Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

BIO NEWS 3ª edição

No description
by

Augusto Cesar

on 18 June 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of BIO NEWS 3ª edição

$3,50
Quinta-feira, 18 de junho de 2015
Vol I, No. 3
Carta do Editor
A 3 edição do jornal Bio news falará sobre o sistema digestorio e sistema excretor. As maiores dificuldades encontradas na realização desta edição foi, na totalidade, a má administração do do tempo dos grupos, pois foi um mês bastante cheio, e com isso houveram atrasos na entrega das pautas devido a semana de provas e inumeros trabalhos para entregar. Porém, fizemos o possivel para trazer o melhor do conhecimento na area biologica para você, meu caro leitor. Espero que se diverta e aprenda de um modo intererssante e diferente, pois este é o objetivo do nosso Bio News!

BIO NEWS
REPORTAGEM
VOCÊ SABIA?
Veja nesta edição:


Embalagens e objetos biodegradáveis são produzidos com material feito com cogumelo


Página 8
NOVIDADES
Um informe sobre o zika vírus, doença conhecida popularmente como "prima da dengue", será enviado aos hospitais e postos de saúde de Campinas (SP), pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa).
Página 5
FORA DE CONTEXTO
Página 2
NOVIDADES
Campinas elabora guia para orientar sobre zika vírus
Um informe sobre o zika vírus, doença conhecida popularmente como "prima da dengue", será enviado aos hospitais e postos de saúde de Campinas (SP), pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). De acordo com médicos, o informe do Devisa é um recurso para orientar os profissionais sobre quais procedimentos devem adotar. Por enquanto, há poucos detalhes da enfermidade, considerada "relativamente nova", na literatura médica.
"É uma doença emergente e até agora houve epidemia apenas na Polinésia, no fim de 2013, com pouco mais de 100 casos, alguns graves. Há lacunas que o conhecimento não está totalmente formado", avaliou o epidemiologista André Ribas.
A transmissão do vírus se dá por meio da picada do mosquito Aedes aegypti - vetor também responsável pela dengue. Uma moradora do Engenho Novo, Subúrbio do Rio de Janeiro, foi diagnosticada com o vírus.
Zika x dengue
Sobre os sintomas, o coordenador do programa de controle de arboviroses explicou que pacientes infectados pelo zika vírus apresentam febre branda, olhos vermelhos (hiperemia
conjuntival), erupção cutânea e dores musculares. Contudo, ao contrário da dengue, eles não precisam receber hidratação.
Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas podem durar até sete dias. Segundo estudos, apenas 18% das pessoas apresentarão manifestações clínicas da doença. sintomas podem durar até sete dias. Segundo estudos, apenas 18% das pessoas apresentarão manifestações clínicas da doença.

História
O zika vírus foi isolado pela primeira vez em 1947 a partir de amostras em macacos Rhesus na floresta Zika, em Uganda. Ele é endêmico no leste e oeste africanos e, no continente americano, foi identificado na Ilha de Páscoa, território chileno, em 2014.
O tratamento é baseado no uso de paracetamol para febre e dor, segundo o Ministério da Saúde. Não há registros de óbitos causados pela doença e não há vacinas contra ela. As medidas de prevenção são semelhantes às da dengue e da chikungunya.


Página 5
VOCÊ SABIA?
Curiosidades sobre nosso organismo
Sistema Excretor

- Os rins são formados de tecido conjuntivo e por milhões de unidades filtradoras – Néfrons, que é uma longa estrutura tubular, cuja função é filtrar o sangue e remover as excreções.
- A bexiga urinária é uma bolsa de parede elástica, dotada de musculatura lisa.
- A função da bexiga urinária é acumular a urina produzida nos rins.
- A uretra é um tubo que parte da bexiga e termina, na mulher, na região vulvar e, no homem, na extremidade do pênis; sua comunicação com a bexiga mantém-se fechada por anéis musculares - chamados esfíncteres. Quando a musculatura desses anéis relaxa-se e a musculatura da parede da bexiga contrai-se, urinamos.
- A urina transporta produtos residuais do metabolismo até ao exterior do organismo. Ela é constituída 95% por água e os outros 5% por toxinas e sais minerais.

Página 6
Embalagens e objetos biodegradáveis são produzidos com material feito com cogumelo


FORA DO CONTEXTO
Página 6
Sistema digestório
- Vomitar é a maneira que o sistema digestivo encontrou para eliminar as toxinas que irritam o estômago.
- O comprimento do Intestino Humano pode chegar a ter pelo menos 7,5 metros nos adultos.
- Durante a sua vida, podem passar 50 toneladas de alimentos pelo seu sistema digestivo.
- Na boca o PH é neutro, no estômago é ácido e no intestino é baixo.
- O esôfago mede aproximadamente 25 cm e possui músculos que ajudam na deglutição dos alimentos. Um fato interessante é a sensação de fome que provém da sua parte superior. Quando essa região está anestesiada, a vontade de comer desaparece por completo.

