Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Isolamento Térmico

No description
by

Rafael Lisbanho

on 9 March 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Isolamento Térmico

Isolamento Térmico
design by Dóri Sirály for Prezi
Isolante térmico é um produto feito a partir de um material específico. Sua utilização vem se tornando cada vez mais comum a cada dia, pois além de proporcionar uma economia de energia considerável, não afeta o meio ambiente. Tem a função de dificultar a dissipação de calor, usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica. O isolamento térmico estabelece uma barreira de passagem de calor entre os dois meios que naturalmente e rapidamente igualam as suas temperaturas.


Conforto Térmico e controle da temperatura superficial.
Prevenção ou Redução da condensação.
Grande economia de energia.
Aprimoramento da eficiência em processos de aquecimento, resfriamento, entre outros.
O que é, e para quê serve o
Isolamento Térmico?
Isolantes Térmicos mais conhecidos:
As Vantagens do Isolamento Térmico...
O uso do isolante térmico é comum em revestimento de portas, turbinas, tubulações com alta temperatura e em vedações de expansão, também muito utilizado em petroquímicas, no revestimento de reatores, na indústria cerâmica atuando em fornos de calcinação e estufas e na construção civil como revestimento de telhados, pisos e paredes. Pode revestir dutos de ar condicionado, forrar fornos e estufas e até ser usado em tanques de armazenagem. Ele estabelece uma barreira entre os meios que igualam sua temperatura e para isso, são usados diversos tipos de materiais que são úteis de acordo com o local de instalação.
Onde se usa o Isolante Térmico?
Há vários tipos de materiais sólidos que podem ser utilizados no isolamento térmico, esses materiais podem ser adquiridos em diversas formas, dependendo da constituição e da finalidade à qual se destinam à temperatura de trabalho, ao local de instalação, entre outros.
Espuma Elastomérica
A espuma elastomérica é fornecida em tubos, mantas e fitas auto-adesivas, é um isolante térmico produzido a partir de borracha sintética de alta densidade (60 +/- 6 kg/m³) com excelente coeficiente de condutividade térmica (0,025 kcal/m.h ºC);
Fibra Cerâmica
As fibras cerâmicas, são mundialmente conhecidas pela sua versatilidade, resistência, alta capacidade de isolantes e durabilidade. Estas fibras podem ser entrelaçadas em mantas, multi-agulhadas em blocos monolíticos, moldadas a vácuo em placas, estampadas em gaxeta, etc.
Lã de Rocha
A lã de rocha é fabricada a partir de rochas basálticas especiais e outros minerais que, aquecidos a cerca de 1500ºC, são transformados em filamentos que, aglomerados a soluções de resina orgânicas, permitem a fabricação de produtos leves e flexíveis a até muito rígidos, dependendo do grau de compactação.
Lã de Vidro
Além de ser mundialmente utilizada, garante resistência mecânica superior graças ao entrelaçamento da fibra da lã de vidro, conferindo excepcionais indicies de isolação térmica e absorção sonora.
Poliestireno
Isopor é um polímero de estireno minúsculo resultante de pérolas, que submetidas à expansão de vapor d' água aumentam em até 50 vezes seu tamanho original, fundindo-se e moldando-se em um material de excelente poder de isolamento, tanto de calor como principalmente de frio, devido à grande quantidade de células fechadas e cheia de ar em seu interior.
Poliuretano é uma espuma rígida predominantemente utilizado na técnica da isolação térmica, resultado da reação química de um poli-isocianato que juntamente com o gás expansor são responsáveis pelo alto fator de isolamento térmico principalmente para superfícies operando a baixas temperaturas, conseqüência da baixa massa especifica aparente (densidade) e baixo coeficiente de condutibilidade térmica do poliuretano
Poliuretano
Argila Expandida
A argila expandida pode ser aplicada em nata de cimento e tem como principais características:
Isolamento térmico e acústico, máxima leveza para diminuir as sobrecargas nas estruturas, baixa densidade com ótimas resistências, quimicamente inerte, Nivelamento de piso (maior aderência e compatibilidade com os materiais de construção),
secagem rápida da mistura, agilizando as camadas superiores do contrapiso e piso acabado.
Conforto Térmico I
Débora Paula
Faculdade Pitágoras
Carlos Henrique Krisley Mourão
Mariah Penna Milton Campos
Rafael Lisbanho Renan Patrick
Full transcript