Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Comunicação
by

Alexandro Tedesco

on 14 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Psicologia Organizacional e do Trabalho

Comunicação Funções da Comunicação Comunicação efetiva é aquela que cumpre com sua função. Mas qual seria a função da comunicação? Eu gostei do ponto de vista que o Stephen P. Robbins abordou no livro Comportamento Organizacional.

A comunicação serve a quatro grandes funções dentro de um grupo ou organização: controle, motivação, expressão emocional e informação.

A comunicação funciona para controlar o comportamento dos membros da equipe de um projeto de várias formas. Dependendo do tamanho do projeto, existem hierarquias de autoridade e orientações formais às quais os membros da equipe têm que obedecer. Quando exigem que a equipe, por exemplo, faça a comunicação de riscos relacionados ao cumprimento de suas atividades ao gerente do projeto, considerado superior imediato, a comunicação está desempenhando uma função de controle.

Porém, a comunicação informal também controla o comportamento. Quando membros de uma equipe implicam ou assediam outro membro que produz demais (e faz o restante do grupo parecer ruim), eles estão, informalmente, comunicando com o comportamento desse membro e o controlando. A comunicação gera motivação quando esclarece para cada membro da equipe o que deve ser feito, quão bem eles estão indo e o que pode ser feito para melhorar o desempenho, se este estiver abaixo do esperado. O planejamento de metas específicas, informação sobre o progresso em direção às metas e o reforço do comportamento desejado estimulam a motivação e requerem comunicação.

Para muitas pessoas que participam das equipes de projetos, sua equipe é fonte básica de interação social. A comunicação que acontece dentro da equipe é um mecanismo fundamental pelo qual seus membros demonstram suas frustrações e sentimentos de satisfação. A comunicação, portanto, proporciona uma liberação para a expressão emocional dos sentimentos e para a satisfação de necessidades sociais. A função final que a comunicação desempenha relaciona-se ao seu papel de facilitar a tomada de decisão. Ela fornece a informação de que membros da equipe, gerentes de projetos, sponsors e outros precisam para tomar decisões transmitindo os dados para identificar e avaliar as alternativas de escolhas.
Nenhuma dessas quatro funções deve ser vista como mais importante do que as outras.
Para as equipes de projetos terem desempenho eficaz, elas precisam manter alguma forma de controle sobre os membros, estimular os membros em relação a desempenho, proporcionar meios para a expressão emocional e fazer escolhas decisórias. Comunicação não verbal •A comunicação não precisa ser verbalizada para que se envie uma mensagem;

Um olhar rápido, um olhar mais demorado, um sorriso, um franzir de sobrancelhas, um movimento provocante do corpo.

...TUDO ISSO SÃO MENSAGENS ENVIADAS!!! Linguagem corporal Expressa por meio do movimento do corpo e expressões. Duas mensagens importantes são enviadas pela linguagem corporal:

1) Quanto uma pessoa gosta de outra e até até que ponto esta interessada em seu ponto de vista.
2) O status relativo percebido entre o emissor e o receptor.

A LINGUAGEM CORPORAL, DIFERE DE UMA CULTURA PARA OUTRA

LINGUAGEM PARALINGUÍSTICA – descreve os aspectos não verbais da comunicação que englobam o tom de voz, o ritmo da fala, as pontuações e outras características que vão além das palavras faladas. EXTRAÍMOS SIGNIFICADO TANTO DAS PALAVRAS USADAS COMO DA FORMA COMO ELAS SÃO EXPRESSAS.

É IMPORTANTE QUE O RECEPTOR ESTEJA ALERTA PARA O ASPECTO DA COMUNICAÇÃO. A MENSAGEM NÃO VERBAL PODE SER CONTRADITÓRIA A MENSAGEM VERBAL. A ESCOLHA DO CANAL DE COMUNICAÇÃO

PORQUE AS PESSOAS ESCOLHEM ESSE OU AQUELE CANAL DE COMUNICAÇÃO.

Ex: um telefonema em vez de uma conversa cara a cara?

Algumas pessoas tem medo de certos tipos de comunicação. OS CANAIS DIFEREM EM RELAÇÃO A SUA CAPACIDADE DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES.

1.Tratar com diferentes canais ao mesmo tempo;
2. Facilitar um rápido feedback;
3. Ser muito pessoais.


A ESCOLHA DO CANAL DEPENDE DE AS MENSAGENS SEREM ROTINEIRAS OU NÃO ROTINEIRAS!

RIQUEZA DO CANAL – a quantidade de informações que podem ser transmitida durante um episódio de comunicação. REDES DE COMUNICAÇÃO As redes de comunicação definem os canais pelos quais a informação flui. Podem ser:

Formais Informais REDES FORMAIS DE COMUNICAÇÃO Rede tipo CADEIA: Forma mais tradicional de relacionamento hierárquico entre gerentes e subordinados. Comunicação centralizada. Rede tipo RODA: Enquanto o membro central se comunica com todos os integrantes do grupo, os integrantes comunicam-se apenas com o membro central. Comunicação centralizada. Rede tipo TODOS OS CANAIS: satisfação maior entre os integrantes, porém a comunicação geralmente consome mais tempo, pois mais pessoas interagem. Comunicação não é centralizada. REDE INFORMAL DE COMUNICAÇÃO É a rede de rumores. Os rumores emergem como reação a situações importantes para as pessoas, nas quais há ambiguidade e sob condições de ansiedade e incerteza. Vejamos um exemplo (vídeo)!!!!

Quatro propósitos dos rumores:

1.Estruturar e reduzir a ansiedade;
2.Tentar dar sentido a informações limitadas ou fragmentadas;
3. Servir de veículo para organizar membros do grupo;
4. Sinalizar o status do emissor.

