Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

PÓS -IMPRESSIONISMO

No description
by

marcos passarelli

on 3 May 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of PÓS -IMPRESSIONISMO

PÓS -IMPRESSIONISMO
Qual a diferença entre Pós-impressionismo e artistas pós-impressionistas
Cézanne- Cubismo e Arte Geométrica
Van Gogh- Expressionismo
Gauguin- diversas formas de Primitivismo.
Van Gogh e Gauguin colaboaram bastante um com o outro artisticamente e os Pós-impressionistas em geral, acompanhavam os trabalhos uns dos outros, além de se influenciarem mutuamente.
Van Gogh
(1853-1890)
Nasceu em Brabant, uma aldeia holandesa, filho de um pastor protestante. Abandonou os estudos para trabalhar em uma galeria de arte onde teve contato com os grandes mestres da pintura.
Os comedores de batata
Sua arte antes de sua ida para Paris denota grande preocupação de cunho social
Em 1886 vai para Paris e tem contato com os mpressionistas. É influnciado pela gravura oriental
"Van Gogh tinha que contar com a boa vontade e ajuda financeira do irmão para, como se diz: "não morrer de fome". Ironicamente, apesar de hoje suas obras movimentarem milhões de dólares, o artista vendeu apenas um quadro em vida, por apenas 400 francos"
Retrato de pai Tanguy
Em "Retrato de pai Tanguy" o estilo artístico pictórico é influenciado pela simplificação e por vários outros elementos das gravuras japonesas
1888- Arles, sul da França: convidou Gauguin à juntar-se a ele na formação de uma comunidade de pintores, mas a convivência foi impossível.
Atualmente, Van ogh é um dos artistas mais bem valorizados no mercado internacional de arte
A pintura como missão para transmitir alegria e consolo
As pinceladas impressionistas e pontilhistas tomam uma direção completamente nova e transmitiam efeitos de cor e luminosidade juntamente com a exteriorização das emoções
Paul Gauguin (1848-1903)
Especulador da bolsa de valores, descontente com a sociedade e cultura ocidentais, decide-se viver de pintura.
Convencido que a arte ocidental perdera o vigor, buscou um mundo selvagem e primitivo, indo, primeiro, para Bretanha e posteriormente ao Taiti.
Imagens idealizadas, simplificadas e expressivaslizadas por longas e fartas pinceladas de cores puras as quais davam ritmo e contraste às obras, além de organizar os espaços e definir as formas.
Analisando a obra: "Visão depois do sermão ou luta de Jacó contra o anjo"
Foi pintado por uma de suas passagens pela Bretanha. Tema religioso e simbólico, pois transpôs o episódio bíblico para uma paisagem da Bretanha com um grupo de camponesas observando a briga.
No Taiti procurou assimilar os costumes e as ideias dos nativos e sua pintura tornou-se um aglomerado de formas simples e imensas manchas de cores planas.
Paul Cézanne(1839-1906)
Após perceber o quanto a arte do final do século XIX estava mudando e após participar das primeiras exsições impressionistas em Paris, revoltou-se com as críticas e resolve voltar à Aux-en-Provence, sua cidade natal.
A obra ideal devia unir as novas descobertas sobre a luz e a cor aliadas à ordee à harmonia das obras realizadas pelos natigos grandes mestres
Na juventude, muito amigo de Emile Zola (1840-1902) o qual era fã de Manet e incentivava-o à busca de uma linguagem artística nova, sem, no entanto, crer muito em sua capacidade.
1886- Emile Zola publica a obra "L'Ouevre", cujo personagem principal, Claude Lanter, é inspirado em Cézanne.
Surtos de depressão o levaram à desistir da pintura quando tinha 22 anos de idade
Criou uma técnica que construia a profundidade por meio do desenho e das cores. Sacrificava a forma correta dos objetos representados, abandonando, em alguns casos, a perspectiva linear em prol de uma sensação de solidez e profundidade.
Pintava de modo a resolver determinados problemas a que se propunha e em sua busca pela simplicidade, alas vezes, causava impressão de um trabalho pouco gracioso se comparado aos grandes mestres
Revolucionou a arte e inspirou o Cubismo.
As pintuas posteriores prenunciam o Cubismo devido à maneira como o artista trabalha os planos, baseando os contornos da paisagem em formas geométricas e reinventando a tridimensionalidade da pintura.
Full transcript