Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Taiga (Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal)

No description
by

Gabriel Henry

on 2 September 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Taiga (Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal)

Floresta Boreal, no Canadá
Fauna
A vegetação da taiga é dominada pelas coníferas, principalmente por grandes cedros e pinheiros. Estas são árvores aciculifoliadas, e corpo em forma de cone. A vegetação da taiga contém estas características devido a influência dos fatores climáticos da região, as mesmas características são essenciais para evitarem a perda de água excessiva por transpiração.
Taiga (Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal)
A taiga possui uma rica fauna e os animais que a habitam são bastantes equipados para a sobrevivência nesta área. Ao norte podemos encontrar bisões, lobos, alces, esquilos, arminhos, ursos, aves imigratórias entre outros. No topo da cadeia alimentar da Taiga está o lobo. Simplesmente o maior canídeo do mundo. Eles habitam as áreas mais ao Norte da Taiga, onde o frio é maior e a as presas na qual eles são especialistas em caçar. A presença de anfíbios e répteis é escassa pelas condições climáticas.
Fauna encontrada na Taiga
A Tundra é caracterizada por ter ausência de árvores, possuindo somente vegetação rasteira e espaçada, e isso tudo graças ao clima polar.
Tundra
Esse bioma é encontrado em lugar onde a temperatura é muito baixa, onde ainda existe a possibilidade extrema de haver algum tipo de vegetação...
Tundra
Taiga
A taiga contém temperaturas baixas, poucas chuvas, muita neve e pouca umidade, no inverno a disponibilidade por água na taiga fica escassa pelo fato de o solo ficar congelado assim dificultando a absorção de água pelas raizes (seca fisiológica). Já no verão há água em abundância devido ao degelo.
VERÃO NA TAIGA
O verão na taiga pode durar mais de três meses, mas mesmo no verão as temperaturas baixas ainda penduram porém não tanto quanto no inverno podendo chegar até 20ºc e a luminosidade é maior. A vida é abundante no verão da taiga, o gelo derrete e forma pântanos e charcos e os dias são mais úmidos.
INVERNO NA TAIGA
O inverno na taiga é muito rigoroso e pode durar mais de 6 meses com temperaturas muito baixas podendo atingir até -54ºC. A luminosidade e a água são escassas, as noites são longas, frias e secas e com grandes precipitações de neve.
Tundra
A Tundra é um tipo de bioma localizado no Hemisfério Norte do planeta Terra, mais precisamente em regiões próximas ao ártico, no norte da América, da Europa, e em algumas outras localidades...
O seu nome vem da palavra finlandesa '' tunturia '' , o que significa em nossa língua '' floresta sem árvores '' , o que já nos mostra qual o tipo de vegetação encontrado nesse ambiente.
Tundra
O clima da Tundra é o clima polar, muito frio e muito seco, como poucas precipitações durante o ano.
Em razão dessas condições climáticas, da baixa profundidade do solo e da falta de claridade, não existem árvores altas nessa região.
Tundra
Devido à essas condições, a vegetação da tundra é composta por arbustos, ervas, líquens e musgos.
No entanto, essas espécies só conseguem se desenvolver no período dos meses de verão, quando as temperaturas não são tão frias, chegando ao máximo 10°C.
Tundra
Durante o resto do ano, o solo e os vegetais ficam congelados sob temperaturas que podem chegar aos - 20°C...
O tipo de solo encontrado na Tundra é o permafrost ou pergelissolo.

É um solo caracterizado por estar quase sempre congelado, dificultando ao máximo a penetração das raízes de plantas para grandes profundidades.

Tundra
Fauna da Tundra
A fauna da Tundra é composta por animais que se alimentam dos poucos vegetais existentes nessa região, e que servem de alimento para grupos carnívoros.
Fauna da Tundra
Algumas espécies migram para zonas mais quentes no inverno, outras, como o urso polar, desenvolvem técnicas de sobrevivência como a hibernação.
Apesar de ser considerado um ambiente de vegetação pobre, a Tundra é conhecida como um dos maiores biomas do planeta, isso em termos de extenção territorial.

