Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

danilo jabur

on 14 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

Notes
Ideas
Ideas
Ideas
Contabilidade Geral
Prof: Danilo M. Jabur

Step 1
Conceito de Contabilidade.
Step 2
Campo de Aplicação da Contabilidade
Step 3
A finalidade para as quais se usa informação contábil
Step 4
Função típica do trabalho contábil
Acabou por hoje .
anotem aí...

E-mail: danilo.jabur@hotmail.com
1. Campo de aplicação da contabilidade;

2. Grupos de pessoas e de interesses que necessitam da informação contábil;

3. Finalidade para as quais se usa a informação contábil;

4. Especializações contábeis e função típica do trabalho contábil;

5. Limitações do método contábil;

Introdução
Coisas que precisamos saber....
termos que nos confundem..
balanço
balancete
razão
diário
receita
despesa
é isso aí.. pode apostar tem gente (empresários) que pensa nisso quando falamos nestes termos...
Não pense que não pode piorar..
Pois é precisamos aprender para ensinar.
Hilário Franco
Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonia
Podemos assim dizer que a contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados
Paulo Nunes
> O campo de aplicação da contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, até mesmo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias etc.

> Entidades econômico-administrativas: São organizações que reúnem os seguintes elementos: pessoas, patrimônio, titular, ação administrativa e fim determinado. Considerando-se o fim a que se destinam, são classificadas em Instituições e Empresas:

> Instituições: São Entidades econômico-administrativas com finalidades sociais ou com finalidades socioeconômicas).
1.2 Entidades
> Com fins sociais:
São aquelas cuja administração tem por objetivo o bem-estar social da coletividade. Ex: A União, os Estados e os Municípios.
> Com fins socioeconômicos:
São aquelas cuja administração tem interesse no aspecto econômico da entidade, porém este se reverte em benefício da coletividade a quem pertencem. Ex: Institutos de aposentadorias, pensões, previdência etc.
1.3 Entidades com fins econômicos (Empresas)
"Empresa é o conjunto de pessoas e bens que combinando os fatores de produção, explora um determinado ramo de atividade com o objetivo de obter lucro"
1.4 Classificação das Empresas
1. Comerciais
Aquelas que desenvolvem atividades mercantis, que consistem na compra e venda de mercadorias. Ex: Sapataria, Bar e Lanchonete, Loja de roupas etc.

2. Industriais
O escopo desse tipo de empresa é a criação de produtos pelo processo industrial, consistindo na extração da matéria-prima da natureza ou na sua transformação, dando-lhe utilidade e valor econômico

3. Prestadoras de Serviços
São auxiliares imprescindíveis do processo comercial e industrial que concorrem decisivamente para o desenvolvimento econômico. Nesta classificação, encontramos as Companhias de Seguro, Bancos, Hospitais, Escolas, Escritórios de Contabilidade, etc.
1.5 Resumindo...
2. Grupos de pessoas e de interesses que necessitam da informação contábil
As finalidades fundamentais da Contabilidade referem-se à orientação da administração das empresas no exercício de suas funções. Portanto a Contabilidade é o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade socioeconômica.
Controle: A administração através das informações contábeis, via relatórios pode certificar-se na medida do possível, de que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas determinados.
Planejamento: A informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões e ao inter-relacionamento da Contabilidade e os planos orçamentários, são de grande utilidade no planejamento empresarial, ou seja, no processo de decisão sobre que curso de ação deverá ser tomado para o futuro.
2. Como meio de verificação – periodicamente a administração necessita avaliar a qualidade dos serviços executados pelos seus funcionários. A apreciação desse desempenho pode resultar em acréscimos de salários, promoções, readmissões, ações corretivas as mais variadas, ou, em casos extremos, demissões. A informação contábil pode auxiliar esse processo de avaliação, embora o desempenho humano não possa ser julgado apenas através da informação contida nos registros contábeis.
1. Como meio de comunicação – os relatórios contábeis podem ser de grande a auxílio ao informar a organização a respeito dos planos e políticas da administração e, em geral, das formas de comportamento ou ação que a administração deseja atribuir à organização.
De fato, como a contabilidade pode ajudar as empresas?
3. ELABORAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE RELATÓRIOS
Bárbara Pinheiro
Especializações contábeis e
1. PLANIFICAÇÃO DA CONTABILIDADE

Entre as providências iniciais para se colocar em funcionamento a máquina organizacional de qualquer empresa, impõe-se a planificação geral do setor contábil. Essa Planificação envolve alguns processos:

•O Contador estuda a natureza da entidade;
•Verifica os tipos de transações que provavelmente ocorrerão;
•Planeja a maneira pela qual essas transações deverão ser registradas, sintetizadas e evidenciadas.
•Elabora, finalmente, um Plano e um Manual de Contas adequados, que deverão ser observados obrigatoriamente na empresa.

Outro trabalho que se enquadra dentro da planificação diz respeito à escolha do processo de Escrituração a ser adotado.
2. ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

CONCEITO
Escrituração consiste em registrar em livros próprios de contabilidade(diário, razão, caixa e contas correntes)todos os fatos que provocam modificações no patrimônio da empresa.


•O registro de um fato contábil, chamamos de Lançamento.

•O conjunto de lançamentos, chamamos de Escrituração.


Métodos de Escrituração

Diversas são as maneiras de escriturar os fatos contábeis, porém, todos os métodos de escrituração existentes são variantes de dois métodos fundamentais:

•O método das partidas simples não é usado atualmente, por ser deficiente e incompleto. Por esse método só se fazem registros de operações realizadas com pessoas, omitindo-se, portanto, o registro de elementos patrimoniais, bem como do lucro ou do prejuízo.
•Método das partidas dobradas
O princípio fundamental do método das partidas dobradas é o de que não há devedor sem credor e vice-versa, correspondendo a cada débito, invariavelmente, um crédito de igual valor.


Classificação da Escrituração

A classificação as escrituração deve levar em conta, portanto, a forma dos registros efetuados, tendo em vista o fim, a natureza e a extensão dos elementos utilizados para esse registro.
•Quanto ao fim a que se destina, a escrituração pode ser classificada em obrigatória e facultativa.
•Quanto à natureza dos registros, em cronológica e sistemática.
•Quanto à extensão, em sintética e analítica.
Os relatórios contábeis, tais como Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados, Demonstração de Fontes e Uso de Recursos, Balancetes de Verificação e muitos outros, são o resultado final do processo de escrituração e de alguns julgamentos de valor que o Contador efetua com relação a eventos futuros.
Todo o trabalho de acumulação de registros e de dados sistematicamente classificados, que constitui a rotina contábil, tem por finalidade inserir os dados colhidos em relatórios contábeis, os quais devem ainda ser interpretados, no sentido contábil, por profissional habilitado, a fim de proporcionar à administração e aos demais interessados informações relevantes para as tomadas de decisões.
As limitações do Método Contábil
A

Contabilidade

só é capaz de captar e registrar, normalmente, eventos mensuráveis em moeda quando sabemos que, em quase todas as decisões, muitos outros elementos não-quantitativos devem ser levados em conta para uma decisão adequada.
O resultado de tais limitações é que os relatórios contábeis não expressam exatamente a realidade financeira e econômica da entidade, mesmo que estaticamente concebida.

O importante é conhecer bem o grau de limitação inerente ao método para não iludirmos em demasia, e, tampouco, iludir os outros com a aparente exatidão de nossos números, que, no fundo, são apenas aproximações de uma realidade bem mais complexa.
O método contábil
O que veremos hoje?
Full transcript