Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Especialização Precoce e a Exclusão ou Abandono precoces

No description
by

Daniela Silva

on 30 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Especialização Precoce e a Exclusão ou Abandono precoces

Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre o que é a especialização precoce as suas consequências para a saúde dos atletas e as modalidades em que a especialização precoce ocorre mais frequentemente.
A especialização precoce relaciona-se com uma forte exigência por parte do treinador na realização de movimentos / exercícios para os quais o organismo do atleta ainda não está preparado para realizar.
Os especialistas apontam que algumas causas como por exemplo: psicológicas, motoras e desportivas são responsáveis pela especialização precoce.

A especialização precoce descreve-se como a elevada exigência, por parte do clube ou do treinador onde se pratica desporto.
Com este tipo de exigência as capacidades físicas do atleta vão sendo testadas até ao limite para que o atleta possa participar em provas de alta competição (por exemplo Jogos Olímpicos, Mundiais, etc…) mais de depressa do que o previsto.
Esta exigência a nível da especialização precoce vai ter varias consequências na saúde do atleta, uma vez que, o organismo ainda não se encontra preparado para tal esforço.
Acontece com maior frequência nos países de leste e na china onde desde cedo a atividade física a nível profissional é levada mais a sério.

O que é a Especialização Precoce:

A especialização precoce representa o empreendimento prematuro de métodos de treinos e programas especializados, considerados excessivos, e caracteriza-se pela caracterização de uma carga horária alta, sem falar de intensidade brusca que é introduzida ao atleta, exigindo assim um esforço exacerbado por parte dos atletas, que possuem uma capacidade física e psicológica imatura.

Este comportamento é considerado rígido e incoerente para o desenvolvimento do atleta.
Características dos treinos de especialização precoce:
A alta intensidade dos treinos, e as pressões impostas pelos pais e técnicos durante a prática de determinado desporto (por exemplo: a ginástica e a natação ) podem se tornar graves quando é descoberto que as crianças foram precocemente expostas a atividade física que praticam. Os problemas causados pela especialização precoce assumem vários aspetos: em termos corporais e psicológicos
Causas da Especialização Precoce:
Refere-se a falta de prontidão de fatores ligados à cognição, em que, pode trazer certos prejuízos quanto à formação da personalidade da criança;

Uns dos maiores problemas a nível psicológico para que os especialistas alertam são: os elevados níveis de ansiedade, stresse e frustrações quando estas crianças estão sempre habituadas a ganhar e não sabem lidar com o NÃO, isso pode constituir graves problemas no desenvolvimento da personalidade da criança/adolescente.
Estão relacionados com à falta da realização de vários movimentos motores por parte do atleta;
O modelo do desporto atual está baseado na procura constante de rendimentos, passando pela procura de formas mais eficientes e rápidas para se alcançar melhores resultados;

Riscos de desenvolvimento motores:
A prática desportiva praticada de forma desadequada em relação à formação de atletas de elite, normalmente é muito difícil conhecer as características do futuro atleta quando este é ainda muito novo.
Causas de tipo desportivo:
Entre os resultados encontrados, destacam-se de forma significativa quatro motivos:
Estudos
Outros interesses
Distância
Lesões
Factores que levam ao abandono precoce da prática desportiva:
htttp://www.slideshare.net/RicardoFerreira25/especializaçao-precoce

http://gebruning.blogspot.pt/2009/09/boa-noite-hoje-5-de-setembro-de-2009.html

http://www.efdeportos.com/efd186/especializaçao-esportiva-precoce-na-ginastica.htm

http://paginas.uepa.br/ccbs/edfisica/files/2012.1/LUAN MORAES.pdf
Webgrafia
A Especialização Precoce e a Exclusão ou Abandono precoces
Disciplina: Educação Física
Professora: Joana Duarte
Ano Letivo:2013-2014
Trabalho Realizado por:
• Daniela Silva Nº4
• Mariana Lopes Nº13
• Silvania Monteiro Nº14
Ano e Turma: 12ºD