Três principais características:

1.Não há controle da direção;
2.Mais confiável do que os comunicados formais, segundo os funcionários;
3.Utilizada para servir aos interesses próprios daqueles que a compõem. DIREÇÃO DA COMUNICAÇÃO A direção da comunicação pode ser vertical ou lateral.

VERTICAL
Dividida em descendente ou ascendente.
Descendente: comunicação dos níveis mais altos para níveis mais baixos. Métodos mais comuns: memorandos, cartas, ligações telefônicas, mensagens, e-mail
Ascendente: comunicação dos níveis mais baixos para os níveis mais altos. Métodos mais comuns: caixa de sugestões e avaliações de desempenhos dos superiores. Para a comunicação ascendente ser eficaz é necessário que os administradores ousam e ajam em relação às sugestões e contribuições dos funcionários.

LATERAL
Envolve os padrões de comunicação formal de um empregado para com seus colegas. Ou seja, comunicação do mesmo nível: funcionários operacionais com funcionários operacionais, gerência com gerência, etc... Feedback O elo final do processo de comunicação; devolve a mensagem ao sistema para verificar sua compreensão. QUESTÕES ATUAIS DA COMUNICAÇÃO Por que homens e mulheres frequentemente sentem dificuldades em se comunicar?

Quais as implicações do movimento “politicamente correto” na comunicação dentro das organizações?

Como as pessoas podem melhorar sua comunicação multicultural?

E de que forma a comunicação eletrônica está modificando a maneira como as pessoas se comunicam dentro das empresas? BARREIRAS ENTRE HOMENS E MULHERES
Os homens usam a conversa para reafirmar seu status, enquanto as mulheres a utilizam para criar conexão.

Para muitas mulheres, a conversa é uma forma de negociação para uma aproximação, na qual as pessoas buscam oferecer e receber confirmação e apoio.

Para Tannen, as mulheres falam e ouvem a linguagem da conexão e da intimidade.

As mulheres tendem a se vangloriar menos do que os homens. disfarçam para não parecem arrogantes. Os homens costumam criticar as mulheres porque elas parecem estar se desculpando o tempo todo.
Precisamos tomar cuidado com a escolha de nossas palavras. Uma palavra expressa de forma contrária pode acabar com uma relação de negócio e/ou amizade. Ex: Discutir a relação através de meios eletrônicos.

Eliminamos de nosso vocabulário palavras como: Aleijado, cego, velho. E utilizamos as seguintes: Deficiente físico, deficiente visual e idoso. DINÂMICA A COMUNICAÇÃO POLITICAMENTE CORRETA COMUNICAÇÃO MULTICULTURAL Os fatores multiculturais certamente têm o potencial de aumentar os problemas de comunicação.

Confira 4 problemas específicos:

Barreiras semânticas: As palavras significam coisas diferentes para pessoas diferentes. Ex: Os novos capitalistas da Rússia devem ter dificuldades em se comunicar com seus colegas ingleses ou canadenses, já que termos como eficácia, mercado livre e regulamentação não possuem tradução direta entre o inglês e o russo.

Barreiras causadas por conotações: Palavras têm implicações diversas em diferentes linguagens. Ex: As negociações entre executivos norte-americanos e japoneses, por exemplo, constumam ter problemas por causa do termo japonês hai, equivalente ao sim em inglês, mas com a conotação de "sim, estou ouvindo", e não de "sim, concordo". Barreiras causadas pelas diferença de entonação: A entonação depende do contexto, a utilização de um tom pessoal e informal em uma situação que demanda um estilo mais formal pode causar embaraço e até constrangimento. Ex: italianos

Barreiras de percepção: Pessoas que falam idioma diferente na verdade vêem o mundo diferente.

Para compreender, apresentamos os conceitos de culturas de alto e baixo contexto. Culturas de alto contexto são utilizadas por países como: CHINA, VIETNÃ, ARÁBIA SAUDITA. Pois utilizam amplamente os indícios não-verbais e sinais situacionais sutis na sua comunicação. Aquilo que não é dito pode ser mais significativo do que as palavras.

A Europa e a América do Norte, representam exemplos de culturas de baixo contexto, pois, contam essencialmente com as palavras para transmitir suas mensagens. A linguagem corporal e o status social são secundários à palavra falada ou escrita.

O QUE ISSO SIGNIFICA?? Significa que a comunicação nas culturas de alto contexto exige mais confiança mútua entre os interlocutores. Os acordos verbais significam um forte comprometimento das partes nessas culturas. e quem você é são dados altamente valorizados.
Nas culturas de baixo contexto, em comparação, os acordos são feitos por escrito, com escolha precisa dos termos e com ênfase em seus aspectos legais. COMUNICAÇÕES ELETRÔNICAS As comunicação eletrônicas não requerem mais que você esteja à sua mesa de trabalho ou diante de umaestação de trabalho para estar "disponível". A linha divisória entre o trabalho e a vida pessoal do funcionário não é mais muito clara.
As redes de computadores permitem que os funcionários saltem níveis verticais dentro da organização, trabalhem em período integral em suas próprias casas ou qualquer outro lugar fora da empresa.

O correio eletrônico não permite a conversa face a face. Também não transmite as emoções e nuances que acompanham as entonações verbais de uma conversa telefônica.

Ex: Emoções via e-mail. Emoticons
OBRIGADO ALEXANDRO TEDESCO RIGON
CAMILA BROMBATTI
CAROLINA ZOTTI
DIANA MAGNUS
MICHELE DA SILVEIRA
THOMAS FATTORI GESTOS MANUAIS
Full transcript