Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

O QUE É SOCIOLOGIA

Sociologia pra que, por quem e qual o sentido
by

anderson batista

on 4 April 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O QUE É SOCIOLOGIA

do latim sociologia
do francês sociologie
do grego koinoniología do inglês sociology
do alemão soziologie
do espanhol sociología Sociologia é o estudo
da vida humana, dos grupos e das sociedades. O QUE É SOCIOLOGIA? Pra que serve? investiga
as relações sociedade


indivíduo Imaginação sociológica Valor simbólico Conceito de estrutura social o ambiente social também determina nossas escolhas individuais Termo de Wright Mills para o que costumamos chamar de "pensar fora da caixa". CABIDE QUARÁ Nossas vidas consistem de ações estruturadas de diferentes maneiras, ou seja, nosso comportamento é padronizado. As sociedades humanas estão em processo de constante estruturação. Consciência das diferenças culturais Avaliação dos efeitos políticos Auto conscientização Quanto mais nos conhecemos, mais somos capazes de evoluir. Os primeiros teóricos Abordagem científica Comte Durkheim Marx Weber Martineau Inventou o termo
Sugeriu leis sociológicas invariáveis
Positivismo
Religião da humanidade
Lei dos 3 estados Estudar Fatos sociais com objetividade
Anomia (ausência de objetivos) Ideias socialistas
Modos de produção
Sociedade sem classes Ação social
Racionalização
Tipo ideal 1ª socióloga
Estuda todos os aspectos da sociedade (gênero, raça, religião, idade) Correntes sociológicas Funcionalismo Teorias de conflito Teorias da ação social Sociedade como sistema complexo (Bauhaus, Ulm)
Analogia orgânica (Biônica)
Consenso moral Diferença de interesses
Autoridade
Poder Ação e interação dos indivíduos
Interacionismo simbólico Compreender o modo como os outros vivem. Revoluções Francesa e Industrial Conclusão Estudo sistemático das sociedades humanas
Distanciamento e criatividade
Crítica e reforma social
Consciência de valores culturais diferentes
Auto conhecimento Referências GANSKY, Lisa. Mesh: Porque o futuro dos negócios é compartilhar. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

GIDDENS, Anthony. Sociologia.

GLADWELL, Malcolm. O Ponto de Virada: Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

JOHNSON, Steven. De cabeça aberta: Conhecendo o cérebro para entender a personalidade humana. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

HEATH, Chip; HEATH, Dan. A Guinada: Maneiras simples de operar grandes transformações. Rio de Janeiro: Best Business, 2009.

MOZOTA, Brigitte Borja. Gestão do Design: Usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011. Exemplo:
Estrutura do mercado de trabalho Exemplo:
Zipcar Fim Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Para Marx, o controle da sociedade se dá pelo modo de produção, que obriga o indivíduo a entrar em relações de trabalho socialmente determinadas, necessárias para a sua sobrevivência e independentes da sua vontade. Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Durkheim e Marx fazem uso de uma linguagem da SOCIOLOGIA ESTRUTURAL, em que o mundo objetivo determina o comportamento individual, Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas “(...)Deve-se entender por Sociologia(...) uma ciência que pretenda entender, interpretando-a, a ação social para, desta maneira, explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos.

WEBER, M. A Ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Livraria Pioneira de Ciências Sociais, 1985.
Fragmento citado na apostila de Sociologia, página 7. O sentido da ação social Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas “Toda ciência seria supérflua se a aparência e a essência das coisas se confundissem.”