Sua importância é a de que ela permite a existência de vida animal em regiões consideradas inóspitas.
LOCALIZAÇÃO DA TAIGA
A Taiga se encontra entre os 50º e 60º de latitude
norte, em áreas da América do Norte, Europa e Ásia.

Floresta Temperada

As florestas temperadas são formações vegetais típicas de regiões de clima temperado.

Por conta das devastações, ainda é possível encontrar resquícios da floresta temperada em determinadas áreas do globo, em sua maioria, parques e reservas florestais.
Regiões onde se encontra a floresta temperada:
Costa oeste dos Estados Unidos e Canadá.
- Sul do Chile
- Norte da Espanha e Portugal
- Região oeste do Reino Unido.
- Turquia
- Japão e leste e sul da China
- Região sudeste da Austrália
Características da Foresta Temperada:
A sua formação vegetal é diversificada com predominância em árvores.
Entretanto, arbustos, musgos e ervas, em menor quantidade, também compõe a vegetação.
As formações vegetais mais comuns nas florestas temperadas são; as florestas de coníferas e bosques com árvores de folhas caducas e perenes

Um pouco mais sobre a FLORA
Nessa floresta predominam as plantas decíduas ou caducifólias, estas folhas adquierem uma coloração amarelada e alaranjada, e começam a cair, perdendo as folhas no outono, e começam a readquirir na primavera.
Um pouco mais sobre a FLORA
Esta perca de folhas é uma adaptação ao rigoroso inverno, pois faz com que a planta reduza sua atividade metabólica, assim, conservando a água durante o período em que a maior parte dela fica imobilizada no solo sob forma de gelo, aguentando assim as baixas temperaturas.
Na Europa , as árvores mais características da floresta temperada são os carvalhos e as faias.
Na América do Norte, é predominante os bordos, algumas espécies de bétula, carvalhos, pinheiros, sequóias e também as faias.
As 4 camadas de vegetação nas florestas temperadas;
* Uma camada de árvores, cujas copas formam uma cobertura contínua, com cerca de 8 metros a 30 metros de altura.
* Uma camada de arbustos, com cerca de 5 metros.
As 4 camadas de vegetação nas florestas temperadas;
* A camada de capins e outras plantas herbáceas (não lenhosas), que florescem tipicamente na primavera antes das árvores refazerem as frondes (copa);
As 4 camadas de vegetação nas florestas temperadas;
* A camada rasteira, que consiste de musgos e hepáticas, cobertas por uma camada de folhas caídas.
As 4 camadas de vegetação nas florestas temperadas;
Fauna
Em relação a fauna, a floresta abriga várias espécies de mamíferos, entre eles os veados, javalis, raposas, leões da montanha e doninhas, além de pequenos mamíferos arborícolas (que vivem nas árvores) como esquilos e arganazes. As aves também estão presente nessa floresta, como as corujas.
Mesmo que as florestas temperadas não apresentam uma biodiversidade a se comparar com as florestas tropicais, são encontradas espécies únicas de fauna e flora.
Panda vermelho
Panda-vermelho (Ailurus fulgens) mamífero arborícola que pertence à família Ursidae e que vive nos Himalaias e no sul da China, nas florestas temperadas de altitude
Solo
Abaixo da camada rasteira encontra-se o solo da floresta, sempre rico, de cor parda.
O solo é constituído principalmente de material orgânico (partes de vegetais, insetos e outros animais em decomposição) e de bactérias, protozoários, fungos, vermes e artrópodes que se alimentam dessa matéria orgânica.
Curiosidade
As raízes das plantas penetram o solo alguns metros e adicionam materia orgânica quando morrem. Os espaços deixados pelas raízes mortas e pelos fungos, pelas minhocas e outros animais pequenos, fazem do solo uma esponja, que conserva água e minerais. A terra que já foi coberta de floresta temperada é então muito boa para a agricultura.
Fontes
http://www.infoescola.com/biomas/floresta-temperada/
http://www.suapesquisa.com/geografia/floresta_temperada.htm
http://www.todamateria.com.br/floresta-temperada/
Full transcript