O que é e como funciona os sistemas? Uma reportagem especial do Bio News explicará esse precesso!
ETEC JK
3°B
Diagramadores: Guilherme Oliveira, Jônatas, Lucas, Milena Amorim
Opinião do Leitor
Diariamente, são produzidos milhares de toneladas de resíduos sólidos em todo o planeta, isso devido ao atual modo de consumo da população mundial. São embalagens de alimentos, roupas e lixo eletrônico.
Pensando no impacto ambiental que pode ser causado por todo esse desperdício, engenheiros americanos de uma empresa de design criaram um material feito a partir de um fungo: o micélio – que é o conjunto de hifas dos fungos multicelulares. A proposta é de criar um material resistente, a prova de fogo e que não necessite do uso de calor, petróleo ou eletricidade para ser produzido.
O material já está sendo utilizado na fabricação das embalagens da Dell e Steelcase, amortecedores Ford
e portas laterais, e em breve em materiais de construção e móveis.
A matéria-prima natural é totalmente biodegradável. Os materiais fabricados com ela foram premiados pelo Museu de Design de Londres

Página 8
SISTEMA DIGESTÓRIO E SISTEMA EXCRETOR
Curiosidades sobre o que acontece no sistema excretor e digestório.

Página 6
Como o mundo anda em constante mudança, há sempre novidades que às vezes não conseguimos saber ou acompanhar, um exemplo disso é a nova doença o “zika vírus”. A matéria sobre o zika vírus nos informa que há uma cidade preocupada em informar a população e elaborou o guia sobre a doença, com todas as informações sobre a mesma, que coincidentemente é transmitida pelo mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti.
______________________________
______________________________
NESSECIDADES
Diadema é um cidade que tem serios problemas com a saude publico, se pensarmos no recolhimento de lixos, a locais em diadema que não tem esse serviço o que acaba gerando a manifestaões de doenças pela falta de higene como a leptospirose que é transmitida pelo rato, mas não é só esse problema que aflita os moradores de algumas zonas de Diadema, mas também há a questões do esgoto, que enfoca principalmente em doenças nas crianças que são obrigadas a passar perto dali e ficam seriamente doentes.
Se não bastasse isso os hospitais de Diadema não são preparados para combater essa enfermidade que a cidade enfrenta, há grande falta de medicos


especialistas e o pouco que tem não consegue atender a demanda de pessoas que precisam de atendimento
Diadema é uma cidade que não consegue combater com efetividade a prenvensão não solucionar a demanda de casos que aparecem de doenças por causa da falta de higene.
Problemas em Diadema
Desequilíbrio de bactérias no sistema digestivo pode causar problemas
_________________________________
_________________________________
REPORTAGEM
Você sabia que o corpo humano tem mais bactérias do que células? No estômago, por exemplo, existem mil e no cólon, que é a parte final do sistema digestivo, podem existir de 1 bilhão a 1 trilhão. Como explicou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui no Bem Estar desta quarta-feira (30), essas bactérias no sistema digestivo fazem parte do organismo e são boas para a saúde, mas se estiverem em desequilíbrio, em alta ou baixa quantidade, a pessoa pode ter alguns problemas de saúde e até desenvolver doenças.O médico explicou, no entanto, que existem bactérias boas e ruins - as boas têm a função de equilibrar a flora, impedindo o aumento das ruins, que podem levar a complicações, O médico explicou, no entanto, que existem bactérias boas e ruins - as boas têm a função de equilibrar a flora, impedindo o aumento das ruins, que podem levar a complicações, como por exemplo, a diarreia. Segundo a nutricionista Elaine
Moreira, há alguns alimentos que aumentam a quantidade de bactérias boas no intestino, como as frutas, iogurtes, aveias e aqueles ricos em fibras. Por outro lado, outros fatores como comida contaminada, uso de antibióticos, estresse e infecções podem desequilibrar a flora intestinal.
A nutricionista Elaine Moreira falou ainda que as frutas são sempre as melhores opções na hora do lanche. Um pão de queijo, por exemplo, tem 174 calorias, o que equivale a quase meio quilo de morango, de acordo com a especialista.Orgânicos x hidropônicos
O Bem Estar desta quarta-feira (30) falou também sobre alimentos orgânicos e hidropônicos. A hidroponia, como mostrou a reportagem da Kriss Oliveira, de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, é um sistema que planta em uma área menor e sem contato nenhum com a terra. Já na produção dos orgânicos, o que sobrou da colheira serve como adubo. Esses produtos chegam a custar até 40% mais do que os convencionais, mas mesmo assim, já têm um público bastante fiel.



Desequilíbrio de bactérias no
sistema digestivo pode causar problemas
Página 4
Página 3
Página 9
Página 8
Página 3
Full transcript