Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Teoria e métodos de Pesquisa - Questionários

No description
by

Eduardo Freire

on 26 October 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Teoria e métodos de Pesquisa - Questionários

Questionários
Por Eduardo Freire
Questionários e Sondagens
Sondagem
Como entrevistar
Aplicação do questionário
O fim
Categoria das perguntas
Bibliografia
Os questionários são instrumentos de pesquisa que visam a coletade informação sobre as ideias, afetos e comportamentos das pessoas.Quanto à sua natureza, há três tipos de questionários:
Quando o universo da população em que se está interessado é pequeno basta o uso de questionários com toda a população. Se este universo é mais amplo deve-se recorrer a uma sondagem.
A forma de entrevistar também
é importante. A entoação, particularmente no caso das
entrevistas telefônicas, deve ser comedida e aproximar-se da "neutralidade". A apresentaçãodo entrevistador também pode influenciar o resultado.O entrevistador deve identificar-se e esclarecer
brevementeos propósitos
da entrevista.
As perguntas abertas permitem toda a liberdade quanto à forma e extensão da resposta. A principal vantagem das perguntas abertas é a reduzida influência sobre o entrevistado. O principal inconvenientereside na interpretação das respostas,
já que estas tendem para
a diversidade, subjectividade e complexidade.
Pelo correio
Por telefone
Cara a cara
Por observação
Via internet (Google Form)
SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de Teoria e Pesquisa em Comunicação e dos Media : Edições Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2006.
Questionários descritivos
Procura documentar e descrever o que existe num determinado momento.
Qual o perfil dos usuários do Facebook em determindo segmento?
Qual a opinião de um determinado público sobre um produto existente no mercado?
Questionários analíticos
Tentam descrever e explicar quais as razões para a ocorrência de determinados fenômenos.
As questões devem relacionar variáveis tais como: Até que ponto as novelas interferem na cultura das populações do interior?
O que mudou na vida da comunidade em função dos temas da última novela?
Questionários mistos
A maioria das pesquisas em comunicação são feitos com questionários mistos, que tanto buscam dados para descrever como para induzir a uma análise por parte dos entrevistados.
Uma sondagem de opinião corresponde a uma tentativa de retratar um estado da opinião pública sobre um determinado assunto (candidato, avaliação da imagem de um produto após uma crise, opinião do público sobre uma determinada obra que vai atingir a população de alguma forma).
Definição da unidade de sondagem:
A quem se vai perguntar?

Dependendo do tipo de pesquisa, certas respostas são prerrogativas de umas pessoas e não de outras. Se se quer saber os valores-notícia e os critérios de noticiabilidade de um determinado veículo jornalístico, muito provavelmente os editores serão as pessoas mais indicadas para responder.
Passos para a construção de uma sondagem
Definição da Amostra:
Baseia-se num cálculo estatístico que é melhor explicado aqui: http://migre.me/dXs5q
Elaboração do Questionário:
A formulação do questionário é o terceiro passo a dar para a realização do inquérito. Deve-se ponderar:
A extensão do questionário
Características gerais das perguntas
Deve ser claro
Restringir-se ao necessário (evitar constrangimentos)
Perguntas simples e acessíveis (vocabulário adequado)
As perguntas devem conter apenas uma questão
Não devem ser dirigidas (buscar uma resposta pronta)
Não devem levar a respostas demasiado minuciosas
Medir a sinceridade fazendo perguntas semelhantes com formulações diferentes
Escolher bem a ordem das perguntas
Perguntas fechadas - Nestas perguntas, o entrevistado pode escolher entre um leque restrito de respostas (escolha múltipla).
As principais vantagens deste tipo de perguntas são, do ponto de vistados inquiridos, a simplicidade de resposta, e do ponto de vista dos inquiridores, a simplicidade de tratamento das respostas.
O principal inconveniente reside na dificuldade de se fazerem estudos de comportamentoscomplexos e de atitudes com base nas respostas.
Um questionário organizado unicamente em torno deperguntas fechadas, em inquéritos ou fora deles, denomina-se questionário estruturado. Os questionáriosorganizados em torno de perguntas fechadas e abertasdenominam-se questionários semi-estruturados.
Perguntas pré-formatadas - Estas perguntas implicam uma escolha limitada de respostas com a possibilidade de no final se expressar mais detalhadamente outra resposta. Este tipo de questões tem a vantagem de facilitar o tratamento e interpretação das respostas e de ser simples para o entrevistado. O principal inconveniente residena possibilidade de se sugerirem ao entrevistado respostas em que não tenha pensado.
Escala de atitudes ou Escalas de Likert - As respostas a estas perguntas são dadas pela escolha de um determinado valor numa escala. A escolha desse valor depende do grau de acordo, de satisfação, etc.,do inquirido em relação a uma determinada afirmação contida na questão que lhe é colocada. Geralmente, as escalas de atitudes são representadas por adjectivos(muito bom, bom, razoável, mau, muito mau), por grau de acordo (muito de acordo, de acordo, neutral, em desacordo, muito em desacordo) ou, menos subjectivamente,por algarismos (de 1 a 5 ou de 1 a 7,para terem um elemento central neutro), ou mesmo por uma escala percentual (de 0 a 100).
A principal vantagem destas questões reside na facilidade de tratamentodos dados e na possibilidade de graduar a opinião dos inquiridos.

Os principais inconvenientes residem nadificuldade que alguns entrevistados denotam em graduar a sua opinião e na dificuldade de se transformar em opiniões qualitativas em escalas quantitativas.
Diferencial semântico - A técnica do diferencial semântico é um procedimento que se utiliza para medir o significado um assunto tem para cada indivíduo.
Usa-se uma escala de cinco ou sete pontos cujos topos são dois adjectivos opostos. Por exemplo, pode pedir-se às pessoas que avaliem as qualidades dos diferentes pivots de telejornais e usar uma escalade sete pontos em torno dos seguintes pares de adjectivos: profundo/superficial, aborrecido/desagradável,claro/confuso, etc. As pessoas assinalariam na escala o ponto onde pensam que o pivot se encontra em relação a cada categoria, por exemplo:
Claro __; __; __; __ Confuso
Perguntas de eleição forçada - Estas perguntas implicamuma escolha forçada entre duas possibilidadesemparelhadas, por exemplo: "O Governo deve mantera RTP/O Governo deve extinguir a RTP". Quando seusam estas perguntas, geralmente encontram-se perguntas similares colocadas de forma diferente ao longo de todo o questionário, o que permite avaliar se o entrevistado está a faltar à verdade. A desvantagem destas questões reside nas queixas dos entrevistados de que nenhuma das alternativas reflecte, exactamente,os seus pontos de vista, mas a vantagem é que a análiseconjunta das respostas pode fornecer ao pesquisadorpistas preciosas sobre percepções, opiniões, atitudese comportamentos dos inquiridos.
Preenchimento de espaços em branco - As perguntas que consistem no preenchimento de espaços em branco são por vezes usadas no campo das Ciências da Comunicação. Podem ser usadas, por exemplo, para aferir a capacidade de memorização ou para testar se um inquirido está a responder com verdade a um inquérito. Exemplo: "A manchete do Público, ontem,foi sobre _____".
Full transcript