conhecimento da formação e constituição do Sagrado Livro, não prescrevendo o significado de seu conteúdo, mas enfatizando o valor conjunto, sua coerência, unidade e revelação no transcorrer da história.

O conteúdo dessa matéria inclui: A estrutura da Bíblia: A divisão em dois testamentos, as seções da Bíblia, a divisão em capítulos e versículos. A inspiração da Bíblia: abordando a definição de inspiração, as várias teorias acerca da inspiração e as evidências da inspiração bíblica. A canonicidade da Bíblia: neste aspecto procura-se identificar os critérios para a canonicidade de um livro, o desenvolvimento do cânon do Antigo Testamento e do Novo Testamento; A transmissão do texto bíblico, incluindo-se aí os principais manuscritos da Bíblia e a crítica textual. A tradução do texto bíblico com a análise das principais traduções da Bíblia.

3- MISSIOLOGIA
EVANGELISMO E DISCIPULADO
Essa disciplina tem como objetivo principal despertar e apoiar o aluno para a prática do trabalho evangelístico, colocando-o em contato com os diversos métodos usados em evangelização e integração do novo crente na igreja local.

O conteúdo básico dessa disciplina é: conceitos e fundamentos teológicos do evangelismo; métodos e possibilidades para se envolver-se em evangelismo prático; importância e meios para o discipulado efetivo e integração do novo convertido na igreja local.

MISSÃO URBANA
Esta disciplina procura discutir as técnicas de inserção na sociedade urbana. Nessa matéria o aluno deverá perceber que a cidade é o palco da evangelização e dos dramas humanos. Ao perceber os vários movimentos sócio-econômicos e político-ecológicos, que transformam a cidade em uma arena do “bem” e do “mal”, e o aluno deverá entender que a Bíblia dá grande ênfase para a cidade como palco da manifestação de Deus e de Satanás. Essa matéria deverá estimular o aluno a compreender o papel da igreja e sua missão na cidade.

O conteúdo da disciplina inclui: o perfil da nova sociedade, as diversas ramificações da sociedade, o papel e a missão da igreja na sociedade urbanizada.

4- PRÁTICA
HOMILÉTICA I
O curso de Homilética tem como principal objetivo introduzir o aluno na arte e técnica da pregação bíblica, habilitando-o para preparar e entregar um sermão de forma coerente e criativa com uma boa hermenêutica, fiel ao conteúdo bíblico e que seja relevante e interessante para os ouvintes.

O conteúdo básico de Homilética é: conceitos básicos de Homilética, qualidades do pregador, pregação e ensino bíblico; vantagens e possibilidades de pregação expositiva; e passos na elaboração e apresentação do sermão.

HERMENÊUTICA
O principal objetivo dessa disciplina é desenvolver com o aluno a habilidade da interpretação do texto bíblico mediante a obediência aos fundamentos e princípios de interpretação adequada. A disciplina deve contribuir para uma ministração mais exata e responsável da Palavra de Deus.

O conteúdo dessa disciplina inclui: localização dos mais importantes pressupostos hermenêuticos nos vários períodos de interpretação bíblica; desenvolvimento de uma linha de ação para a interpretação de qualquer texto bíblico; estudo dos métodos de aplicação do texto para os dias atuais de nossa geração e cultura; e discernimento das diversas posições hermenêuticas na atualidade, e o que faz delas legítimas ou não.

RELAÇÕES HUMANAS
O principal objetivo dessa disciplina é criar com o aluno oportunidade para reflexão sobre sua própria vida como pessoa cristã, e ajudá-lo no desenvolvimento de santidade prática, manifesta no relacionamento com Deus, com o próximo e consigo mesmo.

Questões na área de ética cristã e como viver um padrão de vida que honre verdadeiramente ao Senhor serão tratadas. Atenção especial será reservada para o tratamento da questão familiar, relacionamento marido e esposa, pais e filhos, família e igreja local, incluindo o tratamento de questões relevantes de um ministério na igreja e compromissos familiares.

LIDERANÇA CRISTÃ
Essa é uma disciplina que visa desenvolver e aprimorar com o aluno a arte de liderar as pessoas de modo cristão e eficaz. Além do trabalho ligado às atividades que envolvem liderança, essa disciplina objetiva tratar da questão do “ser” e do “saber” do aluno numa perspectiva bíblica relevante ao líder cristão.

O conteúdo básico dessa disciplina: conceitos e principais modelos de liderança; qualificação bíblica e técnica para o exercício da liderança; liderança aplicada à estrutura da igreja local e instituições cristãs; o desenvolvimento de relacionamentos como chave da liderança cristã; e as funções principais do líder; planejamento e a execução de projeto na igreja; trabalho pastoral e liderança.

