Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Design Estratégico

Design Estratégico
by

Ranieri Figueiredo

on 6 November 2009

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Design Estratégico

A forma segue a função A forma segue a função. Ornamento é crime. Funcionalidade, ergonomia, usabilidade, estética, questões culturais, limitações técnicas de produção, viabilidade econômica, entre outros, são fatores que devem nortear o PENSAMENTO PROJETUAL
em busca de soluções de design a problemas de "comunicação".

A SOLUÇÃO projetada deve estar alinhada aos OBJETIVOS do cliente, de forma que gere o RESULTADO esperado e com LUCRO.

Sendo assim, o BOM SENSO para analisar quando é relevante aplicar determinado recurso/princípio, fundamentado em dados tratados /pesquisas ou ainda na intuição, é vital para o sucesso de um projeto. Mantenha tudo simples. Princípios extremamente relevantes onde
a utilização, a simplicidade e a ausência de "ruídos" determinam o resultado do projeto, porém, NÃO SÃO REGRAS! Comunicação em salas de espera (Louis Sullivan) (Willian of Ockham/Albert Einstein) (Adolf Loos) Entre nós, demonstrou amor e compaixão pelo próximo – exemplo de HUMANIDADE e SOLIDARIEDADE.
Buscou incessantemente pelo auto-conhecimento, pela quebra de barreiras sociais e culturais (entendimento dos contextos) e pela superação de limites – exemplo de SUPERAÇÃO e EVOLUÇÃO.
Em seu caminho plantou sementes de harmonia e paz – exemplo de PACIFICAÇÃO.
Seu espírito investigador transfomara sua vida em uma grande porta aberta para o ENTENDIMENTO e a aceitação de MUDANÇAS. Celebração da vida Fonte de inspiração para o SONHAR. Uma pessoa que aprendeu a VIVER, a superar limites.
Que mergulhou na busca do AUTO-CONHECIMENTO.
Que SONHOU, ACREDITOU e conseguiu "VOAR". Saudades sentiremos desta que muito nos ensinou com sua vida. Líder em comparação de preços, presente no Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia; o BuscaPé compara preços de mais de 7.000.000 de produtos vendidos por 60.000 empresas. É ainda responsável pelo shopping de mais de 100 portais, incluindo Microsoft MSN, Yahoo, Abril, Globo e Terra. Por que o BuscaPé? Existem diversos cases sobre as marcas bem posicionadas no mercado brasileiro.
Falar sobre as SANDÁLIAS HAVAIANAS ou sobre a NATURA já não é nenhuma novidade.

Buscando produtos e empresas recém lançadas ou que se reposicionaram recentemente no mercado cheguei até ao site BUSCAPÉ. Posicionamento: Busca inteligente, compra consciente. Acompanhando uma tendência mundial de maior preocupação com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, na ocasião da comemoração de 10 anos de existência, a empresa lança campanha enfatizando a IMPORTÂNCIA DA PESQUISA antes da decisão de compra, incentivando a busca de ofertas de PRODUTOS QUE CONSOMEM MENOS ENERGIA ELÉTRICA, além do hábito de comparar preços sem sair de casa, EVITANDO AGREDIR O MEIO AMBIENTE com a emissão de gases poluentes. Ainda não podemos mensurar quais foram os retornos tanto para a imagem como para o faturamento da empresa, porém, com este reposicionamento ela acrescenta à sua fama de líder no mercado latino-americano a imagem de empresa amiga do meio-ambiente. Um passo à frente da concorrência e um ESPAÇO a mais na MENTE DO CONSUMIDOR. “Decidimos seguir esta idéia de utilizar plataformas de serviço em marketing junto com técnicas sociológicas e antropológicas para mostrar o quanto os consumidores podem colaborar com a sustentabilidade com apenas um click na tela”.
Romero Rodrigues, presidente do BuscaPé. Torch Trust é uma organização não governamental sediada na Inglaterra que tem como missão propiciar acesso literatura para pessoas com deficiência visual. A escolha desta marca se deve pela experiência que tive com a organização. De maneira não intencional fui parar como voluntária nesta ONG e pude observar o poder que existe quando PESSOAS SE UNEM EM PROL DE UMA CAUSA.

