Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of Untitled Prezi

No description
by

Bruno Ferreira

on 9 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of Untitled Prezi

Componentes do
Sistema de Progresso dos Lobitos Sistema de Progresso da I Secção Objetivo: ajudar cada jovem a envolver-se ativamente e de forma consciente no seu próprio desenvolvimento.

Principais características:
centrado no indivíduo
considera as capacidades de cada um
baseado em objectivos educativos Adesão Formal
Pata Tenra Lobitinho Quem já aplica o novo sistema de progresso?

Qual o ponto da situação? -Diagnóstico inicial valorizado
-Negociação entre elemento e dirigente sobre caminho a percorrer e metas a atingir
-Oportunidades educativas como programa-guia que orienta para um determinado objectivo
-Potencia a relação entre diversos intervenientes e entre pares na fase de diagnóstico e avaliação
-Reconhecimento envolve outros organismos que não apenas o agrupamento ou a unidade. motivante para o jovem (ser e fazer melhor)
Guia o jovem no seu desenvolvimento, sendo uma oportunidade de aprofundamento de habilidades próprias, valorização pessoal ou de descoberta vocacional.
Impulsiona o jovem a adquirir “rotinas” de análise e planeamento da sua vida. Permite adquirir: Avaliação e reconhecimento Relação educativa Oportunidades educativas Diagnóstico inicial Adesão informal aos exploradores Passagem à
IIª Secção Compromisso
Pessoal Diagnóstico inicial

Compromisso pessoal

Oportunidades educativas

Relação educativa

Avaliação e reconhecimento

Passagem à IIª Secção O aspirante ou noviço recebe uma insígnia de adesão no seu início. Compromisso
(Promessa) Diagnóstico
Inicial Lobo Valente Pata-Tenra (Adesão) Adesão Formal Pata Tenra O objectivo da adesão é o de valorizar a tomada de consciência individual do aspirante sobre:
Como funcionam a alcateia e os bandos.
Como se vive o dia-a-dia das actividades típicas.
A mística e simbologia e vida do patrono.
Quais são os compromissos que se espera de um lobito, incluindo percursos e trilhos. Compromisso (Promessa)

Pata Tenra Adesão Diagnóstico Inicial

Lobo Valente Adesão Formal Pata Tenra Aspirante contacta e reflete sobre o compromisso que vai assumir na sua promessa.
A duração deverá ser adaptada ao aspirante e não deve ultrapassar os 4 meses.
A validação do andamento da adesão e da decisão de aderir dos aspirantes deve ser levada
aos Conselhos de Guias. Adesão Formal Pata Tenra Conselho de Guias analisa ainda vivência no Bando, na Alcateia e na atividade típica.
A Alcateia valida a decisão de fazer a promessa do aspirante, com base em proposta dos guias no Conselho de Alcateia.
A promessa deve ser marcada durante os 2 meses seguintes ao da decisão de adesão. Adesão Formal Pata Tenra Compromisso (Promessa)

Pata Tenra Adesão Diagnóstico Inicial

Lobo Valente Diagnóstico Inicial Equipa de Animação A equipa de animação tem por missão
conhecer e orientar a criança que chega à
Alcateia.

Deverá ser realizado
- em conversa informal entre os pais, a própria
criança e o Chefe de Alcateia.
- a partir da observação durante as primeiras
actividades e recorrendo a dinâmicas e jogos
específicos para o efeito. V V V V V V V V V V V V V V Caso fique na Alcateia e não alcance todos os trilhos em falta, o Chefe de Alcateia deverá informar o Chefe do Grupo Explorador das necessidades de desenvolvimento.
Os trilhos não alcançados não acumulam com os trilhos dos Exploradores – apenas são tidos em consideração na escolha dos primeiros trilhos no Grupo Explorador. É a criança que deve reconhecer que gosta de estar na Alcateia e que quer fazer a sua promessa

Assume o seu compromisso perante a Alcateia. O lobito irá conhecer o que se espera dele quando aderir formalmente à Alcateia. A equipa de animação deve ajudar o lobito a escolher o seu primeiro percurso de progresso.

