Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

No description
by

Brisa Mendes

on 25 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Disciplina: Expressão Oral
Professora: Tânia
Alunos: Brisa Mendes
Carla
Ingrid
Marina
Luiz
A violência contra a pessoa idosa se define como qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão, que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança, que cause dano ou incômodo à pessoa idosa. Podemos observar no conceito que existem três fatores determinantes a violência contra os idosos é um fenômeno evidente do atual processo de envelhecimento populacional mundial.
A organização mundial de saúde define violência da seguinte forma “ o uso intencional da força física ou do poder, real , ou em ameaça contra si próprio, contra outra pessoa, ou uma comunidade, que resulte ou tenha grande probabilidade de resultar em lesão, morte, danos psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.”
CONCEITO
TIPOS DE VIOLENCIA
- Violencia Física
- Violencia Sexual
- Abandono
- Negligência
- Violencia Financeira ou Economica
CARACTERÍSTICAS DAS VÍTIMAS E AGRESSORES
- Na maioria das vezes as agressões vêm da própria família ou próximas a eles.

- O perfil mais comum é de uma pessoa passiva, complacente, impotente, dependente e vulnerável.

- O agressor também tende a apresentar baixa alto estima e projetar a responsabilidade de suas ações, assim como de suas frustrações, sobre terceiros.
ESTATÍSTICAS
- No Brasil a secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República lançou em dezembro de 2005 o Plano Nacional de Enfrentamento a Violência contra a pessoa idosa.
- Somente nas ultimas décadas é que o tema da violência contra a pessoa idosa tem recebido a atenção da sociedade civil e do Estado.
- 65% dos idosos consideram maus- tratos a forma preconceituosa como são tratados pela sociedade em geral: as baixas aposentadorias, desrespeito no transporte público, falta de leitos hospitalares decentes para idosos e no nível domestico só é relatado como abandono por partes das famílias.
Os crimes mais denunciados são: negligência e violência psicológica e física. Em seguida, vem abuso financeiro e econômico.
Dados do IBGE mostram que a população de idosos cresce de forma acelerada. Estima-se que até 2020 o país tenha 40 milhões de pessoas acima de 60 anos. Com isso, seremos o sexto país com mais idosos no mundo.
DIREITOS
- Criado em outubro de 2003, o Estatuto do Idoso prevê direitos específicos para todas as pessoas com 60 anos ou mais.

- Em um dos artigos da Lei Federal 10.741, consta que é ''obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária''.
COMO DENUNCIAR ??
Desde o início do mês de dezembro, o Disque Denúncia Nacional, ou Disque 100, que é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, passou a atender também os casos de violações de direitos humanos envolvendo pessoas com deficiências físicas, idosos e de homofobia.
As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de
proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas.

O serviço está disponível em âmbito nacional, através do discagem direta e gratuita ao número 100 (tecle a opção 2 para denúncia de violência contra a pessoa idosa) ou através do envio de mensagem para o email: disquedenuncia@sedh.gov.br , e também, acessando o site: www.disque100.gov.b r e ainda para quem está fora do Brasil, através do número: + 55 61 3212-8400 .
HOMENAGEM EM NOME DO RESPEITO QUE NOSSO GRUPO TEM PELA IDADE DA SABEDORIA
Fonte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/01/denuncias-de-crimes-contra-idosos-crescem-quase-200-em-um-ano.html


Full transcript