Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Usando o Youtube na aprendizagem de Inglês- Trabalhando a leitura em língua Inglesa para a multimodalidade

TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM- PROFESSORA JUNIA BRAGA- UFMG
by

Ericka Rodrigues

on 3 April 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Usando o Youtube na aprendizagem de Inglês- Trabalhando a leitura em língua Inglesa para a multimodalidade

O objetivo deste trabalho é utilizar a leitura de livros paradidáticos de língua inglesa -prática muito comum nas aulas de Inglês - através de uma proposta que envolva os alunos em um trabalho colaborativo e que os coloque em contato com transformação da linguagem verbal para a linguagem visual trabalhando aspectos de multimodalidade. Além disso, busca-se uma interação online após a apresentação do trabalho final que será exposto no site Youtube. Nesse ambiente os colegas da turma podem fazer comentários após assistirem as produções dos colegas.
Nesse espaço, os indivíduos podem manter uma vida social virtual que envolve e alcança um número grande de pessoas. Vida social que seria impossível no corpo a corpo convencional. Uma das maneiras de se fazer isso é através de vídeos no site Youtube. Nele, qualquer pessoa pode criar seu próprio canal de comunicação e postar vídeos sobre qualquer assunto. Sobre a criação e o propósito do site,


(...)o site YouTube foi lançado oficialmente sem muito alarde em junho de 2005. A inovação original era de ordem tecnológica (mas não exclusiva): o YouTube era um entre os vários serviços concorrentes que tentavam eliminar as barreiras técnicas para maior compartilhamento de vídeos na internet. Esse site disponibilizava uma interface bastante simples e integrada, dentro da qual o usuário podia fazer o upload, publicar e assistir vídeos em streaming sem necessidade de altos níveis de conhecimento técnico e dentro das restrições tecnológicas dos programas de navegação padrão e da relativamente modesta largura de banda. O YouTube não estabeleceu limites para o número de vídeos que cada usuário poderia colocar on-line via upload, ofereceu funções básicas de comunidade, tais como a possibilidade de se conectar a outros usuários como amigos, e gerava URLS e códigos HTML que permitiam que os vídeos pudessem ser facilmente incorporados em outros sites,(...) (BURGESS; GREEN,2009 p,17)

Introdução
No mundo tecnológico em que vivemos, temos que, de uma maneira constante, modificar e adaptar nossas práticas comunicativas e interacionais às novas tecnologias de informação e comunicação (Tics). Tais práticas acontecem no que podemos chamar de ciberespaço. O ciberespaço é considerado não somente como um “novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transação, mas também novo mercado da informação e do conhecimento” (LÉVY, 1999:30).


Ericka Camila Rodrigues
Ambientes e ferramentas digitais integrados às práticas de línguas
Usando o Youtube na aprendizagem de Inglês- Trabalhando a leitura em língua Inglesa para a multimodalidade
Considerando a importância desse site na sociedade atual e a facilidade de se disponibilizar e compartilhar vídeos nele, pensou-se para este trabalho a união da literatura e da produção de vídeos.

O aprendiz de línguas nos dias atuais é um indivíduo cada vez mais autônomo, uma vez que tem a sua disposição inúmeras ferramentas de aprendizagem online, tais como podcasts, sites com quizzes, blogs, tutoriais, aulas online gratuitas, enfim, muitas possibilidades de aprendizagem que não limitam o aprender somente ao espaço físico da sala de aula. Esses aprendizes são nativos digitais como postulados por Prensky (2001) e buscam o aprendizado em uma esfera mais próxima dessa realidade digital. Eles encontram isso nas redes sociais virtuais. Segundo Cope e Kalantzis (2013), os alunos da sociedade atual exercem papéis muito mais ativos, autônomos, reflexivos e colaborativos do que os alunos de gerações anteriores.


Os alunos atuais constituem uma geração conectada com o mundo em diversas maneiras. Eles utilizam as inúmeras redes sociais não só para se comunicar, mas também para expor suas ideias, suas crenças, suas preferencias e suas indagações. Com o aumento do acesso à tecnologia, os alunos são capazes de produzir e divulgar textos, vídeos, imagens, memes, piadas, etc. Todos os elementos citados são exemplos de textos multimodais os quais produzem sentido a partir da utilização de diferentes modos. Cada modo oferece diferentes possibilidades para criar significados e uma pessoa é escolhe quais modos usar a fim de transmitir uma ideia. (KRESS, 2003, p.3). Além disso, Kress argumenta que os affordances de um cada modo são ajustados de acordo com as necessidades comunicativas. Com a digitalização do mundo, a imagem ganhou mais espaço nas produções textuais que, por outro lado, foram diminuindo o espaço do domínio da escrita e consequentemente as telas digitais também ganharam mais espaço.