Conheci líderes motivadores, voluntários apaixonados e pessoas
com diferentes tipos de deficiência visual que sabiam aproveitar ao máximo as experiências que a vida lhes proporcionava. Essa tocha faz parte da minha vida e sempre acenderá uma chama para a busca da solidariedade e superação. Atrevo-me a falar de uma pessoa, ou melhor, de uma campanha, extremamente bem sucedida na construção de uma imagem. A campanha de Barack Obama revoluciou na forma de se comunicar com seu público fazendo com que ele entrasse para a história como o primeiro político a utilizar plenamente os recursos da web 2.0 para conquistar o apoio do eleitorado americano e a admiração da população de outros países.

Blogs, twitter, Orkut, Linkedin, You Tube foram alguns dos canais explorados por durante a campanha.

Recursos de design gráfico também foram utilizados e fortemente elogiados por especialistas.
O logo e suas diversas variações foram projetadas para cada tema abordado pelo candidato.

Nota-se claramente a preocupação na construção da imagem deste candidato via utilização de recursos modernos para alcançar cada ponto de contato com o eleitorado, visando criar uma ponte de contato direta com ele.

Obama conquistou um verdadeiro exército de seguidores, somou mais de 13 milhões de endereços de e-mails, dois milhões de participantes do site MyBarackObama.com e cinco milhões de apoiadores em mais de 15 outras redes sociais. Arrecadou mais de meio bilhão de dólares através de contribuições via internet.

Sua eleição representou um marco na história dos Estados Unidos e é referência para
todos os políticos. "I'M ASKING YOU TO BELIEVE.
Not just in my ability to bring about real change in Washington . . . I'm asking you to believe in yours."
– BARACK OBAMA Entendendo que BRANDING está diretamente relacionado à contrução da imagem e gestão da marca, considero a campanha do senador Barack Obama um grande exemplo a ser considerado. Porque somos visuais, e porque temos pouco tempo... pela necessidade de organização myClock Relógio digital (versão para pulso e para mesa) onde o usuário pode personalizar completamente a interface com imagens por período de tempo. Exemplo: Entre 12h e 13h a imagem a ser exibida na interface pode ser de uma refeição, uma mesa posta ou ainda a imagem de um restaurante, indicando que é hora do almoço.

As imagem podem ser baixadas por pen drive, internet ou ainda por bluetooth.

O relógio pode manter-se conctado à internet e ser configurado para receber informações de gerenciadores de tarefas e e-mails, como o outlook, resgatando os compromissos alí contidos, informar sobre e-mails e compromissos. Também pode obter informações de sites, como por exemplo sites de restaurantes previamente cadastrados e verificar o cardápio do dia.

Versão do relógio será disponível para download como plugin para celulares e computadores, com recursos avançados de configuração.

myClock inicialmente pode ser lançado para um determinado público, como homens e mulheres executivos, mas existe a possibilidade de se criar várias versos: crianças, adolescentes e idosos. Projeto: Sustentabilidade em Campanhas Promocionais Utilização de materiais provenientes de reflorestamento com certificação comprovada, tanto para materiais impressos como para a confecção de displays. Hoje temos diversos materiais disponíveis com qualidade excelente com selos sustentáveis.

Neutralização de carbono, através de parceria com consultoria especializada.

Brindes verdes. Existem diversas ONGs que hoje produzem brindes em larga escala que podem substituir os brindes comumente utilizados.

Parceria com empresas especializadas em descarte e reciclagem de material. Todo o material produzido um dia é descartado e pode virar um novo produto através de parceria com ONGs. O mercado promocional movimenta R$ 27 bilhões em todo o país.
Como torná-lo sustentável? Comunicação em banheiros Barra Garden Shopping O Barra Garden é um shopping moderno e planejado para incentivar a proximidade do cliente com a natureza. Sua arquitetura privilegiada, cercada de jardins projetados por paisagistas com diferentes estilos de olhar para a natureza, mantém uma atmosfera de ar puro, a céu aberto, e com a vantagem da iluminação natural permanente. Por isso, sua logomarca incorpora o texto: "Nunca vi um shopping desta natureza!"

Inaugurado em outubro de 1997, os três pavimentos do Barra Garden abrigam hoje 200 lojas, incluindo 18 restaurantes de diversas tendências gastronômicas e um andar inteiramente dedicado a consultórios e salas comerciais. Localizado na principal avenida comercial que liga a Barra da Tijuca à Zona Sul do Rio de Janeiro, o Barra Garden está cercado pelos mais nobres condomínios residenciais da cidade.

Sua área total de 39 mil m² inclui a pista fixa de patinação no gelo, Barra On Ice; a mais nova unidade do CEPEM – Centro de Estudo e Pesquisa da Mulher, um top de referência em diagnóstico para a mulher, com tecnologia 100% digital e os mais modernos equipamentos; a loja-âncora Casa & Vídeo, única no setor de eletro-eletrônicos do Shopping e o novo MedGrupo Hall, o maior Centro de Convenções da Barra.

