Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Camada Rede - Modelo OSI

No description
by

Amanda Linck

on 29 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Camada Rede - Modelo OSI

Amanda Linck, Cássia Ferreira e Gabriel Ortiz Camada Rede - Modelo OSI Modelo OSI - Foi criado pela Organização Internacional de Normalização (ISO) com o objetivo de facilitar o processo de padronização e obter interconectividade entre máquinas de diferentes fabricantes. Modelo OSI - Cada camada oferece um conjunto de serviços ao nível superior, usando funções realizadas no próprio nível e serviços disponíveis nos níveis inferiores. Camada Rede Camada Rede - É responsável pela entrega de um pacote desde sua origem até o seu destino. A camada de enlace coordena a entrega do pacote entre dois sistemas na mesma rede (links), mas é a camada de rede que garante que cada pacote seja transmitido de seu ponto de origem até seu destino final. Camada Rede Bibliografia Professor Marcelo Neves - Redes I - Define uma arquitetura genérica de sete camadas para o sistema computacional. As camadas são processos que se comunicam com o processo correspondente na outra máquina. - Cada camada do modelo OSI pode ser vista como um módulo independente. Você pode substituir (teoricamente) por um protocolo para outro na mesma camada sem afetar a operação de camadas acima ou abaixo. - Oferece serviços à camada de transporte (superior), usando funções realizadas por ela mesma e serviços dos níveis anteriores. Camada Rede Os mecanismos utilizados pela Camada Rede são: - Comutação de pacotes: É um paradigma de comunicação de dados em que pacotes (unidade de transferência de informação) são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós. Pode ser efetuado de duas maneiras:
-> Com ligação (circuito virtual): Onde é estabelecido um caminho virtual fixo.
-> Sem ligação (data grama) - Os pacotes são encaminhados independentemente. - Endereçamento de rede: Identifica unicamente uma rede e cada máquina de uma rede. Outras responsabilidades da camada de rede são as seguintes: - Endereçamento lógico: O endereçamento físico implementado na camada de enlace de dados trata do problema de endereçamento localmente. Se um pacote ultrapassar os limites da rede, precisaremos de um outro sistema de endereçamento para ajudar a distinguir os sistemas de origem e destino. A camada de rede adiciona um cabeçalho ao pacote proveniente da camada superior que, entre outras coisas, inclui os endereços lógicos do emissor e do receptor. - FOROUZAN, B. A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. AMGH Editora LTDA, 2008.
- ULBRICH, H. C., VALLE J. D. Universidade H4CK3R. Universo dos Livros Editora LTDA, 2004. http://support.microsoft.com/kb/103884/pt-br
http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_modelo_osi.php
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAw2sAE/camadas-osi
http://www.eurecom.fr/~camara/dissertacao/node20.html http://www.informatico.pt/1433/o-que-e-o-modelo-osi/ - Algoritmos de roteamento: Análise das informações sobre a forma como os roteadores obtêm dados sobre a estrutura da rede, para especificar o melhor caminho. Temos duas rotinas de algoritmos principais:

-> Algoritmos de roteamento globais: Informações completas sobre todos os outros roteadores da rede e o estado do tráfego nela.

-> Algoritmos de roteamento descentralizados: Possui os dados sobre o outro roteador conectado diretamente a ele. Camada Rede Os mecanismos utilizados pela Camada Rede são (CONTINUAÇÃO): - Roteamento: Quando redes ou links independentes estiverem conectados para criar internetworks (rede de redes) ou uma grande rede, os dispositivos de conexão (chamados roteadores ou comutadores) encaminham ou comutam os pacotes para seus destinos finais. Uma das funções da camada rede é fornecer esse mecanismo. Camada Rede Outras responsabilidades da camada de rede são as seguintes (CONTINUAÇÃO): Modelo OSI
Full transcript