Todos esses espaços e modos são capazes de promover o aprendizado. Para Thomas (2009), a aprendizagem não se limita ao espaço escolar convencional. Há outras práticas significativas que proporcionam a aprendizagem e dão sentido ao que é aprendido. É preciso despertar no aluno um envolvimento em sua aprendizagem de maneira que ele se torne agente do seu processo de aprender. O professor de línguas deve estar atento tanto às mudanças dos alunos quanto à expansão dos espaços de aprendizagem, dessa forma, pensar em propostas de atividades que envolvam as características dos alunos atuais.
Proposta:
Trabalhar a leitura, a multimodalidade e a interação em ambiente online. O trabalho consiste na produção de um vídeo que ilustre a leitura do livro paradidático adotado para a turma. O professor dever dividir sua classe em grupos e designar uma capitulo do livro para cada grupo.
O grupo deve produzir um vídeo resumindo e ilustrando seu capítulo através de imagens.
Ao final todos devem compartilhar e comentar as produções dos colegas no site YOUTUBE.

Instruções:
Publico alvo: Pode ser adaptado para qualquer série e feito a partir de qualquer leitura.

Task 1:
Leitura do livro paradidático sugerido para a turma.

Task 2:
Divisão da turma em grupos e dos capítulos do livro de maneira que cada grupo se responsabilize por um capítulo.

Task 3:
Resumo do capítulo e decisão de quais cenas serão ilustradas no vídeo.

Task 4:
Produção do vídeo.
Os alunos podem utilizar qualquer programa que já tenham familiaridade. Caso não tenham conhecimento de nenhum, deverão seguir a sugestão da professora abaixo:

Site: http://www.nawmal.com/
Baixar a versão gratuita que pode ser utilizada por até 7 dias.
Após a instalação no seu computador você pode selecionar cenário e personagens. A interface é amigável para o usuário (user-friendly), portanto sua usabilidade é simplificada. Você também pode escolher a voz que irá atribuir aos personagens.
Após a produção do vídeo. Você pode salvá-lo em seu computador seguindo os seguintes os passos:
1.Arquivo (file)
2.Exportar filme( export movie)
3.Escolha onde irá salvar em seu computador para que posteriormente envie este vídeo para a conta do Youtube.
4. Para compartilhar o vídeo produzido no Youtube, é necessário ter uma conta que é feita simplesmente através de um email. Com uma conta no Youtube você facilmente encontrará a opção de enviar o vídeo. Você clica nessa opção e seleciona o vídeo do seu computador. Escolha o nome para o trabalho e compartilhe com os colegas.
Task 5. Após assistir aos vídeos produzidos e compartilhados pelos colegas, os alunos deverão postar seu comentário em Inglês sobre a produção dos colegas.

Avaliação:

O professor também poderá realizar a avaliação dos trabalhos postando seu comentário. Será considerada a participação em todas as etapas do trabalho.


Conclusão

Acredita-se que esta proposta de trabalho possibilita ampliar os espaços da escola expandindo a sala de aula física para o ambiente virtual. Da mesma forma a atividade proposta expande a compreensão do modo escrito para o modo visual imagético. Esta proposta de atividade pode ser realizada com qualquer nível de conhecimento de Inglês e qualquer idade. Por se tratar de um trabalho colaborativo, qualquer dificuldade que um aluno possa encontrar para a realização da tarefa pode ser facilmente resolvida com a ajuda dos pares envolvidos.

Referências:
BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a Revolução Digital: Como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph 2009
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies in Education. In: The Encyclopedia of Applied Linguistics, 2013.
KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. London and New York: Routledge Taylor e Francis Group, 2003.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants, 2001
THOMAS, H. Learning spaces, learning environments and the dis’placement’ of learning. British Journal of Educational Technology, Oxford, Blackwell publishing, p. 1-10, 2009

Links:

Video produzido utilizando o site nawmal.com:










exemplo de produção de alunos após a leitura de paradidático:









Avaliação:

O professor também poderá realizar a avaliação dos trabalhos postando seu comentário. Será considerada a participação em todas as etapas do trabalho.

Full transcript