Causas de tipo psicológico:
Por isso, vemos crianças mergulhadas em processos de especialização de movimentos, apesar de ao princípio se tornar um fator favorável à obtenção de resultados imediatos, porém, se formos considerar como uma forma para formação de futuros atletas poderemos estar a cometer um terrível erro e um desrespeito ao processo pelo qual a criança passa;

Neste contexto a exigência de resultados imediatos em alguns desportos (Ex: ginástica artística atletismo), por vezes, leva a que os atletas sejam obrigados a abandonar o desporto que praticam, impossibilitando a prática de outro desporto diferente daquele que deixou de ser praticado;

Consequências da especialização precoce
• Os atletas não atingem as etapas posteriores e, sobretudo, na etapa das elevadas prestações desportiva;
• Os rendimentos prognosticados (vaticinados);
• O tempo de actividade desportiva de alto nível é mais reduzido;
• Muitos não chegam mesmo às fases competitivas mais avançadas, porque esgotam prematuramente a sua capacidade de prestação;
• Abandonam o treino e acabam a carreira desportiva mais cedo

Modalidades mais propícias a Especialização Precoce
Apesar da especialização precoce suscitar diversas contradições, por esta recorrer a intensos treinos como forma de atingir a perfeição desportiva, esta tem um carácter benéfico nas modalidades de alta competição, uma vez que estas necessitam de aperfeiçoamento nas suas actividades.
O recurso á especialização precoce,
na prespetiva de alcançar altos quadros
competitivos, ocorre principalmente modalidades como a natação, atletismo, futebol e nas várias disciplinas que englobam ginastica (ginastica artística, acrobatica e ritmica) entre outras modalidades de alta competição.

Em suma, apesar de este método ser entendido como uma utilização pouco ética, os benefícios são superiores ás críticas das modalidades acima transcritas.
Ao contrário da especialização precoce como deve ser realizada a preparação desportiva em crianças e jovens?
A especialização precoce constitui um conjunto de programas e métodos altamente planificadas e aplicadas de forma sistematizadas, com o intuito de obter altos rendimentos.
Porém os seus objectivos ou ideias são alvos de constantes questionamentos, pois põem em causa a própria ética e o limite de desenvolvimento individual, uma vez que este antecipa as várias etapas do seu crescimento, do desenvolvimento e da maturação. Por conseguinte, a exclusão dos atletas do seu ofício terá o mesmo efeito, prematuramente.
Por isso o treino especializado deve adaptar às capacidades de função motora, cujo depende de atleta para atleta, considerando suas limitações, desenvolvimento físico, psíquico e social, o que proporcionará diversos benefícios ao praticante.

Normalmente a idade preferencial para a prática de qualquer actividade física é entre 6/7 anos de idade até os 10 anos, constituindo a fase em que a capacidade de aprendizagem e desempenho motora é muito eficaz.
Entretanto, o treino e a carga horária devem adequar-se igualmente ao desenvolvimento individual de cada atleta.

Com este trabalho concluímos que as consequências da especialização precoce relacionam-se com o reduzido tempo da actividade desportiva, o facto de alguns atletas não conseguirem participar em provas de alta competição, porque já esgotaram as suas capacidades desportivas e o abandono precoce do treino faz com que muitos atletas terminem as suas carreiras desportivas.
Entre os vários factores que podem contribuir para o abandono precoce da prática desportiva destacamos os seguintes, por considerarmos estes os mais importantes: os estudos, outros interesses e a distância.
Para que possamos combater a especialização precoce nos futuros atletas deve se realizar um treino especializado, onde se adapta as capacidades da função motora e o desenvolvimento físico, psíquico e social.
A prática de qualquer actividade desportiva deve se iniciar-se entre os 6/7 e os 10 anos de idade.

Conclusão
Full transcript