MARX, Karl.;ENGELS,F. História(org) FERNANDES, Florestan. São Paulo: Ática, 1983.
Fragmento citado na apostila de Sociologia, página 7. A estrutura da reprodução social Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas “Se existe uma ciência das sociedades, é de se esperar que ela não se limite a ser paráfrase de preconceitos tradicionais, e, sim, que mostre as coisas de maneira diferente da encarada pelo vulgo; pois o objetivo de toda ciência é descobrir, e toda descoberta desconcerta mais ou menos as opiniões formadas.”
DURKHEIM, Emile. As regras do método sociológico. (trad.) Maria Isaura Pereira de Queiroz -13.ed. São Paulo: Editora Nacional, 1987. p.15
Fragmento citado na apostila de Sociologia, página 6. Uma ciência das sociedades Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas O papel das tradições Lavadeiras no rio mucugê, Bahia Xangô na Bahia Copyright © Fundação Pierre Verger Festa de São Benedito, 30/11/2004
Fotografia de Maurício Simonetti Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Em Sociologia, há diversas respostas para a pergunta:
O que é Sociedade?
Vamos observar, analisar e discutir algumas das teorias que discutiram o que são as Sociedades e como elas se transformam. Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas ... mas nem sempre as coisas acontecem depressa para alguns... Sociologia:
Um estudo sobre as sociedades humanas Fotografia de Claquete, por Enio Berwanger, 31/12/1969 Para entender melhor, o que é a Sociedade e a Sociologia, vamos utilizar como exemplo as novelas e o cinema. Sociologia:
Um estudo sobre as sociedades humanas A Sociologia é uma ciência que estuda os fenômenos sociais. Ela utiliza instrumentos das outras ciências como a História, Geografia, Economia, Filosofia, Antropologia, Psicologia, Ciência Política.
Isso acontece porque as Sociedades são conjuntos de relações que não podem ser estudadas sem um diálogo. Fotografia de Multidão na comemoração da Copa do Mundo de 2002, Paulo Friedman O que é a Sociologia?
O que podemos aprender com a Sociologia?
O que estudamos em Sociologia?
Estudamos a nós mesmos. Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Weber pretendia compreender a relação das vontades individuais para a transformação da sociedade.
Sua interpretação criou uma combinação de características que dão sentido, ou seja, explicam a motivação dos comportamentos sociais. Interpretando a ação do indivíduo na sociedade Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas O objetivo da Sociologia é desconstruir a realidade social.
Desconstruir para descobrir a essência dos fatos sociais.
Os fatos sociais para o sociólogo Émile Durkheim, eram exteriores ao indivíduo, coercitivos e objetivos.
A sociedade é uma estrutura pré-existente ao indivíduo.
A essência do social está nos valores e nas regras coletivas O objetivo e o método da Sociologia Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Como os atores individuais e as comunidades podem preservar suas diferenças individuais, diante do progresso, da globalização e das transformações tecnológicas? Fonte: Fotografia de ana Mokarzel, site Olhares.com A identidade Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Os meios de comunicação, em constante evolução, transformaram a sociedade e alteraram a relação dos atores no tempo e no espaço.
O progresso aproximou pessoas e distâncias, mas também criou novos problemas para a convivência. Fonte: Fotografia de Hugo Tinoco, site Olhares.com A tecnologia Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas A Sociedade Fonte: site Olhares.com Mas não estamos sozinhos nessa novela que é a vida social...
...na verdade somos muitos e cada um também quer ser o ator principal. Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Com seus papéis sociais, sonhos e esperanças , o indivíduo é como se fosse o ator principal de sua própria novela. Fonte: site Olhares.com O indivíduo Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Há superproduções cinematográficas e também existem as novelas do cotidiano. Fonte: Fotografia de Cris Oliveira, site Olhares.com A desigualdade Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Quais os principais temas de estudo da Sociologia?
Para que serve o conhecimento sobre o que é social? Fonte: Título “A insustentável leveza do ser”. Foto de Jorge Garcia Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas O que é a Sociedade? Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Marx acreditava que o sujeito que pesquisa a sociedade não deveria acreditar nas aparências.
Para compreender o sentido da vida social, é necessário conhecer a estrutura do modo de produção.
As relações materiais de produção fundam a base da vida social. As contradições da sociedade Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Nas imagens anteriores, diversos hábitos são transmitidos de geração para geração, procurando transmitir a identidade de um lugar e de uma comunidade.
As sociedades procuram educar os seus indivíduos de acordo com um conjunto de normas, regras e valores sociais compartilhados. Os fatos sociais existiam antes de nós Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas A Sociedade parece um filme de ação onde tudo se passa muito depressa... Fonte: Fotografia de André Coelho, site 1001 imagens A modernização Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas “A Sociologia observa a realidade social, estuda as relações estabelecidas entre os seres humanos e sua interdependência.”
Apostila de Sociologia, página 5. Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Diferentemente de Durkheim e Marx, Weber faz uso da linguagem da SOCIOLOGIA INTERPRETATIVA, na qual está ausente a hipótese de uniformidade do mundo social ou “determinismo sociológico”. O indivíduo é a única realidade concreta e observável, e só ele pode dar sentido às dimensões coletivas. Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas Para Durkheim o controle da sociedade se dá pela regulação moral, ou seja, o conjunto de normas e regras, é capaz de fazer com que os indivíduos ajam de acordo com seu interesse, tornando a autonomia individual ilusória. Sociologia: Um estudo sobre as sociedades humanas OBSERVE AS IMAGENS PROF: ANDERSON BATISTA

SOCIOLOGIA
Full transcript