Insígnia de progresso é entregue no início de cada etapa: compromisso assumido pelo lobito em procurar progredir nos CCA que o levam a atingir os objectivos educativos da Secção. Avaliação e reconhecimento Relação educativa Oportunidades educativas Diagnóstico inicial Adesão informal aos exploradores Compromisso
Pessoal Passagem à
IIª Secção Etapas de Progresso Cargos nos Bandos que constituem oportunidades educativas para progredir. O trabalho das especialidades deve iniciar-se a partir do momento em que se iniciou a etapa Lobo Valente Experiências enriquecedoras que levam ao desenvolvimento pessoal. Diagnóstico Inicial CCA Mediante a avaliação do desenvolvimento da criança – e não a realização da oportunidade educativa – poderá ser necessário escolher outras oportunidades e insistir na aquisição de novos CCA. Devem ser adaptadas e “negociadas” com os Lobitos, para acolher novas propostas de oportunidades educativas, potenciando a participação das crianças no processo. Relação Educativa Reforço do papel e da importância dos “pares”, ou seja, o papel dos guias e do Conselho de Guias no acompanhamento e avaliação do progresso pessoal dos seus elementos.
O Conselho de Guias será o espaço para decisões sobre o progresso dos elementos. Suporte e orientação da equipa de animação, que tem um papel orientador fundamental (embora não deva substituí-los).
Relação mais personalizada da equipa de animação com os lobitos (preferencialmente mais 1 adulto por bando), de modo a poder acompanhar devidamente o seu desenvolvimento pessoal. Avaliação Há CCA que devem ser observados em cada um dos objectivos educativos dos lobitos.
Quando forem observados na criança e avaliados pela própria, pelos “pares” e pela equipa de animação o Conselho de Guias poderá reconhecer que o lobito alcançou aquele objectivo educativo. Outros “ambientes educativos”: família, escola, clube desportivo, etc. A avaliação do seu progresso pessoal poderá ser feita também pelos pais, professores, etc.
Objectivos educativos não são controlados como se fossem “provas”: avaliam-se continuamente mediante a observação do progresso das crianças durante um percurso prolongado de tempo. O chefe vai questionando o lobito sobre os CCA que este adquiriu e se eles são uma indicação de que um determinado objectivo educativo está concluído, ou se deverão ser ainda mais trabalhadas para concluir o objectivo. Reconhecimento Deixarão de existir os cartões de progresso.
Passará a existir um caderno de caça que junta o conceito de caderno de suporte ao progresso com a ideia de um diário de vivências pessoais na alcateia. O caderno de caça conterá uma parte com uma ilustração relacionada com a história da Selva e com as personagens associadas às áreas educativas.
À medida que os lobitos concluam os objectivos de um determinado trilho, é-lhes entregue um autocolante para que seja colado nessa página central, na fase da celebração da caçada. Quando o Lobito terminar a sua última etapa (i.e., completar todos os objectivos educativos definidos para a I Secção), irá receber uma anilha com o símbolo da Secção, de forma a ser reconhecido que completou a totalidade do percurso educativo proposto aos Lobitos.
A anilha poderá ser usada até receber a 1ª insígnia de progresso enquanto Explorador. Passagem à II Secção O lobito continua a pertencer e a viver em pleno as dinâmicas da alcateia. Pretende-se que ele se vá familiarizando, de forma informal, com o grupo de exploradores.
Deve haver uma conversa entre Chefe de Alcateia e Chefe do Grupo Explorador aquando do diagnóstico inicial, para identificar áreas em que o lobito tenha mais dificuldades. O Lobito deve sentir liberdade para vir visitar a Alcateia, a sua Família Feliz (como Máugli). Quando? No início do ano escutista, de preferência com todas as etapas atingidas (ideal).
Que características?
Deve ser trabalhada pelos dirigentes das duas secções envolvidas;
Deve estar dentro do imaginário da Secção, para ser apelativa. Explorador Lobitos
C1.
Sei a Lei e as Máximas da Alcateia e percebo o que querem dizer
Sugestões de oportunidades educativas
que podem ser usadas para cumprir os objectivos