SEITAS E HERESIAS
Essa disciplina foi planejada para facilitar a compreensão da natureza das principais religiões presentes no mundo moderno e dos grandes e tradicionais sistemas religiosos não evangélicos do Brasil, oferecendo ao aluno as condições básicas para o trabalho de divulgação do Evangelho entre os adeptos desses sistemas.

Além de uma breve visão panorâmica sobre todas as principais grandes religiões não cristãs e seitas heréticas que se declaram cristãs, essa disciplina se especializará no estudo da história e natureza das seguintes religiões e seitas: Animismo (e sua manifestação na cultura brasileira), Induísmo, Islamismo, Testemunhas de Jeová, Mormonismo, Catolicismo e Espiritismo porque são seitas de maior expressão no Brasil, entre outras.

5- PESQUISA
PORTUGUÊS
Essa disciplina tem como objetivo desenvolver no aluno a necessidade de um conhecimento prático da língua portuguesa, como instrumento fundamental no exercício eficaz do ministério, bem como oferecer-lhe diretrizes básicas para que possa estudar e aprimorar-se para o uso adequado da língua. Será dedicado especial esforço procurando desenvolver gosto e habilidade para leitura.

O conteúdo básico da disciplina será: revisão dos elementos básicos de gramática; pontos relevantes no uso da linguagem escrita e oral; métodos e critérios para interpretação de texto. Ênfase especial será dada ao estudo de textos bíblicos e textos atuais encontrados em revistas e na literatura brasileira.

PRODUÇÃO TEXTUAL
METODOLOGIA DE TRABALHO CIENTÍFICO
O QUE É O CURSO
O curso de Bacharel em Teologia do SETEBAN é pautado pela profundidade e seriedade no estudo da Escritura. Além do aprendizado teórico O SETEBAN desenvolve um programa prático com seus alunos visando integrar a parte teórica com a prática no ministério, com isso buscamos que nossos alunos sejam:
1. Comprometidos com o hábito de estudo sistemático, responsável e piedoso da Bíblia, da Doutrina Cristã e dos diversos instrumentos de ação ministerial.
2. Capazes de avaliar criticamente as diversas práticas doutrinárias e ministeriais.
3. Hábeis na arte de criar ou aplicar novos conhecimentos, técnicas e alternativas para o exercício eficaz do ministério em que estiver envolvido.

OBJETIVO DO CURSO
• Preparar pastores, obreiros, missionários nas diversas dimensões da pessoa humana, em um ambiente propício para o crescimento e amadurecimento espiritual;
• Ajudar na formação de liderança cristã equilibrada e comprometida com o reino de Deus;
• Participar na formação ministerial de homens e mulheres que Deus chamou para as áreas do ministério pastoral e missiologia.

ESTRUTURA DO CURSO
O CURSO ESTÁ DIVIDIDO EM SEIS ÁREAS DO SABER
TEOLOGIA

Fundamentos da Teologia
• Sistemática I
• Sistemática II
• Sistemática III
• Sistemática IV
• Teologia Bíblica de Missões
• Teologia Contemporânea
• Teologia do Antigo Testamento
• Teologia do Novo Testamento
• Teologia do Culto

Teologia Bíblica

BÍBLICA E EXEGÉTICA
• Visão Panorâmica do Antigo Testamento
• Visão Panorâmica do Novo Testamento
• Análise Bíblica e exegética do NT I (Epistolas Gerais)
• Análise Bíblica e exegética do NT II (Epistolas Paulinas)
• Análise Bíblica e exegética do NT III (Evangelhos)
• Análise Bíblica e exegética do AT I (Pentateuco)
• Análise Bíblica e exegética do AT II (Livros Históricos e Proféticos)
• Análise Bíblica e exegética do AT III (Poéticos e Sapiencal)
• Bibliologia

MISSIOLÓGICA

Evangelismo e Discipulado

Antropologia Missionária
• Evangelho e Cultura

Missão Urbana

Plantação de Igrejas

PRÁTICA


Hermenêutica I
• Hermenêutica II

Homilética I
• Homilética II

Aconselhamento familiar
• Sociologia
• Filosofia
• Seitas e Heresias
• História da Igreja I
• História da Igreja II
• Administração Eclesiástica
• Didática (educação cristã)
• Liderança Cristã
• Ética Cristã

LÍNGUAS ORIGINAIS
• Grego I
• Grego II
• MEANT
• Hebraico I
• Hebraico II
• MEAT
PESQUISA
• Metodologia
• Português I
• Produção textual

O curso é composto por 08 módulos de duas matérias cada módulo.

A cada trimestre o aluno cumpre um módulo.

Por ser modular, a cada três meses podemos receber novas inscrições
como funciona o curso?
são cursos de interesse da comunidade acadêmica e também da comunidade eclesial.
Os cursos extracurriculares serão oferecidos um por semestre, com ampla divulgação nas igrejas e em outras entidades acadêmicas
Full transcript