O Barra Garden possui estacionamento coberto e com sua variedade de lojas e serviços atende à segmentação de seu público, predominantemente clientes das classes A e A/B, sendo 65% dos freqüentadores do sexo feminino.

Em seus onze anos de existência, comemorados em outubro de 2008, um forte vínculo com a comunidade mantém o Barra Garden como uma excelente opção para compras, serviços, gastronomia e diversão. Projeto: BARRA GARDEM EM SUA CASA Objetivo geral: Reforçar vínculo afetivo do público com o shopping.

Objetivos específicos: Divulgar e reforçar características fortes do shopping (natureza e lazer), incentivar o retorno, criar laços afetivos
e provocar mídia espontânea. Estratégia:
Gerar experiência do cliente com o shopping.

Tática:
Encantar o cliente e fazer com que ele leve um pouco do
Barra Garden Shopping para sua casa.

Ações operacionais:
Criação/exposição de mini jardins em áreas específicas do shopping;
Criação de peças de comunicação informando o nome das plantas e o nome do paisagista/garden designer;
Criação de DISPLAYS para a venda de sementes com livretos explicativos sobre o plantio e manutenção de planta, assim como livretos com as composições dos paisagistas. Localização dos displays: BANHEIROS. Pipi Dolly's Para ajudar Christiane efetivamente uma investigação
in loco seria fundamental, para se detectar quais são as reais necessidades que sua empresa tem. Observando o site da empresa, os vídeos e as entrevistas identifiquei que, apesar de
existir uma preocupação de design na embalagem e no site, esta preocupação não se expande para todos os elementos/peças onde a marca está sendo aplicada, deixando de causar uma boa impressão com a unidade visual dos materiais.
Sugestões:

Revitalização da identidade visual.
Unificar a identidade visual de todas as peças onde a marca é aplicada.
Crianção de um website dinâmico com compra online para entrega em qualquer parte do mundo (ou apenas nos lugares onde já atua, ou ainda nas Américas e Europa).
Estudar a possibilidade de parceria com grande varejistas nacionais e internacionais.
Elaboração de campanha junto ao seu público-alvo, lojas e petshops, com materiais de merchandising para fidelizar clientes e alavancar as vendas. IKEA O conceito de negócio da IKEA é oferecer uma vasta gama de produtos para decoração da casa com bom DESIGN e FUNÇÃO e a PREÇOS tão BAIXOS que possam ser adquiridos pela maioria das pessoas.

Seu conceito de negócio também baseia-se na parceria com o cliente:
"Não podemos fazê-lo sozinhos."

Estratégia híbrida que combina PREÇO BAIXO PERCEBIDO com ALTO VALOR AGREGADO PERCEBIDO, aliados à BAIXA EXPECTATIVA do cliente em termos de nívies de SERVIÇO, visto que estão preparados para carregar e montar seus próprios produtos. Um melhor dia-a-dia Para atingirem seus objetivos estratégicos a IKEA trabalha da seguinte forma:

Primeiro, investe em DESIGN e na COMUNICAÇÃO com os FABRICANTES, para que juntos possam encontrar formas inteligentes de produzir novos artigos recorrendo aos processos de produção existentes.

Segundo, seus compradores procuram em todo o mundo BONS FORNECEDORES com as matérias-primas mais adequadas.

Terceiro, COMPRAM POR ATACADO, para poder garantir os melhores negócios ao preço mais baixo.

Quarto, contam com a participação do cliente: através da consulta do catálogo IKEA e da visita à loja, o cliente ESCOLHE a mobília e RECOLHE-A no armazém de self-serve. Como a maior parte dos artigos vêm em EMBALAGENS PLANAS, são FÁCEIS DE MONTAR e levar para casa. Por isso, eles não cobram por algo que o cliente pode fazer de forma simples em casa. (Self-service e auto-montagem) Grande case de sucesso, inspiração para todo empresário. Os banheiros do Barra Garden Shopping são bem projetados, limpos e organizados.
Apesar dos módulos onde ficam os sanitários serem pequenos, são projetados de forma que proporcionam conforto razoável aos usuários. Pensar em projeto de comunicação que pudesse ser aplicado neste banheiro, após ter pesquisado sobre o shopping e seu público levou-me à seguinte proposta:
Full transcript