1Jogos vários: > Os lobitos escrevem as Máximas e Lei em papéis e cada um escolhe e explica um artigo, dizendo como é que o cumpre e o que não se deve fazer. > Puzzle de construção da Lei e das Máximas. > De entre uma lista de actividades, escolher quais se associam a cada artigo da Lei e Máximas e quais as que não se devem praticar. > Escolher, no conjunto dos artigos da Lei e Máximas, aquele que parece mais difícil de atingir e explicar porque é que é difícil. O resto dos lobitos dá sugestões sobre o que fazer.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

2Oração para fazer à noite, em que o lobito revê as atitudes que teve de acordo com a Lei e com as Máximas e as que não estiveram de acordo.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

3Relembrar em casa as leis da Alcateia, dando-as a conhecer aos familiares.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

4Ensinar aos lobitos mais novos a Lei e as Máximas.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

5Jogo de estafetas em que os lobitos têm de ordenar a Lei e as Máximas.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

6Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli na Alcateia (Balu ensina a Lei, Máugli cumpre a Lei em todos os momentos).
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

7Utilizar as danças da Selva para explicar os artigos da Lei e Máximas.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

8Fazer uma gincana de obstáculos em que se tenha de levar significados das Leis e Máximas para, no final do percurso, serem colocados em frente às respectivas Leis e Máximas.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

9Construir um íman de frigorífico, um quadro ou um pequeno folheto com a Lei e as Máximas para levar para casa.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

10Saída para pôr em aplicação, na Natureza, algumas Máximas (por exemplo, ser asseado, saber ver e ouvir, pensar primeiro no seu semelhante, etc.), através da limpeza de algum campo, observação de características da Natureza (cores, cheiros), proteger um animal ou planta, etc.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos Lobitos
F1.
Participo em actividades físicas que me ajudam a ser mais ágil e habilidoso.
Sugestões de oportunidades educativas
que podem ser usadas para cumprir os objectivos

1Treino de respiração: aprender a coordenar a respiração ou ensinar outros a fazê-lo, explicando porque é que é importante.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

2Participar em jogos com o bando em que é necessária a entreajuda (por exemplo, transportar um elemento em braços, percorrer um caminho com os pés ligados ou olhos vendados, sob a direcção do guia, etc.).
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

3Praticar na Alcateia diversos jogos tradicionais (barra do lenço, malha, etc.).
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

4Narração, dramatização ou actividade sobre a actividade física de Máugli na Alcateia ('A Caçada de Cá' ou 'O Acicate do Rei').
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

5Executar danças e canções com movimentos.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

6Improvisar instrumentos musicais (com paus, pedras, etc.) e treinar a coordenação rítmica.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

7Aprender a fazer e aplicar diversos nós (nó direito e de correr, de barqueiro e cabeça de cotovia, de oito e lais de guia, pedreiro e escota) e saber enrolar uma espia (pode-se usar o Livro da Selva para explicar os nós).
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

8Aprender a aparelhar uma embarcação (lobitos marítimos).
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

9Saber manusear uma pagaia (lobitos marítimos).
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

10Coser um botão.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

11Fazer um objecto que implique colagens minuciosas (com missangas ou conchas pequenas, por exemplo).
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

12Proporcionar momentos de ginástica matinal.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

13Jogos que impliquem coordenação de diversos tipos: exercícios de equilíbrio, cambalhotas, mini-basquetebol, estafetas, corridas de bicicleta, jogos aquáticos, etc.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos

14Gincana ou estafeta em terra ou água com vários obstáculos.
Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos Observar conhecimentos,
competências e atitudes

Progredir = Objectivos

3 etapas de progresso É a Criança que constrói
o seu caminho de progressão


Os mesmos objectivos podem pertencer a etapas
diferentes para diferentes pessoas

Nomes das etapas ligados com a mistica e
simbologia da Unidade Boas
Práticas
Full transcript