Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

ELETRONEUROMIOGRAFIA

No description
by

Gustavo Silva

on 26 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ELETRONEUROMIOGRAFIA

ELETRONEUROMIOGRAFIA
Eletrodiagnóstico
O exame consiste no registro da atividade elétrica muscular e nervosa. Ele permite diagnosticar patologias existentes no músculos e nervos, que comprometam sua unidade motora. Consiste em provas de neurocondução, denominado eletroneurografia, e de avaliação muscular, denominada eletromiografia (FEITOSA, Mary Marcondes; USHIKOSHI, Wagner Sato, 2001).
Procedimento
ENMG é realizado por médico com formação especializada em neurofisiologia clínica. É um procedimento laborioso, detalhista e necessita aparelho específico (eletroneuromiógrafo) para verificar a velocidade de condução elétrica e o estado das unidades motoras.
Objetivos
Seu objetivo principal é analisar a velocidade de condução elétrica e o estado das unidades motoras, ou seja, detectar lesões do sistema nervoso periférico e muscular localizando a lesão dentro da unidade motora, assim como quantificar tal lesão, o que permite ao médico fazer o diagnóstico e prognóstico do paciente, ao elucidar o tipo de patologia (axonal, desmielinizante ou mista) e o tempo de evolução da mesma (aguda ou crônica).
Pontos Importantes
• A eletroneuromiografia visa o diagnóstico nosológico e topográfico, mas habitualmente não fornece a etiologia. O exame deve ser sempre avaliado em conjunto com os dados clínicos do paciente;
• Imediatamente após uma lesão axonal aguda, o exame pode ser normal. As amplitudes dos potenciais de ação na neurocondução demoram cerca de 7 dias (fibras motoras) e 14 dias (fibras sensitivas) para atingirem o nadir. As alterações eletromiográficas demoram 2 a 4 semanas para tornarem-se evidentes;
• É importante especificar a suspeita diagnóstica ou fornecer dados clínicos relevantes quando solicitar o exame, para um planejamento adequado da avaliação neurofisiológica.
Biomedicina
Junção Neuromuscular
Um potencial de ação é uma onda de descarga elétrica que percorre a membrana de uma célula. Potenciais de ação são essenciais para a vida animal, porque transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos.
Potencial de Ação
O potencial de repouso de uma célula ocorre quando o potencial de membrana não é alterado por potenciais de ação, potenciais sinápticos ou outra qualquer alteração activa do potencial de membrana. Na maioria das células o potencial de repouso tem um valor negativo, o que por convenção significa que existe um excesso de carga negativa no interior da membrana comparado com o exterior.
Potencial de Repouso
Complicações
Pode haver leve dor ou a formação de hematomas nos locais de inserção da agulha. Eventualmente, podem ocorrer reações vaso-vagais durante o exame, mas estas não determinam síncope se o paciente for examinado deitado. Complicações graves são excepcionais e geralmente estão associadas a procedimentos especiais, como a ocorrência de pneumotórax durante a avaliação eletromiográfica do diafragma ou da musculatura intercostal.
Contra-indicações
Não existem
contra-indicações absolutas à realização do exame.
A eletroneuromiografia está indicada na identificação, localização e caracterização de lesões nervosas periféricas focais ou na investigação diagnóstica de doenças neuromusculares.
Indicações
Potencial Patológico
Eletroneuromiografia
Elenita Grazieli Dallagnelo
Francine de Sousa Waiczyk
Gustavo Silva
Acadêmicos:
Neurônio
Eletroneurografia
Eletromiografia
Full transcript