Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Literatura nos anos de 1940 e 1950

No description
by

Caroline Voss

on 28 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Literatura nos anos de 1940 e 1950

Literatura nos anos de 1940 e 1950
Introdução
A pesquisa estética e a renovação das formas de expressão literário, tanto na poesia quanto na prosa, são os traços distintos da geração de 1940/50. Surgindo no Brasil publicações que apontam para uma nova direção da literatura. A poesia dessa geração trouxe ao cenário das discussões literárias a seguinte proposição: a poesia e a arte da palavra.
Feminismo e Universialismo
Clarice não aceito o rótulo de escritora feminista, mesmo assim seus romances e contos tinham como protagonista personagens femininos. O ponto de partida da literatura de Clarice, é a experiência pessoal de mulher e seu ambiente familiar. Seus termos são basicamente humanos e universais, relacionando o eu e o outro, a falsidade nas relações, a condição social da mulher, a falta de relação entre a família e por fim a própria linguagem sendo a única forma de comunicação comum. Apesar de ser considerada uma escritora otimista e psicológica Clarice não deixa de ser também social, filosófica, existencial e metalinguística
Nascido em Cordisburgo-MG, Guimarães Rosa (1908-1967) é um escritor brasileiro que com suas obras conseguiu retratar um romance regionalista usando uma linguagem regionalista. Em contrario de filósofos e praticantes de ciência de linguagem, Guimarães Rosa defende a ideia de retratar uma localidade como realmente é.
Guimarães Rosa
Clarice Lispector
Foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira Em dezembro de 1943, publicou seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem, escrito quando tinha 19 anos.
A literatura brasileira era nesta altura dominada por uma tendência essencialmente regionalista, com personagens contando as dificuldades da realidade social do país na época.
Ela surpreendeu a crítica com seu romance, seja pela problemática de caráter existencial, completamente inovadora, seja pelo estilo solto, elíptico e fragmentário. Este estilo de escrita se tornou marca característica da autora, como pode ser observado em seus trabalhos subsequentes.
A prosa retoma e a profunda sondagem psicológica que vinha sendo desenvolvida, especialmente por autores como Mario de Andrade e Graciliano Ramos. É o que se verifica nos contos de romances de Clarice Lispector e Lygia Fagundes Talles.
Boquinha (2003), por Christina Oiticica
Retrato de Clarice Lispector
Retrato de Guimarães Rosa
Full transcript